Intel possivelmente trabalhando no driver moderno Gallium3D para gráficos Linux Gen 9

e hardware atual.



Se especularmos quem é o “Ken” mencionado na lista de e-mails, provavelmente é Kenneth Graunke, um colaborador de longa data do Mesa e dos esforços de desenvolvimento de driver de código aberto - e ele de fato migrou recentemente seus repositórios pessoais para o novo FreeDesktop.org Gitlab, que contém uma atualização do branch “Iris” recentemente atualizada em seu repositório Mesa, e definitivamente contém um driver Intel Gallium3D.

Este não é um projeto paralelo pessoal também, porque o O histórico de commits nos mostra que o novo driver Iris Gallium3D tem sido trabalhado nos últimos meses - nos últimos oito meses, para ser exato. E enquanto o Iris Gallium3D está lentamente tomando forma, parece que o driver ainda tem muito trabalho pela frente para DRI3 e o manuseio de alguns dos recursos OpenGL avançados, como o cache de disco do shader Mesa, os shaders de computação e também os alvos de suporte principal aparecem para se concentrar na geração atual de gráficos 'Gen 9', não hardware Gen 8 mais antigo ou os futuros gráficos Gen 10 Cannonlake e Gen 11 Icelake.



Então, supondo que tudo corra bem e que a Intel faça um anúncio oficial às vezes no futuro, parece que definitivamente há um driver Intel Gallium3D chamado “Iris” sendo desenvolvido e será extraordinariamente interessante ver quanto tempo e energia a Intel coloca nisso , considerando que seus drivers Vulkan continuam a ter sucesso junto com os drivers ANV. Isso pode funcionar, no entanto, como a maturidade de vários drivers Mesa e NIR que giram em torno desta representação intermediária, o que torna a mudança para Gallium3D muito mais viável do que era em tempos anteriores - o compilador NIR testado está sendo usado por Iris na verdade .



Se a Intel optar pelo Gallium3D, eles terão a capacidade de utilizar o rastreador de estado Gallium Nine, que permitirá um suporte a Direct3D 9 muito mais rápido no Wine, possível suporte de computação no Clover e mais compartilhamento de código entre os vários drivers Gallium de código aberto - incluindo várias possibilidades de tacker de estado de Gálio, como aceleração de vídeo VA-API / VDPAU, embora a Intel já tenha uma implementação de driver VA-API independente. Não é demais que eles também já tenham os projetos Beignet e OpenCL-NEO separados, que oferecem grande suporte OpenCL atualmente.



A Intel usou o codinome Iris em outros projetos anteriormente, para marcar alguns de seus gráficos de ponta sobre HD / UHD Graphics - o que pode significar que esta pilha de driver Iris Gallium fará parte de seu planejamento futuro para gráficos discretos da Intel cartão com rumores de ser lançado em 2020 - estaremos acompanhando esses desenvolvimentos de perto, então fique ligado!

3 minutos lidos