Tudo o que você precisa saber sobre o hardware Xbox Series X

Jogos / Tudo o que você precisa saber sobre o hardware Xbox Series X 5 minutos lidos

Xbox Series X



Já conhecemos a maioria dos detalhes da superfície do Xbox Series X, com a Microsoft deixando cair pedaços de informações nos últimos meses. Recentemente, o Redmond Giant revelou o que há dentro do Xbox Series X e, felizmente, isso não é do manual de relações públicas de lançar números arbitrários, mas sim informações reais de silício. Se você gosta de ler sobre hardware, gostaria de ler isto.

Projeto Scarlett SoC - O Processador

CPU 8x núcleos @ 3,8 GHz (3,6 GHz com SMT) CPU Zen 2 personalizada
GPU 12 TFLOPS, 52 CUs @ 1,825 GHz RDNA 2 GPU personalizado
Tamanho da matriz 360,45 mm2
Processo 7nm aprimorado
Memória 16 GB GDDR6 com barramento de 320b
Largura de banda de memória 10 GB a 560 GB / s, 6 GB a 336 GB / s
Armazenamento interno SSD NVME personalizado de 1 TB
Taxa de transferência de E / S 2,4 GB / s (Raw), 4,8 GB / s (compactado, com bloco de descompressão de hardware personalizado)
Armazenamento Expansível Placa de expansão de 1 TB (corresponde exatamente ao armazenamento interno)
Armazenamento externo Suporte a HDD externo USB 3.2
Drive óptico Unidade Blu-Ray 4K UHD
Alvo de desempenho 4K a 60 FPS, até 120 FPS

A Microsoft está usando uma CPU AMD Zen 2 com 8 núcleos e 16 threads, fabricada no processo de 7 nm aprimorado da TSMC. Eles possivelmente estão usando algo semelhante a um Ryzen 3700X que também é um CPU Zen 2 com 8 núcleos e 16 threads.



As velocidades de clock atingem o pico de 3,8 GHz sem SMT, mas os desenvolvedores têm a opção de mudar para uma velocidade de clock menor de 3,6 GHz para habilitar SMT (Simultaneous Multi-Threading). Os valores estão, entretanto, bloqueados e a Microsoft enfatizou que eles não se ajustarão de acordo com as condições térmicas. Os valores do clock são conservadores e podem ser aumentados para frequências mais altas, mas como não se ajustam ao desempenho térmico, a Microsoft precisava que os chips funcionassem mais frios e sempre tivessem esse espaço térmico.



O chip é um dado 360mm ^ 2, que é mais ou menos semelhante ao Xbox One X. Isso é muito impressionante, dado que a Série X tem o dobro de desempenho do X. Rumores anteriores colocam o número em 390mm ^ 2, então esses números são melhores do que o esperado.



Existem personalizações para o núcleo da CPU - especificamente para segurança, potência e desempenho, e com 76 MB de SRAM em todo o SoC, é razoável supor que o cache L3 gigante encontrado nos chips Zen 2 de desktop foi um pouco reduzido. O mesmo processador da Série X é usado nos servidores em nuvem do Projeto Scarlett que substituirão os modelos xCloud baseados no Xbox One S atualmente em uso. Para este propósito, a AMD incorporou a correção de erros do EEC para GDDR6 sem nenhuma penalidade de desempenho (na verdade não existe G6 compatível com o EEC, então a AMD e a Microsoft estão lançando sua própria solução), enquanto recursos de virtualização também estão incluídos

- Richard Leadbetter, Digital Foundry

Xbox Series X - GPU

Muitos entusiastas esperavam ver uma placa topo de linha da AMD este ano e, graças à série X, agora sabemos que algo assim existe. Em uma versão anterior, a Microsoft afirmou que o Xbox Series X exibiria 12 teraflops de poder de computação, o que o coloca entre o RTX 2080Ti e o RTX 2080.



A equipe sabia que precisava construir um console de próxima geração que pudesse rodar jogos em 4K a 60 fps sem comprometer os desenvolvedores. Eles também se desafiaram a oferecer um nível de desempenho antes considerado impossível no console, incluindo suporte para até 120 fps para os jogos mais exigentes e competitivos. Embora eles acreditem que a resolução e a taxa de quadros sejam decisões criativas que é melhor deixar nas mãos dos desenvolvedores de títulos, a equipe queria garantir que o sistema fosse capaz de atender às necessidades dos maiores sucessos de bilheteria, esportes eletrônicos competitivos e criadores independentes inovadores.

