Compreender a diferença entre os protocolos de segurança WiFi: WEP, WPA e WPA2 Wi-Fi



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os protocolos de segurança Wi-Fi foram desenvolvidos para proteger a rede de partes indesejadas. WEP, WPA e WPA2 são diferentes, mas também têm a mesma finalidade. Ele criptografa os dados privados do usuário que são transmitidos por ondas aéreas. No entanto, muitos usuários não sabem o que cada protocolo faz e qual deles é melhor do que os outros. Neste artigo, iremos informá-lo sobre cada protocolo de segurança Wi-Fi e as diferentes opções disponíveis ao escolher a opção de segurança.



Protocolos de segurança de Wi-Fi



Privacidade equivalente com fio (WEP)

A privacidade equivalente com fio foi desenvolvida em 1999 e é o protocolo de segurança mais antigo que usamos para redes sem fio. WEP se destina a fornecer a segurança para redes sem fio semelhantes às redes com fio. WEP usou a chave de criptografia de 40 bits para segurança. No entanto, depois de algum tempo, a criptografia usada para isso foi descoberta como não segura e vulnerável. Hoje em dia o WEP não é mais usado e é por isso que os roteadores Wi-Fi mais recentes não têm mais opção para WEP.



Opção de segurança WEP em roteadores antigos

Acesso protegido por Wi-Fi (WPA)

Devido à falta de WEP para o protocolo de segurança, o Wi-Fi Protected Access foi introduzido como uma atualização para WEP. O WPA é muito melhor do que o WPE porque usa criptografia mais forte do que a criptografia de 40 bits. O WPA usa métodos de criptografia chamados TKIP que representam o Temporal Key Integrity Protocol. O TKIP altera dinamicamente suas chaves à medida que é usado, o que o torna um pouco mais seguro do que o WEP. No entanto, ainda não é o mais seguro porque o TKIP tem algumas vulnerabilidades.

Segurança WPA ainda disponível em roteadores modernos



Acesso protegido Wi-Fi 2 (WPA2)

O WPA2 foi desenvolvido com segurança mais forte para cuidar das falhas do WPA. Este usa o AES conhecido como Advanced Encryption Standard para a criptografia. A criptografia AES usa o algoritmo de criptografia simétrica que a torna forte o suficiente contra os ataques à segurança. A criptografia AES é usada até mesmo pelo governo para proteger dados governamentais confidenciais.

WPA2 com criptografia AES

Diferença entre WEP, WPA e WPA2

Agora que você tem o conhecimento básico sobre esses três, talvez já conheça algumas diferenças. No entanto, escolhê-los como uma opção em seu roteador ou dispositivos é outra história. A maioria dos modernos modem / roteador não terá mais a opção de WEP, pois é o pior protocolo de segurança. Você pode encontrar as opções WPA e WPA2 disponíveis na lista da página de segurança sem fio. Todos eles usam tecnologias de criptografia diferentes e a tecnologia AES de WPA2 é mais segura.

Também há uma opção para o mixer WPA / WPA2 no segurança menu para a maioria dos dispositivos e roteadores. Esta opção significa que permitirá WPA e WPA2 ao mesmo tempo. Ele usará segurança AES e TKIP. Esta opção é fornecida para fins de compatibilidade devido a alguns dispositivos mais antigos que ainda usam WPA. No entanto, se um usuário estiver usando TKIP e AES, a rede ficará mais vulnerável. Se todos os dispositivos estiverem usando WPA2, a melhor opção é escolher WPA2 na lista de segurança sem fio.

Menu para protocolos de segurança Wi-Fi

Tag Rede Protocolos Segurança 2 minutos lidos