Como fazer o gerenciamento adequado de cabos em um PC

Periféricos / Como fazer o gerenciamento adequado de cabos em um PC 5 minutos lidos

Não há nada mais emocionante do que o momento em que você termina de colocar todos os componentes no PC e faz um teste de inicialização para perceber que tudo está instalado e funcionando. No entanto, a empolgação logo se transforma em pavor quando você percebe que a parte de trás do gabinete do seu PC é tão pior quanto um ninho de rato. Em uma situação como essa, você realmente precisa começar a gerenciar os cabos, e isso é algo que a maioria dos jogadores e construtores de PC, mesmo os mais experientes, odeiam.



Agora, há uma brecha muito inteligente no gerenciamento de cabos: se você tiver um gabinete grande o suficiente com espaço suficiente atrás, poderá dobrar os cabos sem ter que se preocupar em gerenciá-los. Lembro-me de ter feito isso com meu Corsair Graphite 780T. No entanto, com muitos gabinetes modernos agora se transformando em painéis de vidro temperado em todos os lados, até isso está se tornando um pouco mais difícil de manusear.



É por isso que o gerenciamento de cabos está se tornando uma necessidade agora. Mas não se preocupe, neste artigo, veremos como você pode fazer o gerenciamento de cabos de maneira eficaz e eficiente.





Escolhendo os componentes certos

O gerenciamento de cabos não é apenas o ato de arrumar os cabos na parte de trás do seu gabinete e encerrar o dia. Há muita reflexão dentro do processo de gerenciamento eficiente dos cabos. Agora, o que você deve saber aqui é que, quando se trata de gerenciamento de cabos, seus componentes também são importantes.

Isso é uma surpresa para muitas pessoas, mas tenha paciência conosco. Felizmente, há dois componentes principais que desempenham um papel importante em como o gerenciamento de cabos vai terminar. Vamos explorar os dois separadamente para que você possa ter um melhor entendimento.

O caso

Isso vai ser uma surpresa, mas o caso que você escolher terá um papel importante no processo de gerenciamento de cabos. Já se foi o tempo em que os fabricantes de gabinetes estavam ocupados criando gabinetes que atendiam a uma única caixa, ou duas no máximo. Os casos modernos estão carregados de recursos que tendem a resolver os problemas.



Um deles é o gerenciamento de cabos. Veja o ThermalTake View 71 por exemplo; é uma caixa gigante de torre completa com vidro temperado espesso na frente,

superior e ambos os lados. O que significa que seus atos sujos ficarão claros como um dia. No entanto, para resolver esse problema, há uma boa quantidade de espaço disponível na parte de trás também, e a melhor parte é que há pontos de braçadeira suficientes para permitir um gerenciamento incrível de cabos. Mesmo que o case não venha com uma cobertura de PSU, você tem espaço suficiente na parte traseira para criar uma construção de aparência limpa com facilidade.

Sempre que você for comprar um gabinete para PC, tenha sempre em mente o fator de gerenciamento de cabos. Se você é uma pessoa bagunceira, vai precisar de uma caixa maior do que suas opções normais. Além disso, observe que com um bom gerenciamento de cabos vem um grande fluxo de ar, um caso semelhante aconteceu durante a revisão estes ventiladores, e os resultados foram inconsistentes ao longo de nossas bancadas de teste, no final descobrimos que duas das bancadas de teste tinham fiação desordenada dentro do pc, o que comprometeu o fluxo de ar. Portanto, definitivamente tome precauções extras para melhor gerenciamento de cabos.

A fonte de energia

O segundo componente que importa muito é, claro, a fonte de alimentação. Agora, se você está se perguntando como isso importa, é bastante simples. Você precisa ir com uma fonte de alimentação modular ou pelo menos semimodular. Por quê? Bem, com qualquer uma dessas fontes de alimentação, você não terá que lidar com o excesso de cabos que vem com ela porque você usará apenas os cabos de que realmente precisa, tornando-o muito mais fácil de gerenciar também.

Fontes de alimentação modulares ou não modulares geralmente são caras, então é melhor manter isso em mente sempre que você for comprar uma boa fonte de alimentação.

Como gerenciar cabos como um especialista

Agora que vimos o rudimentar do gerenciamento de cabos, a próxima etapa é finalmente ver como você pode gerenciar os cabos. O processo pode ser um pouco difícil, mas a boa notícia é que, se você for cuidadoso e, o mais importante, paciente, não terá problemas no processo.

Antes de iniciarmos o processo, existem algumas coisas que você precisará para gerenciar os cabos com êxito. Então, vamos dar uma olhada nos pré-requisitos de antemão.

Os pré-requisitos

  • Abraçadeiras.
  • Cortadores de fio.
  • Paciência

Agora que sabemos o que é necessário, vamos ao processo. Observe que o processo de gerenciamento de cabos deve ser feito após a montagem do PC, e outra sugestão é que você deve fazer um teste de inicialização para se certificar de que tudo está funcionando bem, porque depois de gerenciar os cabos, será difícil desconectar e conectar tudo novamente para solucionar o problema.

Classificando os cabos

O primeiro passo será a classificação dos cabos. Comece amarrando o cabo de alimentação EPS, o cabo de alimentação de 24 pinos e os cabos de alimentação PCI-E para sua GPU. Esses cabos geralmente são os mais longos e fáceis de gerenciar. No entanto, não os amarre imediatamente porque, se houver mais espaço disponível, você precisará adicionar mais cabos nessas ranhuras.

No que diz respeito aos cabos mais finos, como os cabos da ventoinha, você sempre pode pegá-los, juntá-los e amarrá-los. Seu caso provavelmente terá muitos pontos de amarração de cabos que o ajudarão a fazer isso com facilidade. Os cabos SATA que vêm da fonte de alimentação podem não precisar de muito trabalho, considerando como você terá uma ou duas unidades.

A melhor maneira é usar de maneira inteligente os canais que estão na parte de trás do seu gabinete. Quase todos os gabinetes modernos vêm com esses canais, passe os cabos de forma limpa usando esses canais e continue amarrando-os. Mais uma vez, só amarre o cabo quando estiver completamente certo sobre o posicionamento do cabo.

No que diz respeito ao conector do painel frontal, você vai precisar de uma única braçadeira de cabo para eles resolverem as coisas. Por falar em abraçadeiras, se você estiver usando um gabinete com componentes de sombra escura como vermelho, preto ou azul, geralmente prefere-se usar abraçadeiras pretas. Outra sugestão que lhe daríamos é que você deve se certificar de que nenhum cabo está bloqueando o fluxo de ar em qualquer caso, porque pode ser uma situação problemática.

Por último, mas não menos importante, se o seu gabinete tem uma cobertura para a fonte de alimentação, você pode tentar colocar alguns cabos por baixo dela também. Porém, não é recomendado porque pode tensionar muito os cabos.

Conclusão

Honestamente, gerenciar cabos não é tão difícil quanto você pode imaginar. O processo em si é bastante simples e direto se você for paciente o suficiente. Além disso, você precisa saber que nem todos os casos são feitos da mesma forma; portanto, se você tiver um caso um pouco diferente, talvez seja necessário trabalhar um pouco mais nisso.

Fique tranquilo, se você seguir este guia, poderá gerenciar os cabos com facilidade.