Correção: Disco Rígido Externo ‘Sem Erro de Mídia’



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os discos rígidos externos são uma ótima maneira de armazenar arquivos e dados importantes. Mas se você usa discos rígidos externos regularmente, pode enfrentar o “Erro de Sem Mídia”. Este erro pode ocorrer a qualquer momento sem qualquer aviso, mesmo se seu disco rígido externo funcionou bem da última vez que você o usou. Basicamente, seu disco rígido externo não aparece no computador quando você o conecta. Às vezes, você não conseguirá formatá-lo. Geralmente, ele não aparece em nenhum outro lugar tão bem como no gerenciador de dispositivos, gerenciamento de disco e gerenciamento do computador, mas em alguns casos pode aparecer no gerenciador de dispositivos ou gerenciamento de disco.



Existem muitas coisas que podem causar esse problema e é por isso que existe uma ampla gama de soluções disponíveis por aí. Pode ser por causa dos drivers corrompidos, porta com defeito, menos energia na porta e várias outras coisas que estão causando o problema.



Como não há uma maneira sólida de verificar a causa do problema, comece pelo método 1 e continue até que o problema seja resolvido. Mas primeiro analise a solução de problemas para ajudá-lo a determinar onde está o problema real.



  1. Às vezes, o problema pode estar simplesmente na conectividade. Sua porta USB precisa ser conectada corretamente para que a unidade funcione. Uma conexão ruim ou perdida entre a porta e a unidade externa também pode causar esse problema. Portanto, certifique-se de que sua unidade esteja conectada corretamente à porta USB. Tente conectá-lo algumas vezes e movê-lo um pouco. Certifique-se de que está inserido corretamente.
  2. Se a sua unidade externa tiver luzes, verifique se elas estão acesas. As luzes devem acender quando a unidade externa estiver conectada corretamente.
  3. Tente conectar sua unidade em portas diferentes. Talvez seja por causa de uma porta com defeito.
  4. Tente usar sua unidade externa com outro computador e verifique se funciona lá. Se a unidade externa estiver funcionando em outro computador, isso significa que sua unidade está bem, o problema provavelmente está em um PC específico. Se o seu dispositivo estiver funcionando em outro PC, clique com o botão direito do mouse na unidade e selecione Formatar (certifique-se de fazer backup da data antes de formatar). Agora verifique sua unidade externa com o computador que está causando o problema.
  5. Mac e Windows usam sistemas de arquivos diferentes (Mac usa HFS e Windows usa NTFS) para USB e unidades externas. Portanto, se você estiver usando seu disco rígido externo com um Mac, isso pode causar problemas no Windows (e vice-versa). A solução para isso seria formatar a unidade no Windows para que funcione no Windows (certifique-se de fazer backup dos dados antes de formatar).

Método 1: Verifique o Gerenciador de Dispositivos para dispositivos desconectados

Para Windows 8, 8.1 e 10:

  1. Aguarde janelas Tecla e pressione X .
  2. Clique Prompt de Comando (Admin) .
  3. Clique Visão
  4. Selecione Mostrar dispositivos ocultos
  5. Expanda todas as entradas clicando duas vezes nelas
  6. Localize qualquer acinzentado Clique com o botão direito e selecione Desinstalar para qualquer entrada cinza que você encontrar.
  7. Reinicie o seu computador

Para Windows 7 e versões anteriores:

  1. Clique Começar então digite cmd na caixa de pesquisa e pressione CTRL , MUDANÇA e Entrar simultaneamente ( CTRL + SHIFT + ENTER )
  2. Tipo definir devmgr_show_nonpresent_devices = 1 e pressione Entrar
  3. Tipo CD e pressione Entrar
  4. Tipo cd windows system32 e pressione Entrar
  5. Tipo iniciar devmgmt.msc e pressione Entrar
  6. Clique Visão
  7. Selecione Mostrar dispositivos ocultos
  8. Expanda todas as entradas clicando duas vezes nelas
  9. Localize qualquer acinzentado Clique com o botão direito e selecione Desinstalar para qualquer entrada cinza que você encontrar.
  10. Reinicie o seu computador

Conecte seu disco rígido externo assim que o computador for reiniciado. Agora verifique se o problema foi resolvido ou não. Se isso não resolver o problema, repita as etapas de 1 a 9, clique com o botão direito do mouse na entrada esmaecida e selecione Verificar se há alterações de hardware.

