Monitores HDR: o que há de tão especial neles?

Periféricos / Monitores HDR: o que há de tão especial neles? 4 minutos lidos

Se você está acompanhando as tendências de monitores que estão acontecendo no mercado há algum tempo, então é seguro presumir que você está familiarizado com monitores HDR. Para quem não sabe, HDR ou alta faixa dinâmica é uma tecnologia de display que está fazendo as ondas, e também não é algo novo. O HDR está no campo da fotografia e da videografia há algum tempo, mas finalmente está chegando aos monitores.



No entanto, essa tecnologia vale a pena e garante um preço alto? Isso é exatamente o que queremos saber neste parecer. Na verdade, revisamos alguns monitores para MacBook Pro e a maioria deles vem com suporte total para HDR também. Com base na experiência do usuário, já posso dizer que vale a pena o hype.



O que é HDR?

Antes de começarmos a explorar os cantos e recantos dos monitores HDR, queremos ver exatamente o que é HDR, em primeiro lugar. Para começar, HDR significa alta faixa dinâmica, é uma tecnologia de cores que permite que os monitores em que é executado apresentem um espectro maior e mais amplo de cores e contraste. Em palavras mais simples, os monitores HDR são capazes de exibir tons e sombras de cores que normalmente não estão disponíveis em monitores padrão. Além disso, esses monitores também têm a capacidade de mostrar mais detalhes quando falamos sobre as áreas claras e escuras da imagem.



No entanto, o HDR não se limita apenas aos monitores. Na verdade, tanto o monitor quanto o conteúdo precisam ser compatíveis com HDR para funcionar corretamente. Por exemplo, o conteúdo que você está visualizando enviará o sinal para a TV ou monitor sobre a cor e os níveis de preto são os mais adequados. O conteúdo projetado para HDR vem com todas as informações de cores incorporadas nele.



As diferenças em HDR

Infelizmente, embora o HDR em si seja uma das melhores tecnologias disponíveis no mercado, ele também tem alguns aspectos confusos. Por exemplo, existem três tipos conhecidos de HDR disponíveis no mercado. Esses tipos ou padrões foram criados pela VESA com o objetivo de diferenciar adequadamente os monitores disponíveis no mercado.

Agora, quando se trata de HDR em seus monitores convencionais, você tem três tipos, abaixo você encontrará os diferentes padrões para HDR junto com os requisitos.

DisplayHDR 400

O primeiro temos o DisplayHDR 400, provavelmente o nível mais baixo de monitores HDR disponíveis no mercado, e um bom nisso. Para que um monitor atenda aos padrões, a seguir estão algumas das características que ele deve ter.



  • O brilho mínimo de pico de 400 nits.
  • Brilho mínimo de 320 nits.
  • Cobertura mínima de 95% do espaço de cores BT.709.

DisplayHDR 600

Um tipo de HDR um pouco mais avançado do DisplayHDR 600, os visores que vêm com este monitor tendem a ser um pouco mais caros do que os anteriores. Abaixo estão os requisitos do DisplayHDR 600.

  • O brilho máximo de 600 nits.
  • Brilho mínimo de 350 nits.
  • Cobertura mínima de 99% do espaço de cores BT.709.
  • Cobertura mínima de 90 por cento do espaço de cores DCI-P3.

DisplayHDR 1.000

A última e talvez a versão mais avançada do HDR é o DisplayHDR 1.000. Esta especificação HDR está disponível em monitores de ponta e esses monitores são mais caros do que o que normalmente está disponível no mercado.

Como seria de se esperar, para um monitor ser compatível com HDR 1.000, ele também precisa ter uma especificação bastante avançada. Abaixo estão alguns deles.

  • Brilho de pico de 1.000 nits.
  • Pelo menos 600 nits de brilho.
  • Cobertura mínima de 99% do espaço de cores BT.709.
  • Cobertura mínima de 90 por cento do espaço de cores DCI-P3.

Como você pode ver, as especificações do DisplayHDR 1.000 não são muito diferentes do DisplayHDR 600, exceto por algumas pequenas diferenças.

HDR e jogos

Agora que examinamos alguns dos fundamentos do HDR, a próxima etapa é ver como o HDR e os jogos andam de mãos dadas. Para começar, a única coisa com a qual todos nós temos que concordar é que os jogadores estão exigindo melhor fidelidade visual do que nunca, e o que você não pode ignorar é a aparência dos jogos em HDR. Os detalhes do jogo parecem incríveis, especialmente em ambientes mais escuros, e há muito mais realismo graças ao fato de que você pode ver mais cores do que antes.

No entanto, há uma pequena desvantagem também e é o fato de que nem todos os jogos no PC suportam HDR no momento. O mesmo vale para os jogos nos consoles. Porém, como este é apenas o começo, podemos garantir que haverá mais jogos com suporte para esta tecnologia no futuro.

HDR e criação de conteúdo

Outro campo onde o HDR está fazendo ondas é no campo da criação de conteúdo. Estamos falando de edição de vídeo e edição de fotos. Considerando que ter um monitor com boa precisão de cores é extremamente diferente, o bom dos monitores HDR é que eles são extremamente precisos de cores, como você viu nas diferentes classificações.

A criação de conteúdo em monitores HDR é excelente porque você pode ver as imagens com mais cores, e as cores também serão extremamente realistas. O mesmo se aplica à edição de vídeo e gradação de cores.

Fique tranquilo, se você é um criador de conteúdo e está procurando uma reprodução de cores precisa, você vai obtê-la nos monitores HDR.

Conclusão

Em conclusão, uma coisa é certa. Os monitores HDR são certamente os viradores do jogo que farão ondas na indústria. No entanto, o que você deve ter em mente é que, no momento, você pode não querer comprar o monitor apenas para jogar, pois o suporte é limitado. No entanto, se você está procurando algo que funcionará bem no geral, comprar qualquer coisa diferente de um monitor HDR não seria uma decisão sábia.

Sim, estamos cientes do fato de que esses monitores são inerentemente mais caros do que as contrapartes SDR, mas é um investimento que vale a pena seu tempo, bem como seu dinheiro.