AMD X370 vs B350: Qual é o melhor

Ryzen definitivamente cumpre uma promessa intrigante. Essa promessa é essencialmente um ótimo desempenho a um preço atraente. Com uma contagem de clock mais alta e ótimo desempenho, não apenas em jogos, mas também em produtividade. Não importa se você é um jogador ou alguém que gera muita produtividade em seu sistema, Ryzen é uma linha incrível de processadores. Finalmente, depois de um tempo, temos uma competição real no departamento de processamento.



Imagem: Fórum Lowyat

A própria programação torna bastante simples para as pessoas decidirem sobre um processador. É no setor de placas-mãe, onde as coisas podem ficar um pouco confusas para as pessoas. Você quer um valor geral incrível sem o sacrifício de muitos recursos? Ou você quer tudo para fora com uma placa-mãe robusta carregada até a borda com benefícios ?. Pode ser um pouco difícil para as pessoas justificar uma placa-mãe topo de linha. Isso porque as pessoas não acham que precisam desses extras bacanas.



É por isso que neste guia vamos comparar os melhores dos melhores chipsets. Estaremos comparando a oferta midrange, que é o chipset B350, e o chipset carregado com recursos de ponta, que é o X370. Então, qual chipset AM4 é melhor? Vamos descobrir.



Principais recursos do X370

Lembre-se de que ambos os chipsets oferecem suporte a processadores Ryzen de segunda geração. Portanto, se você já tem uma placa-mãe X370, pode instalar um processador Ryzen de segunda geração sem problemas.



Imagem: Gamers Nexus

O X370 é um chipset topo de linha, portanto, obviamente, suporta overclock. O desempenho de overclocking parece muito melhor do que o chipset B450 (a opção mais intermediária de Ryzen). A velocidade máxima da RAM aqui é 2667Mhz. Lembre-se de que Ryzen funciona melhor com memória mais rápida. Possui seis portas USB 3.0 (5 Mbps) e duas portas 3.1 Gen2 (10 Mbps). Ele também suporta armazenamento raid e crossfire para GPUs.

Talvez você já tenha adquirido um processador Ryzen de primeira geração. Nesse caso, você não terá nenhuma reclamação com o X370. Mas se agora você está se perguntando qual placa-mãe X370 comprar, recentemente analisamos o melhores placas-mãe X370 .



No geral, o X370 é uma escolha atraente para muitas pessoas. Os recursos extras espalhados no topo (principalmente melhor overclock e suporte de RAM mais rápido) são amplamente apreciados. Então, se você está indo com um processador Ryzen topo de linha, o X370 é um acéfalo. Funciona bem com Ryzen 2 também. Basta manter o BIOS atualizado. No entanto, se você estiver usando um processador Ryzen 2, o X470 tem melhor desempenho em overclock. Se você tem orçamento, leve-o em consideração.

Principais características do B350

Se você está tendo dificuldade em justificar o custo de uma placa X370, talvez goste da oferta de médio porte. Claro, ele reduz alguns recursos, mas ainda assim é um grande valor. Vamos dar uma olhada neste chipset de médio porte.

O B350 pega tudo o que é ótimo no X370, reduz em algumas áreas e o resultado é uma placa-mãe de médio porte incrível. Assim como o X370, ele também suporta overclock (embora o desempenho seja obviamente um pouco rebaixado). Outro sacrifício que você está fazendo aqui é o número de portas USB 3.0 (5 Mbps). Em comparação com as seis portas do X370, você só terá duas aqui. Mesmo assim, as duas portas USB 3.1 Gen2 (10 Mbps) ainda estão presentes aqui.

Ele tem suporte para armazenamento RAID, assim como o X370. No entanto, outro sacrifício feito aqui é o suporte a várias GPUs. Não achamos que isso seja um grande negócio para a maioria das pessoas, então não vamos insistir muito nisso. Além disso, chega perto do chipset topo de linha.

Claro, o B350 não terá um desempenho tão bom em overclock como uma placa X370. Você também perde o suporte a várias GPUs. Também há o sacrifício de algumas portas USB. No entanto, pensamos que todos os cantos cortados aqui são bastante inteligentes. Ele ainda cumpre a promessa de uma ótima experiência Ryzen. O preço definitivamente o torna atraente e isso torna o B350 suficiente para a maioria das pessoas.

Lembre-se de que você deve sempre manter o BIOS atualizado. Isso é especialmente importante se você quiser atualizar para um processador Ryzen 2 posteriormente.

Veredicto Final

No final das contas, tudo tem um preço. Se você tem orçamento para isso, vai aproveitar o X370 por seus excelentes recursos de overclock.

Caso contrário, o B350 ainda é uma ótima opção porque não economiza em muitas áreas. A AMD fez um trabalho excelente para tornar o Ryzen acessível a mais pessoas.