Groupon Up for Sale Alibaba e IAC Potential Acquirers

Tecnologia / Groupon Up for Sale Alibaba e IAC Potential Acquirers

A gigante das negociações diárias está interessada em vender enquanto as ações enfraquecem.

2 minutos lidos

De acordo com um relatório da Recode, a Groupon, empresa com sede em Chicago que foi pioneira em ofertas e cupons diários, pode estar procurando por uma aquisição. A série de 10 anos consecutivos da empresa como organização independente parece estar chegando ao fim.



Executivos do Groupon, bem como banqueiros que representam a empresa, entraram em contato com várias empresas públicas para inspirar interesse na aquisição do Groupon. Recode relata que a empresa sempre esteve aberta a ofertas de aquisição, mas recentemente os executivos foram muito mais agressivos em angariar interesse.

Ainda não está claro se a Groupon já adquiriu um comprador ou está tendo problemas para encontrar compradores interessados. Eles não confirmaram oficialmente seu interesse em ser adquiridos. Quando Recode tentou entrar em contato com o Groupon, os porta-vozes se recusaram a comentar.



O Groupon foi lançado em 2008 com a ideia de promover ofertas diárias online. A empresa se saiu muito bem no início, com clientes e empresas muito interessados ​​na ideia. Em seu IPO em 2011, Groupon foi avaliado em mais de US $ 16 bilhões. Um ano antes, o Groupon recusou uma oferta de aquisição de US $ 6 bilhões do Google.



No entanto, as coisas não correram tão bem para Groupon depois disso. Após um declínio consistente no mercado de negócios diários durante anos, o Groupon agora está avaliado em humildes US $ 2,4 bilhões apenas.



Recode

No ano passado, em um esforço para melhorar as margens de lucro, Groupon mudou seu foco de produtos físicos com desconto para a venda de vouchers digitais. Como resultado, em 2017, a empresa teve uma queda de receita de 5,6%, para US $ 2,84 bilhões, a menor desde 2013. No mesmo ano, o Groupon teve lucro operacional pela primeira vez desde 2014.

O Groupon é administrado pelo CEO Rich Williams desde novembro de 2015. Williams deixou a Amazon em 2011 e ingressou no Groupon em um cargo de alto executivo, e finalmente assumiu como CEO em 2015. Ele tem falado abertamente sobre o fato de que o objetivo de sua empresa é Groupon um hábito diário para os clientes.



Claramente, o Groupon não conseguiu atingir seu objetivo e agora está procurando compradores. Especula-se que Alibaba e IAC (InterActiveCorp) são potenciais compradores do início de negócios diários. A Alibaba já havia demonstrado interesse na Groupon, comprando 6% de participação na empresa em 2016.

Também há motivos para acreditar que a IAC pode estar interessada em comprar a Groupon porque seu CEO, Joey Levin, faz parte do conselho de diretores da Groupon.