Correção: problema de mshta.exe (Microsoft HTML Application Host)



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Muitos usuários se deparam com o problema em que encontram várias instâncias de ‘mshta.exe’ (que é uma abreviatura de Microsoft HTML Application Host ) no gerenciador de tarefas. O executável mshta.exe faz parte do sistema operacional Windows usado para executar arquivos .HTA em várias plataformas. Isso é relatado como um não essencial parte do sistema operacional, mas a funcionalidade perdida é relatada quando ele é desativado.



Então, o que é este aplicativo objetivo ? É usado para executar Arquivos HTA que são uma extensão do formato de arquivo executável HTML. Os arquivos HTA são usados ​​com o Internet Explorer 5 e versões lançadas posteriormente, junto com outros vários aplicativos. Os arquivos HTA são conhecidos por usar sintaxe HTML para criar aplicativos para seu uso.



O que aconteceria se nós desabilitar este serviço? Existem feedbacks mistos, pois há configurações e usos exclusivos para cada PC, mas foi visto que o Microsoft Edge ou o Internet Explorer não foram capazes de carregar várias páginas da web, bem como ter sucesso em visualizar corretamente aquelas que foram carregadas. Fora isso, outros aplicativos que também usam este serviço são conhecidos por serem afetados.



Também deve ser observado que diferentes malware e vírus usam exploits com nomes semelhantes ao executável em discussão para infectar um computador e causar perda de funcionalidade ou alto uso de CPU / memória. Vamos primeiro verificar se o serviço é legítimo e tentar desabilitá-lo usando o agendador de tarefas.

Solução 1: Desativando Tarefas usando o Agendador de Tarefas

Após extensa pesquisa e coleta de erros, foi visto que esse executável estava sendo executado em intervalos diferentes que deveriam ser repetidos com certos gatilhos. O número de tarefas agendadas de ‘mshta.exe’ foi de aproximadamente 20 com uma tarefa agendada a cada hora. Verificaremos o agendador de tarefas para quaisquer tarefas agendadas e desabilitá-las de acordo. Antes de nos darmos ao luxo de desabilitar ‘mshta.exe’, sempre que o serviço for exibido ou fizer uma votação em seu computador, vá para o gerenciador de tarefas , localize a tarefa e veja seu localização . Deve ser algo como: C: Users USERNAME AppData Local {INSERT_RANDOM_HEXKEY_HERE}

Nota: Sempre que o pop-up para este serviço for exibido ou quando o uso de seus recursos aumentar, você deve anotar a hora. Dessa forma, será muito mais fácil rastrear em qual intervalo esse serviço está sendo executado.



  1. Pressione Windows + R, digite “ taskschd.msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Procure tarefas que são datadas de acordo com o seu carimbo de tempo e veja se o serviço em discussão está entre eles. Se estiver, clique duas vezes nele e veja o arquivo ao qual ele está se referindo. Por exemplo, houve um caso que apontava para o endereço:

C: Users USERNAME AppData Roaming UpdateTask

  1. Agora você tem dois caminhos de arquivo . Um que aponta para a localização do serviço localizado e outro que está executando o serviço em intervalos oportunos. Vá até os locais de destino e excluir (ou copie / renomeie). Os dois caminhos serão parecidos com:

C: Users USERNAME AppData Local {INSERT_RANDOM_HEXKEY_HERE}

C: Users USERNAME AppData Roaming UpdateTask

  1. Reiniciar seu computador após excluir as entradas e verificar se o problema em questão foi resolvido.

Solução 2: verificação de malware ou vírus

E se ' mshta.exe 'É um processo legítimo, você teria resolvido usando o procedimento listado acima. Se não for corrigido, devemos considerar a possibilidade de que seja um malware ou vírus no seu computador. Existem vários relatórios que indicaram alto uso de memória e CPU por causa da infecção.

Existem várias maneiras de remover serviços ilegais de seu computador. Existem toneladas de bons softwares antivírus que fazem o trabalho. Você pode baixar qualquer software de Malwarebytes para Hitman Pro etc. Aqui vamos usar Microsoft Security Scanner para verificar se há discrepâncias em seu computador e verificar se realmente há algum problema.

O Microsoft Safety Scanner é uma ferramenta de verificação projetada para encontrar e remover malware do seu computador. Observe que este software é não um substituto para o seu antivírus regular. Ele só é executado quando é disparado, mas tem as definições mais recentes atualizadas. Além disso, recomendamos que você use este software apenas baixando a versão mais recente, pois as definições de vírus são atualizadas com freqüência.

  1. Vá para Site oficial da Microsoft e baixar o scanner de segurança. Certifique-se de estar baixando a versão correta para o seu computador, selecionando os bits.

  1. O arquivo terá cerca de 120 MB. Baixe o arquivo para um local acessível e clique no arquivo exe para corre isto .

  1. Aguarde a conclusão da varredura. Se houvesse alguma ameaça detectada, o mecanismo de varredura o notificaria imediatamente.

Nota: Existem vários casos em que você não consegue remover o vírus / malware com êxito do seu computador. Nesse caso, consulte um software antivírus mais potente, como o Malwarebytes, etc., e analise o seu computador usando mais do que software.

Solução 3: Restaurando do último ponto de restauração / Fazendo uma instalação limpa

Se os dois métodos acima não funcionarem e você ficar preso ao irritante uso de CPU / memória, vale a pena tentar a restauração antes que as atualizações mais recentes do Windows 10 sejam instaladas em seu computador. Se você não tem um último ponto de restauração, pode instalar uma versão limpa do Windows. Você pode usar o utilitário “Belarc” para obter todas as suas licenças salvas, fazer backup de seus dados usando armazenamento externo e, em seguida, executar uma instalação limpa.

Nota: Certifique-se de fazer backup de seus dados antes de executar esta solução. Use um disco rígido externo ou USB para salvar todos os seus arquivos importantes por precaução.

Aqui está o método de como restaurar o Windows a partir do último ponto de restauração.

  1. pressione Windows + S para abrir a barra de pesquisa do menu iniciar. Tipo ' restaurar ”Na caixa de diálogo e selecione o primeiro programa que vem com o resultado.

  1. Uma vez nas configurações de restauração, pressione Restauração do sistema presente no início da janela na guia Proteção do Sistema.

  1. Agora, um assistente será aberto, navegando por todas as etapas para restaurar o sistema. pressione Próximo e prossiga com todas as instruções adicionais.
  2. Agora selecione o ponto de restauração na lista de opções disponíveis. Se você tiver mais de um ponto de restauração do sistema, eles serão listados aqui.

  1. Agora o Windows confirmará suas ações pela última vez antes de iniciar o processo de restauração do sistema. Salve todo o seu trabalho e faça backup de arquivos importantes para o caso e prossiga com o processo.

Você pode saiba mais sobre a restauração do sistema para obter mais conhecimento sobre o que faz e quais são os processos envolvidos.

  1. Depois de restaurar com êxito, faça login no sistema e verifique se o erro em questão foi corrigido.

Se você não tiver nenhum ponto de restauração ou se a restauração do sistema não funcionar, você pode fazer uma instalação limpa do Windows usando mídia inicializável. Você verifica nosso artigo sobre como criar um mídia inicializável . Existem duas maneiras: usando usb inicializável do windows e por usando Rufus .

5 minutos lidos