Como encontrar o endereço MAC no Linux

Se você precisa encontrar números de endereço MAC para qualquer interface de rede conectada ao seu computador, o Linux torna isso bastante fácil. Cada interface de rede de computador recebe um endereço de Controle de Acesso à Mídia (MAC) exclusivo, que explica a qual dispositivo pertence. Não existem dois endereços MAC iguais. Os usuários com várias interfaces de rede acabarão com mais de um endereço para examinar.

Você precisará trabalhar em uma interface de linha de comando para encontrar informações de endereço MAC, mas não precisará estar logado como root. Os usuários do ambiente de área de trabalho gráfica geralmente podem manter pressionados Ctrl + Alt + T para abrir um terminal. Os usuários do Ubuntu Unity podem pesquisar a palavra terminal no Dash. Aqueles que usam o Xfce4 podem encontrá-lo no menu Whisker em Ferramentas do sistema, e os usuários do LXDE, KDE e GNOME Shell devem encontrá-lo no menu no mesmo lugar. Você pode trabalhar a partir de qualquer solicitação que receber.

Método 1: Encontre números de endereço MAC com link de IP

No prompt, basta digitar link de ip e pressione Enter. Você receberá uma lista de números de endereços MAC e você simplesmente precisa procurar o nome que GNU / Linux dá ao seu adaptador de rede. Por exemplo, você pode ver wls1 :, que provavelmente indica uma conexão Wi-Fi com a qual você está trabalhando. Uma referência a link / ether apontaria para sua conexão Ethernet. Você provavelmente verá mais de uma dessas referências se estiver em um computador desktop moderno mais robusto ou um laptop que você atualizou pessoalmente.

Você também encontrará link / loopback mais do que provável, que consistirá apenas em zeros. Isso apenas aponta de volta para seu próprio host. Por motivos de segurança, nossas capturas de tela foram feitas em uma máquina virtual, então tínhamos apenas este adaptador. Você não quer compartilhar seu endereço MAC com as pessoas!

Porém, realmente não há nada a fazer. Este único comando é suficiente para encontrar a resposta à sua pergunta sem mais brincadeiras.

Método 2: Encontre o endereço MAC com o comando ifconfig

Como quase tudo na linha de comando do Linux, há mais de uma maneira de localizar dados de endereço MAC. No prompt, digite ifconfig -a | grep HWaddr e pressione Enter. Se este comando for longo e você quiser copiá-lo deste artigo, lembre-se de que precisará colar no menu Editar da janela do terminal. Em vez disso, você pode querer manter pressionada a tecla Shift + Ctrl + V, mas o atalho de teclado normal Ctrl + V não funcionará.

Mais uma vez, você não precisa ser root para executar este comando. Assim que executá-lo, você receberá o endereço de hardware MAC para cada dispositivo de rede conectado ao sistema. Você pode ter apenas alguns em um laptop, enquanto os roteadores conectados podem, no final das contas, listar dezenas de conexões diferentes se eles estiverem enviando pacotes em muitos lugares diferentes.

Não há mais nada a fazer; você pode encontrar dados de endereço MAC com um único comando. Se nada for retornado, provavelmente você não está conectado a uma rede. Você deve verificar se não desativou a rede, perdeu uma conexão Wi-Fi movendo-se ou desconectou um cabo Ethernet. Você provavelmente também vai querer ter certeza de não ter executado o comando em uma máquina virtual desconectada sem uma rede, como fizemos para fins de demonstração.