Correção: dispositivos desconhecidos e estranhos aparecendo na rede



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A proteção de Wi-Fi é um requisito essencial se você deseja evitar ser hackeado, perder dados e compartilhar seu Wi-Fi com usuários não autorizados. Por esses motivos, você deve sempre alterar a senha do Wi-Fi regularmente. Tem havido preocupação em fóruns online sobre dispositivos invasores, principalmente telefones, aparecendo na página Rede do Gerenciador de arquivos. Clicar com o botão direito e visualizar as propriedades de tais dispositivos mostrará alguns detalhes, especialmente o endereço MAC e o fabricante, mas não o endereço IP. No entanto, esses dispositivos não são visíveis na lista de roteadores. Este artigo vai responder à pergunta de por que esses dispositivos aparecem e como se livrar deles.



Em primeiro lugar, você precisa saber que esse não é um problema de segurança. Telefones e alguns outros dispositivos Wi-Fi, mas especialmente telefones, estão continuamente procurando redes disponíveis, mesmo quando estão conectados a uma, para tentar encontrar possivelmente uma melhor. Por causa disso, sua rede Wi-Fi está continuamente sendo verificada de forma intermitente por esses dispositivos e sua rede Wi-Fi está reconhecendo, é claro, que está disponível. Isso ocorrerá mesmo se sua rede estiver oculta. É assim que um telefone (ou qualquer outro dispositivo Wi-Fi) pode realmente começar a se conectar a uma rede Wi-Fi.



Razões pelas quais você vê dispositivos estranhos em sua rede

Se você vir dispositivos estranhos em seu gerenciador de rede, é provável que seu Wi-Fi esteja protegido por um protocolo WPA (Wi-Fi Protected Access). Como o WPA2 não protege as camadas físicas e MAC (afinal, todos, até mesmo o proprietário da rede sem fio, precisam de um nível mínimo de acesso sem fio para entrar na rede), os telefones celulares invasores tentaram algum tipo de acesso 'significativo' tente se conectar ao seu Wi-Fi, portanto, você verá no gerenciador de rede do Windows.



Para obter a lista de Wi-Fi disponível, o telefone / dispositivo envia um 'pacote' de dados solicitando informações do dispositivo, que outros dispositivos Wi-Fi e roteadores reconhecem e respondem com informações apropriadas, no caso de um roteador para Por exemplo, seu SSID (o nome da rede Wi-Fi) e o tipo de desafio de segurança que será necessário se o dispositivo desejar entrar. O envio inicial das informações quase sempre incluirá seu endereço MAC, que geralmente é atribuído a um fabricante. Essa tentativa é tudo o que leva para o telefone celular ou dispositivo sem fio mostrar ao seu proprietário que há SSID ‘xyz’ disponível, mas está seguro. Parece que os dispositivos não autorizados fazem apenas um handshake parcial para a rede conforme você recebe o fabricante, modelo, número do modelo, endereço MAC. O endereço IP não é executado porque o handshake não foi concluído, portanto, não consegue adquirir o status da rede. Se o dispositivo tiver um endereço IP, ele foi conectado ao seu Wi-Fi com sucesso.

O Windows Connect Now no Windows 10 e 8 vai e faz mais alguns trabalhos. Quando você clica na rede em seu ‘File Explorer’, o Windows Connect Now envia um ‘pacote / beacon’ para não apenas obter uma lista dos dispositivos conectados para sua rede, mas também outros dispositivos potenciais que respondem à sua solicitação via Wi-Fi. Por esse motivo, você verá os dispositivos não autorizados, mesmo se o seu Wi-Fi estiver oculto. Ele também lê os logs que você geralmente não consegue ver a partir de um roteador para ver o que, em um determinado período de tempo, enviou um desses pacotes, para tentar fornecer a lista mais completa disponível de todos os dispositivos possíveis aos quais você pode se conectar, se você e esse dispositivo tem a autoridade adequada para fazê-lo. Esta é a razão pela qual você não verá esses dispositivos acessando sua lista de roteadores de suas configurações e conexões.

Veja como se livrar de dispositivos invasores em sua rede. Este método funcionará no Windows 7, 8 e 10.



Método 1: Desative o Windows Connect Now Service

Com o Windows Connect Now desativado / desabilitado, você só vê os dispositivos reais que estão atualmente na sua rede. Nesse sentido, o WCN não é necessário como um recurso, portanto, não faz mal nenhum tê-lo desativado; no entanto, é conveniente quando você deseja se conectar a um tablet ou outro dispositivo Wi-Fi que realmente esteja na sua rede.

  1. pressione Janela / Tecla Iniciar + R para abrir o Run
  2. Tipo ' controlar ferramentas de administração e pressione Enter para abrir as ferramentas administrativas
  3. Clique duas vezes em Serviços atalho para abrir a janela de serviços
  4. Olhe para windows conectem agora clique com o botão direito para ir para Propriedades
  5. No geral guia, selecione ‘ Desativado 'Nas opções de tipo de inicialização.
  6. Abaixo do status do serviço, clique em Pare
  7. Clique em Aplique , a ESTÁ BEM.

Você não será mais capaz de ver dispositivos em potencial. Desativar o serviço irá impedi-lo de reiniciar automaticamente quando você reiniciar o computador.

Método 2: desative WPS (Wi-Fi Protected Setup) em seu roteador

O WPS envia as informações para o Windows Connect Now. Se você tiver mais de um computador na rede, desabilitar o WPS em seu roteador resolverá esse problema para todos os PCs. Somente WPA2-Personal, também conhecido como WPA2-PSK - o “PSK” significa “chave pré-compartilhada” é seguro o suficiente. O WPS permite que você use uma maneira mais fácil de se conectar, em vez de inserir sua senha de Wi-Fi. Os dispositivos podem, portanto, estar demorando e esperando pela conexão fácil, por exemplo, pressionando um botão no roteador. Diz-se que desativar o WPS tornará seu Wi-Fi mais seguro. Para desativar WPS:

  1. Abra um navegador
  2. Entre na WAN Endereço IP do seu roteador ou o endereço IP da LAN (se conectado através de um cabo) na barra de endereço URL e pressione enter para abrir (você pode ter que verificar o manual do roteador para os valores, mas a maioria dos fabricantes usa Endereço IP da LAN 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 ) Se isso não funcionar para você, visualize o IP do gateway padrão em seu status de rede e use-o para acessar o roteador.
  3. Insira o senha para acessar seu roteador
  4. Você provavelmente encontrará essa opção em Configuração de Wi-Fi protegido ou WPS em sua interface de configuração baseada na web. Roteadores diferentes têm interfaces diferentes.
  5. Desabilitar WPS e salve as alterações.

Alguns roteadores não terão a opção de desativar o WPS, enquanto outros não possuem esse recurso (eles são provavelmente mais seguros e não abrirão dispositivos invasores em seu computador).

WPS é um recurso extremamente arriscado para se beneficiar de uma conexão mais fácil ao seu Wi-Fi. Você sempre deve usar WPA2 como a criptografia de sua rede Wi-Fi. O WPA substituiu o obsoleto WEP (Wired Equivalent Privacy), portanto, evite usar o WEP. Lembre-se também de alterar sua senha de Wi-Fi regularmente para bloquear usuários não autorizados (porque compartilhar sua senha com um convidado pode espalhá-la para outras pessoas).

4 minutos lidos