Correção: você precisa invocar este utilitário em modo elevado



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Esse erro é bem conhecido entre os usuários do Prompt de Comando que já tentaram executar um comando no Prompt de Comando, mas simplesmente não conseguiram porque essa mensagem de erro problemática ocorreu imediatamente. Existem alguns comandos específicos que são seguidos por esta mensagem de erro, portanto, existem soluções especiais para eles.





Se você encontrou esse erro com qualquer comando em seu PC com Windows no prompt de comando, tente seguir as etapas abaixo para corrigir o erro “Você deve chamar este utilitário em execução em modo elevado“.



Solução 1: execute o prompt de comando como administrador

Como a funcionalidade do Prompt de Comando difere muito quando executado normalmente ou com privilégios de administrador, é óbvio que certos comandos não poderão ser executados por meio de um Prompt de Comando com privilégios de usuário regulares, pois isso significa que um usuário convidado em seu PC pode ser capaz de fazer algo grande alterações no seu PC, o que não é recomendado.

Isso explica que você deve executar o utilitário CMD em modo elevado, o que significa com privilégios de administrador. Siga as etapas abaixo para fazer isso.

  1. Se você for um usuário do Windows 10, pode localizar facilmente o Prompt de Comando simplesmente clicando no botão do menu Iniciar ou no botão Pesquisar ao lado dele e digitar “cmd” ou “Prompt de Comando”. Clique com o botão direito no primeiro resultado e escolha a opção Executar como administrador.



  1. Se você estiver executando uma versão do Windows anterior ao Windows 10, a pesquisa do menu Iniciar pode ou não funcionar corretamente, mas você ainda pode navegar para C >> Windows >> System32, clique com o botão direito na entrada “cmd.exe” e escolha Executar como administrador.
  2. Verifique se agora você é capaz de executar e executar o comando que pretendia executar em primeiro lugar. Veja se o erro “Você tem que invocar este utilitário executando em modo elevado“ ainda aparece.

Nota : Se você não conseguir ver a pasta do Windows ao abrir o seu Disco Rígido Local, pode ser necessário habilitar a visualização de arquivos e pastas ocultos. Clique na guia 'Exibir' no menu do Explorador de Arquivos e clique na caixa de seleção 'Itens ocultos' na seção Mostrar / ocultar. O Explorador de Arquivos mostrará os arquivos ocultos e se lembrará dessa opção até que você a altere novamente.

Solução 2: execute o comando usando a conta de administrador oculta

Se você for o único usuário em seu PC e tiver privilégios de administrador, ainda assim pode não conseguir resolver o problema sem ativar a conta de administrador oculta que é usada para resolver problemas como este. Ele também pode ser ativado diretamente na tela de login e você pode desativá-lo facilmente quando não precisar mais dele.

  1. Felizmente para você, você nem precisa estar logado em uma conta para acessar o Prompt de Comando. Na tela de login, clique no ícone Power e segure a tecla Shift enquanto clica em reiniciar.
  2. Em vez de reiniciar, uma tela azul aparecerá com várias opções. Escolha Solução de problemas >> Opções avançadas >> Prompt de comando.
  3. Claro, você pode abrir o Prompt de Comando simplesmente usando a combinação de teclas Windows + R e digitando “cmd” antes de clicar em OK.

  1. Copie e cole o seguinte comando no Prompt de Comando e clique em Enter. Você deve conseguir ver a mensagem “O comando foi concluído com sucesso” em nenhum momento.
administrador de usuário da rede / ativo: sim
  1. Faça login nesta conta de administrador e aguarde alguns minutos antes que tudo esteja pronto.
  2. Agora você pode tentar reiniciar o computador, fazer login na nova conta de administrador e executar o comando problemático no prompt de comando. Você ainda deve usar as instruções da Solução 1 para executar o comando.
  3. Depois de terminar com a conta de administrador oculta, você pode desativá-la novamente abrindo um prompt de comando administrativo e digitando o seguinte comando:
administrador de usuário líquido / ativo: não

Solução 3: defina o nível de segurança do UAC um pouco mais baixo

Se a execução como administrador simplesmente não funcionar, você pode tentar diminuir o nível de segurança relacionado ao Controle de Conta de Usuário. Esses prompts geralmente ocorrem quando você está tentando abrir um aplicativo que pode causar alterações em seu computador, como “regedit”, “Prompt de comando”, etc. Tente seguir as etapas abaixo para corrigir o problema.