Método 2: Conectando à PORTA USB traseira

Se você tiver um disco rígido externo Seagate e usar uma das portas USB frontais para a conectividade, o problema pode estar na alimentação adequada do disco rígido externo. Às vezes, a porta USB não fornece energia suficiente. Tente conectar seu disco rígido externo à porta USB localizada na parte traseira do computador.

Você deve tentar mudar a porta, mesmo se seu disco rígido externo não for um disco da Seagate.



Método 3: Alterar a letra da unidade

  1. Aguarde janelas Tecla e pressione R
  2. Tipo diskmgmt. msc e pressione Entrar
  3. Verifique se o seu disco rígido externo está aparecendo na lista. Se você conseguir localizar o disco rígido externo, clique com o botão direito e selecione alterar a letra da unidade e os caminhos ...
  4. Clique mudança
  5. Selecione uma letra de unidade no menu suspenso (localizado ao lado de Atribua a seguinte letra de unidade )
  6. Clique OK

Método 4: use o Diskpart para atribuir uma letra à unidade

  1. Clique Começar
  2. Tipo Diskpart na caixa de pesquisa
  3. Clique com o botão direito no Diskpart nos resultados da pesquisa e selecione Executar como administrador
  4. Tipo volume da lista e pressione Entrar
  5. Você deve ser capaz de ver seu disco rígido externo entre outros agora
  6. Tipo selecione o volume 1 (substitua 1 pelo número do volume atribuído à sua unidade na lista)
  7. Tipo atribuir letra T (substitua T pela letra de sua escolha)

Agora feche o Diskpart e verifique se o computador reconhece sua unidade.

Método 5: verifique a fonte de alimentação

Se você estiver usando um adaptador ou um gabinete de disco rígido e tiver uma unidade de 3,5 polegadas, o problema pode ser a alimentação adequada. Existem alguns adaptadores que vêm com sua própria fonte de alimentação, mas a maioria deles exige que você conecte a alimentação adequada para sua unidade.

Portanto, se você estiver usando um adaptador ou um gabinete, conecte-o a uma fonte de alimentação (ou outra coisa) para fornecer a energia. Sua porta USB pode não ser capaz de fornecer energia suficiente para a unidade. Você pode verificar o site do fabricante do adaptador ou do invólucro da unidade para ter certeza se ele atende aos requisitos de energia ou não.

Nota: Algumas unidades de 2,5 polegadas também podem exigir mais energia do que o normal (depende da unidade), portanto, se você estiver usando um disco rígido de 2,5 polegadas com um adaptador, tente conectá-lo a uma fonte de alimentação confiável também.

Método 6: reparar o disco rígido com Chkdsk

Em casos extremos, seu disco rígido externo pode ser danificado e ter setores defeituosos. Este problema pode ser resolvido executando a ferramenta de reparo chkdsk. O chkdsk verificará se há setores defeituosos em sua unidade e reparará o disco se encontrar algum problema.

  1. Aguarde janelas tecla e pressione R
  2. Tipo cmd e pressione Entrar
  3. Tipo chkdsk #: / R e pressione Não se esqueça de substituir “#” pela letra da unidade.

Agora o computador verificará se há erros na unidade e tentará repará-los, se encontrar algum. Este processo pode levar muito tempo, então espere pacientemente, mesmo que não haja progresso nos primeiros minutos.

Método 7: habilite a unidade externa

Em casos raros, seu disco rígido externo pode ser desativado automaticamente. Se a sua unidade estiver desabilitada, habilitá-la geralmente resolve o problema.

  1. Aguarde janelas tecla e pressione R
  2. Tipo devmgmt. msc e pressione Entrar
  3. Localize sua unidade externa. Deve estar sob Controlador Universal Serial Bus com o nome USB Mass Storage .
  4. Verifique se ele possui uma marca vermelha ou uma seta. Clique com o botão direito e selecione Habilitar . Se você não puder ver a opção Ativar, isso significa que a unidade já está ativada.

Agora verifique o Unidades de disco (clicando duas vezes em Unidade de disco) no Gerenciador de Dispositivos e certifique-se de que a unidade também esteja habilitada. Se não estiver, o que significa que tem a mesma marca do armazenamento em massa USB, clique com o botão direito e selecione Habilitar.

Agora verifique se o problema está resolvido ou não.

5 minutos lidos