- Will Tuttle, editor-chefe do Xbox Wire

Graças à GPU RDNA de 2ª geração, 4K 60fps deve ser feito e removido para a próxima geração de consoles. Para jogadores competitivos ou pessoas que preferem taxas de atualização mais altas em vez de ganhos de resolução, há boas notícias também, pois parece que a equipe do Xbox planejou títulos selecionados com até 120 frames por segundo.

Ray-Tracing foi outro aspecto altamente especulado para a próxima geração de consoles e foi confirmado para o PS5 e a Série X, graças ao hardware personalizado da AMD. A Nvidia foi a primeira a entrar em cena com a GeForce RTX na série de placas RTX de primeira geração que era em parte alimentada pelos núcleos tensores. A GPU na Série X não tem um equivalente de núcleo tensor, mas tem hardware dedicado personalizado para ela, o que significa que o sombreador pode ser executado em paralelo sem um impacto no desempenho. A Microsoft afirma que, com o Ray-Tracing sendo executado em paralelo, a Série X pode essencialmente explorar 25 TFLOPs de desempenho equivalente.

Embora a queda de desempenho associada ao Ray-Tracing simplesmente não desapareça nos consoles, alguns desses cálculos ainda serão feitos nos shaders padrão. Mas em consoles, há forte integração de software e hardware, então isso permitirá que os desenvolvedores otimizem ainda mais o desempenho.

A GPU também obtém 16 GB de memória GDDR6, onde 13,5 GB são usados ​​para jogos (10 GB óptico e padrão de 3,5 GB), o resto do pool mais lento de 2,5 GB é usado para o Xbox OS e o shell front end.

Armazenamento

Esta é uma área em que um upgrade deveria ser feito há muito tempo e isso provavelmente terá o maior impacto sobre como os jogos de próxima geração interagem com seus usuários. A Série X está usando um drive NVMe personalizado, consumindo 3,8 watts de energia. De acordo com o aprofundamento da Eurogamer, esta unidade pode garantir um rendimento de 2,4 GB / s.

A ideia, pelo menos em termos básicos, é bastante direta - o pacote de jogo que fica no armazenamento se torna essencialmente memória estendida, permitindo que 100 GB de ativos de jogo armazenados no SSD sejam instantaneamente acessíveis pelo desenvolvedor. É um sistema que a Microsoft chama de Arquitetura Velocity e o próprio SSD é apenas uma parte do sistema.

- Richard Leadbetter, Editor de Tecnologia, Digital Foundry

A Microsoft também implementou uma solução de silício personalizada para descompactação de hardware, liberando a CPU para outros trabalhos. A biblioteca Zlib é usada para dados gerais e uma nova biblioteca BCPack é usada para texturas de GPU. Com muitas dessas melhorias, a Série X apresenta uma melhoria significativa no desempenho de IO. Alternar entre os jogos é uma brisa na Série X e há apenas um atraso de 6,5 segundos para ir de um jogo para outro. Isso provavelmente é possível devido a um cache maior e à descompactação de hardware aprimorada.

Compatibilidade com versões anteriores e datas de lançamento

A Microsoft sempre acerta toda a parte da compatibilidade da última geração e não é diferente com a Série X, o console da nova geração executará todos os títulos lançados na série Xbox One, incluindo aqueles portados do 360. Dada a série Xbox One tinha uma arquitetura moderna , a série X não está usando uma camada de emulação para realizar esse feito. Alguns títulos do Xbox One S também serão executados em resoluções mais altas e a maioria dos títulos do Xbox One X 4K terá melhores taxas de quadros.

Embora você tenha que esperar alguns meses para colocar as mãos no console da Série X, a Microsoft fixou o Holidays 2020 como a data oficial de lançamento por enquanto, embora um vazamento recente de uma fonte da Microsoft tenha fixado em 26 de novembro, que é novamente muito provável. Não temos informações de preços no momento e podemos ter que esperar até próximo ao lançamento para obter números concretos.

Tag Xbox Series X