Especificações do DisplayPort Alt Mode atualizadas para atender às capacidades de USB 4.0 e USB Type-C

Hardware / Especificações do DisplayPort Alt Mode atualizadas para atender às capacidades de USB 4.0 e USB Type-C 3 minutos lidos

Displayport



O DisplayPort, que fica ao lado de HDMI e outras portas de áudio e vídeo legadas, está melhorando rapidamente em termos de especificações. Em um futuro próximo, o DisplayPort terá recursos muito melhores, de acordo com as especificações recém-atualizadas. Essencialmente, a VESA desenvolveu o DisplayPort para se tornar tão poderoso quanto as especificações USB 4.0 para as portas USB Tipo-C e garantir compatibilidade perfeita.

A Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou que lançou a versão 2.0 do padrão DisplayPort Alternate Mode (“Alt Mode”). As novas especificações melhoram o DisplayPort e pedem aos fabricantes que garantam que a porta forneça interoperabilidade contínua e sem complicações com as novas especificações USB 4.0 ou USB4 que foram publicadas recentemente pelo USB Implementers Forum (USB-IF). Além disso, as especificações do DisplayPort Alt Mode habilitam totalmente todos os recursos da versão mais recente do padrão DisplayPort por meio do conector USB Type-C (USB-C).



DisplayPort Alt Mode Specification 2.0 Recursos, capacidades, benefícios e vantagens:

DisplayPort 2.0, que foi lançado em junho de 2019. Basicamente, ele oferece um aumento de até 3 vezes no desempenho da largura de banda de dados em comparação com a versão anterior do DisplayPort. Além disso, há uma inclusão de vários novos recursos para atender aos requisitos de desempenho futuros dos monitores.



Alguns dos recursos notáveis ​​que foram inseridos na DisplayPort Alt Mode Specification v2.0 incluem resoluções além de 8K, taxas de atualização mais altas e suporte de High Dynamic Range (HDR) em resoluções mais altas, suporte aprimorado para várias configurações de exibição, bem como experiência do usuário aprimorada com telas de realidade aumentada e realidade virtual (AR / VR), incluindo suporte para resoluções de VR de 4K e além.



O DisplayPort 2.0 pode teoricamente fornecer uma carga útil máxima de 77,37 Gbps em quatro pistas (até 19,34 Gbps por pista) - suportando configurações de desempenho de tela ultra-alta, como uma tela de 8K (7680 × 4320) com taxa de atualização de 60 Hz com cores 30 BPP 4: 4: 4 com resolução HDR descompactada e 16K (15.360 × 8460) 60 Hz com resolução 30 BPP 4: 4: 4 HDR com compressão. Isso é possível porque as especificações apresentam a codificação de canal 128b / 132b altamente eficiente que é compartilhada com USB4. Curiosamente, com o lançamento do DisplayPort Alt Mode v2.0, todos os recursos de vídeo de alto desempenho mencionados acima agora estão disponíveis para o ecossistema USB.



Falando sobre o DisplayPort Alt Mode Specification v2.0 Craig Wiley, diretor sênior de marketing da Parade Technologies, e membro do conselho da VESA e líder do subgrupo DisplayPort Alt Mode disse:

“As especificações atualizadas do DisplayPort Alt Mode da VESA incluem uma série de desenvolvimentos subjacentes - incluindo atualizações para descoberta de interface e configuração, bem como gerenciamento de energia - para garantir integração perfeita com a especificação USB4. Este grande empreendimento, que levou vários anos para ser feito, só poderia ser possível graças aos esforços combinados da VESA e do USB-IF. Por meio de nossa mais recente colaboração com o USB-IF, a VESA agora está cuidando de tudo relacionado a monitores de alto desempenho sobre USB-C, seja por meio de um conector DisplayPort ou USB-C nativo ou através de tunelamento de DisplayPort sobre a interface USB4 nativa. DisplayPort também é encapsulado por meio da interface Thunderbolt, tornando-se o padrão de vídeo de fato em monitores de PC e móveis. ”

DisplayPort 2.0 e USB Type-C oferecem recursos e largura de banda idênticos?

Não há dúvidas de que o USB Type-C é o padrão de crescimento mais rápido e adotado rapidamente para conexões e dispositivos removíveis ou hot-swap. Os fabricantes de dispositivos e OEMs que fazem laptops, smartphones, desktops e outros dispositivos de computação estão aceitando prontamente a porta USB Type-C mais rápida, simples e confiável. Portanto, o USB-IF já está empurrando os recursos da porta USB Type-C com as especificações USB 4.0.

Incidentalmente, a Intel tem desempenhado um papel ativo na ampliação dos limites das especificações DisplayPort v2.0 e USB 4.0, observou Jason Ziller, gerente geral, Client Connectivity Division da Intel, “contribuição da Intel da especificação da camada Thunderbolt PHY para VESA para uso em DisplayPort 2.0 foi um marco significativo e sustenta esta nova especificação DisplayPort 2.0 Alt Mode para fornecer taxas de transferência de dados de até 20 Giga por segundo (GT / s). Essa contribuição garante ótimas experiências do usuário ao habilitar a porta mais versátil de hoje com os recursos de exibição de mais alto desempenho. ”

Tag DisplayPort