Seu PC permanecerá praticamente no mesmo nível de segurança de antes e você não receberá o erro junto com alertas de segurança constantes.

  1. Abra o Painel de Controle pesquisando-o no menu Iniciar. Você também pode usar a combinação de teclas Windows + R, digite “painel de controle” na caixa de diálogo Executar e clique em OK.
  2. Mude a configuração do modo de exibição no painel de controle para ícones grandes e localize a opção Contas de usuário.

  1. Abra-o e clique em “Alterar configurações de controle de conta de usuário”.
  2. Você notará que existem várias opções diferentes que você pode escolher no controle deslizante. Se o controle deslizante estiver definido no nível superior, você definitivamente receberá mais dessas mensagens pop-up do que o normal, sem remover o erro. Além disso, as mensagens de erro no Prompt de Comando semelhantes à que você está recebendo agora são geralmente causadas pelo Controle de Conta de Usuário.
  3. Tente diminuir esse valor em um se estiver no controle deslizante superior e verifique se isso ajudou. Repita o processo se o erro ainda aparecer ou desligue o UAC completamente.

  1. Recomendamos que você desligue-o agora, pois o comando provavelmente deve ser executado com êxito. Você também pode executar o comando mesmo se não desabilitar o UAC completamente, mas definitivamente deve deixá-lo ativado, pois ele serve para proteger o seu PC. Isso é especialmente válido se você estiver tendo problemas com apenas um comando.

Solução 4: aparece um erro com o Diskpart

Se você estiver tentando formatar um disco usando o Prompt de comando administrativo e vir o erro a seguir, convém tentar seguir as etapas abaixo para seguir esse processo corretamente. Isso significa que você pode ter cometido pequenos erros ao fazer isso pela primeira vez e o erro apareceu.

  1. Você pode localizar facilmente o Prompt de Comando simplesmente clicando no botão do menu Iniciar ou no botão Pesquisar próximo a ele e digitar “cmd” ou “Prompt de Comando”. Clique com o botão direito no primeiro resultado e escolha a opção Executar como administrador.

  1. Nesta janela de prompt de comando, digite simplesmente “diskpart” em uma nova linha e clique na tecla Enter.
  2. Isso mudará o Prompt de Comando para permitir a execução de vários comandos do Diskpart. O primeiro que você deve executar é o que permitirá que você veja a lista de todos os volumes disponíveis. Digite e certifique-se de clicar em Enter em seguida:
DISKPART> lista de volume

  1. Certifique-se de selecionar o volume com cuidado, dependendo de qual volume você deseja formatar agora. Digamos que seu nome seja Volume 1. Agora execute o seguinte comando para selecionar este volume:
DISKPART> selecione o volume
  1. Deve aparecer uma mensagem dizendo algo como “Volume 1 é o volume selecionado”.
  2. Para formatar este volume, basta digitar o comando abaixo, clicar na tecla Enter em seguida e aguardar a conclusão do processo. O processo agora deve ser bem-sucedido para uma mudança.

Solução 5: CHKDSK sendo problemático

Se você está tentando executar um comando CHKDSK e ele exibe este erro toda vez que você deseja executar e se as soluções 1-3 não funcionaram para você, existe uma maneira de executar os comandos CHKDSK de outra maneira que pode ajudá-lo a ir contornar o problema e ir em frente com o cheque. Siga os passos abaixo:

  1. Você pode localizar facilmente o Prompt de Comando simplesmente clicando no botão do menu Iniciar ou no botão Pesquisar próximo a ele e digitar “cmd” ou “Prompt de Comando”. Clique com o botão direito no primeiro resultado e escolha a opção Executar como administrador.

  1. Digamos que você queira formatar o volume marcado com a letra F: já que essa letra geralmente é atribuída a unidades USB removíveis. Se você já experimentou o comando “chkdsk / R / F F:” para verificar o disco, você deve tentar executar o mesmo comando como este:
runas / noprofile / usuário: computador  administrador 'chkdsk / R / F F:'
  1. Verifique se o problema foi resolvido agora e se o erro “Você tem que invocar este utilitário executando em modo elevado“ ainda aparece em seu computador.
6 minutos lidos