Como instalar extensões VLC no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O VLC player permite que você instale extensões, plug-ins e skins sem a necessidade dos gerenciadores de pacotes Debian, Ubuntu, Arch ou Fedora. Você simplesmente instala os arquivos .lua copiando-os em um diretório. Esses arquivos .lua funcionam como extensões na maioria das versões do reprodutor de mídia VLC e alguns usuários realmente trocam os que criaram, de forma semelhante aos temas da maioria dos outros softwares. Alguns plug-ins são simplesmente skins artísticos, enquanto outros fornecem funcionalidades adicionais, como correspondência de música, localização de letras e legendagem de vídeos. As legendas geralmente vêm como arquivos separados que acompanham os próprios vídeos.



Embora possa ser tentador instalar muitos desses plug-ins, você pode querer examinar e remover alguns deles quando terminar de testá-los. Deixar apenas aqueles instalados que você realmente usa garantirá que a janela do VLC media player sempre inicie muito rapidamente. Dito isso, um tema de interface mínimo ou uma pequena capa pode realmente ajudá-lo a iniciar o player mais rápido. Lembre-se desta dica ao instalar extensões VLC em seu sistema Linux.



Instalando extensões .lua no VLC

Certifique-se de que as extensões que você baixou terminam com .lua, caso contrário, o VLC pode não ser capaz de lê-las corretamente. Depois de ter certeza de que elas estão formatadas corretamente e são seguras para usar, você precisará decidir se deseja instalar as extensões para todos os usuários ou apenas para você. Você terá que extrair os arquivos .lua se eles estiverem em um arquivo. Você pode usar uma ferramenta gráfica para fazer isso ou gunzip se eles estiverem no formato .gz. Se você receber um arquivo tar após usar gunzip no arquivo, poderá simplesmente extraí-lo uma segunda vez para encontrar as extensões em questão.



Mova os arquivos .lua, usando uma ferramenta gráfica ou o comando mv, para o ~ / .local / share / vlc / lua / extensions / se você só quiser usá-los para você. Esta é a maneira preferida de fazer isso em um sistema de usuário único, porque não há chance de você executar o VLC por meio do gksu ou qualquer coisa do tipo

Extensões para todos os usuários vão em / usr / lib / vlc / lua / extensions / , mas provavelmente você precisará de acesso root para chegar lá. Você pode manter pressionada a tecla Windows ou Super e apertar R e, em seguida, digite gksu nautilus ou gksu thunar para obter um gerenciador de arquivos acessível pelo root. Arrastá-los de uma janela à qual você tem acesso de usuário pode criar extensões com permissões de usuário regulares, o que você provavelmente não quer em uma escala / usr / lib /, então você pode usar um comando simples para corrigi-lo. Questão sudo chown -R root / usr / lib / vlc / lua /; sudo sudo chown -R root: / usr / lib / vlc / lua / a partir de um prompt CLI assim que terminar, para garantir que eles tenham permissões de root. Você não precisará fazer isso se estiver usando-os apenas em seu diretório inicial em ~ / .local / share / vlc / lua / extensions / , entretanto, uma vez que você deseja que eles tenham permissões de usuário normais de qualquer maneira.

Depois de instalados, inicie o VLC e clique no menu Exibir. Você deve ser capaz de encontrar VLsub, Lyrics Finder, Add Similar, Subtitles, Media Context, musiXmatch , Mostre-me o significado e qualquer outra extensão que você instalou ali mesmo nesse menu. Ao instalar skins personalizados, você precisará ir ao menu Ferramentas e selecionar preferências. Clique na opção Usar tema personalizado e selecione o arquivo de capa que está usando.

Tecnicamente, você poderia colocá-los em outros diretórios, já que esta janela oferece a opção de navegar, mas isso apenas cria desordem, então provavelmente você não vai querer. Você pode querer experimentar ocasionalmente um que está em seu diretório ~ / Downloads antes de instalá-lo permanentemente, apenas para ver como ele se parece. Este widget é perfeito para isso. Selecione o skin personalizado que deseja usar aqui e clique em ok.

Experimente o skin reproduzindo um vídeo e observe se a resolução é baixa ou a qualidade do vídeo é ruim. Você pode não querer usar uma capa que cause qualquer um desses, mas tente arrastar e redimensionar a janela antes de desistir. Como alternativa, você pode pressionar a tecla F11 ou clicar duas vezes no centro do vídeo para entrar no modo de tela inteira e ver como ele é reproduzido.

Algumas skins não têm controles visíveis ou estão desaparecendo. Algumas skins imitam alternativamente o estilo do reprodutor de vídeo de outros programas, como o GNOME Player.

Quando estiver satisfeito, você pode remover os skins que não planeja usar dos mesmos diretórios em que os instalou. Enquanto algumas dessas skins podem tornar o programa mais inchado, algumas podem, em vez disso, fazer o player VLC se mover ainda mais rápido. Uma boa regra prática é que quanto mais leve e minimalista for uma pele, mais rápido ela será executada.

Muito poucas das extensões VLSub estão funcionando ativamente e poucas estão ativamente desenvolvidas, mas vale a pena adicionar VLSub e algumas outras. Se você atualizou para o VLC 2.2 ou superior, pode pesquisar e instalar extensões no menu Ferramentas. Selecione plugins e vá para as extensões abaixo dele. Depois de selecionar um plugin que você gosta, você pode clicar no botão Instalar e o programa fará o trabalho para você. É igual ao mesmo sistema que instala esses plug-ins dentro do Mozilla Firefox. Preste atenção especial aos números de versão ao instalar um plug-in, no entanto, uma vez que algumas dessas versões não são realmente as mais recentes e você precisará olhar através do repositório integrado do programa para encontrar uma posterior. Então, novamente, as versões mais antigas podem realmente funcionar um pouco melhor com sua instalação dependendo.

Às vezes, você precisará substituir extensões existentes no / usr / lib / vlc / lua / extensions / , e o programa não pode fazer isso automaticamente. Descubra o nome do arquivo .lua e emita o comando sudo rm /usr/lib/vlc/lua/extensions/filename.lua , substituindo o arquivo pelo nome real em questão. Uma vez que você estará operando como root para fazer isso, você vai querer verificar novamente e ter certeza de que o nome do comando que você escreveu está realmente correto.

4 minutos lidos