VRAM: HBM2 vs GDDR5

Para quem está pensando em comprar uma nova placa gráfica do mercado, deverá conhecer algumas informações básicas. Infelizmente, informações mais avançadas, como o tipo de memória, costumam ser completamente esquecidas, e as pessoas nem prestam atenção a elas. Se você já compra placas de vídeo há algum tempo e está ciente dos últimos acontecimentos no mercado, é seguro dizer que já ouviu falar de tipos de memória como GDDR6, bem como HBM2.



O fato é que esses tipos de memória podem facilmente confundir o consumidor médio e, para muitos, podem parecer desnecessários e completamente complicados. No entanto, é importante que você saiba a diferença entre os tipos de memória. Agora, o HBM2 tem alguns anos, enquanto o GDDR6 foi lançado recentemente. Ainda assim, estamos procurando ver como o HBM2 irá evoluir e como ele se compara à memória principal, GDDR6?

Abaixo, você verá uma comparação entre o HBM2 e o GDDR6, junto com as placas gráficas que estão disponíveis atualmente no mercado com qualquer tipo de memória.



HBM2

Para quem não sabe, HBM significa High Bandwidth Memory, e é um dos tipos de memória mais comuns disponíveis no mercado. HBM2 é certamente uma das formas mais avançadas e é a 2ª geração da memória HBM original. No que diz respeito aos avanços, o HBM2 deve ter velocidades de memória mais altas, bem como largura de banda.



Uma memória HBM2 barata pode vir com 8 dies DRAM em uma única pilha e ter uma taxa de transferência de até 2 gigabits por segundo. A interface de memória tem largura de 1024 bits e pode vir com largura de banda de memória de 256 gigabytes por segundo em uma única pilha. O que significa que isso é o dobro em comparação com a primeira geração do HBM. A capacidade total geral do HBM2 também é maior e pode chegar a 8 gigabytes em uma única pilha. A primeira GPU que veio com memória HBM2 foi a Tesla P100 da Nvidia. O Quadro GP100 da Nvidia também vem com a memória HBM2. No entanto, a Nvidia não lançou uma GPU mainstream com memória HBM2.



O principal caso de uso da memória HBM2 gira em torno de jogos AR, jogos VR, bem como outros aplicativos que consomem muita memória.

Atualmente, AMD Radeon VII e a série Vega está usando memória HBM2, enquanto isso, algumas das placas baseadas em Pascal e Volta da Nvidia também estão usando este tipo de memória. Abaixo está uma lista dos cartões usando HBM2.

AMD

  • Radeon VII
  • Edição Radeon Vega Frontier
  • Radeon RX Vega 56
  • Radeon RX Vega 64

NVIDIA

  • Framework GP100
  • Tesla P100
  • Titan v

GDDR6

GDDR6 é o tipo de memória mainstream mais recente que está sendo usado nas placas de vídeo e você pode ver muitas placas de vídeo executando esse tipo de memória pelos motivos certos. É o sucessor do GDDR5 e de tipos de memória mais antigos, como GDDR3 e GDDR4.



No que diz respeito ao desempenho, o GDRR6 é talvez um dos tipos de memória mais rápidos disponíveis no mercado. Seu uso generalizado garantiu que ele esteja disponível em várias GPUs, desde mid-end a high-end. Algumas das GPUs modernas rodando na memória GDRR6 são mencionadas abaixo.

AMD

  • Radeon RX 5700 / XT
  • Radeon RX 5600 XT
  • Radeon RX 5500 XT

NVIDIA

  • Painel RTX 6000
  • RTX 2060/2070/2080/2080 Ti
  • Titan RTX

Estas são algumas das melhores placas gráficas convencionais da atualidade e a GDDR6 parece estar funcionando muito bem. Por outro lado, se você está com um orçamento apertado e quer jogar em um nível medíocre, confira esta análise do melhor orçamento GTX 2060s você pode começar agora mesmo!

Este tipo de memória oferece maior largura de banda com menor consumo de energia quando comparado com seu antecessor. As velocidades de transferência podem ser de 14 a 16 gigabits por segundo. Atualmente, a memória está sendo fabricada por empresas como Samsung e Hynix. O GDDR6 é embora mais lento do que o HBM2 quando se trata de largura de banda de memória, é muito mais barato do que o HBM2, o que o torna ótimo para placas gráficas convencionais e é por isso que a AMD mudou para GDDR6 em suas GPUs NAVI após usar HBM e HBM2 em seus Placas gráficas das séries FURY e VEGA.

Conclusão

Não há como negar que o HBM2 é uma tecnologia moderna. No entanto, como é relativamente caro e não vimos muitas placas promissoras que vêm com o HBM2, especialmente no mercado convencional, a aposta mais segura é a memória GDDR6, que parece estar fazendo maravilhas nas placas de vídeo mais recentes. Desnecessário dizer que se você está procurando uma boa experiência com uma GPU, invista em algo como uma GPU de última geração que carregue GDDR6 e você estará pronto para ir até onde está o desempenho.