O Android Q pode vir com sobreposições de cores de destaque pré-instaladas

Android / O Android Q pode vir com sobreposições de cores de destaque pré-instaladas 2 minutos lidos

Android Q



O Android é conhecido por sua personalização. As pessoas têm diferentes opções e preferências sobre a aparência de sua IU e o Android gerencia muito bem esse aspecto. Mas, como costuma acontecer, existem certas limitações, como a incapacidade de alterar as cores e aplicativos do SystemUI. Embora isso seja bem tratado pela grande comunidade Dev do Android com ferramentas como o Substratum.

Os usuários com dispositivos com acesso root há muito desfrutam de um excelente suporte para temas com o mecanismo de temas do Cyanogen. Mas isso não era suportado nativamente pela estrutura do Android, causando algumas lentidões com impactos de desempenho em toda a linha. O Google finalmente trouxe algum suporte nativo para temas de todo o sistema no Android 8.0, usando o serviço Overlay Manager da Sony.



Ao contrário do Cyanogen, a implementação do OMS não exigiu modificações no aplicativo de forma alguma e, em vez disso, usou “ idmap ”(Uma estrutura Android Overlay). Isso significava que as sobreposições eram mais compatíveis e não exigiam acesso root para instalação.



Mudanças de cor de destaque no Android Q

O Oxygen OS da OnePlus já permite mudanças de cor no SystemUI, mas para outros usuários do Android, o Substratum continua sendo a única opção para tais mudanças. Além disso, sua instalação e uso podem ser um pouco assustadores para um usuário médio de telefone.



Esse pode não ser o caso do Android Q, pois Mishaal Rahman da XDA , em sua versão vazada do Android Q descobriu várias sobreposições pré-instaladas, permitindo que ele fizesse alterações na forma do ícone, fonte e cor de destaque em toda a IU. Isso é algo que falta na maioria dos firmwares, mesmo com suporte subjacente para isso.

Fonte de sobreposições pré-instaladas - XDA.com

Não fique muito animado com isso agora

Compartilhamos as preocupações de Rahman em seu original artigo . Mesmo se o Google decidir trazer essas alterações para a compilação final do Android Q, elas podem não estar presentes no firmware OEM, a maioria dos quais controla rigidamente a aparência de sua IU. Mesmo o Google não é muito útil em sobrepor temas no Android.



No Android 9.0, eles bloquearam o uso de sobreposições de terceiros citando razões de segurança. Eles afirmaram “ O Overlay Manager Service (OMS) destina-se ao uso do fabricante do dispositivo. O OMS, em sua forma atual, não foi projetado para ser um recurso de tema genérico - mais considerações de design precisarão ser colocadas nele para manter a segurança da plataforma Android e os padrões de produto para os usuários. Conseqüentemente, o OMS nunca foi defendido como um recurso de desenvolvedor público. “Isso significava que os usuários estavam à mercê dos OEMs para implementar temas em seu firmware. O que, novamente, não chegaria perto de sobreposições de terceiros da comunidade.

Esperamos que essas mudanças acabem no Android Q e sejam implementadas por OEMs, incluindo o Google em seus dispositivos Pixel.