EROFS da Huawei será mesclado no kernel do Linux 4.19



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Em janeiro de 2018, a Huawei anunciou que a empresa está desenvolvendo um sistema de arquivos de código aberto chamado EROFS (Extendable Read-Only File System), que apresentaria um modo de compressão aprimorado com foco no desempenho e na velocidade.



Agora parece que o EROFS está sendo introduzido no Linux 4.19, já que o código do kernel EROFS inicial foi mesclado ao branch staging-next de Greg Kroah-Hartman. Este código de teste é o que virá em uma semana ou mais após o Linux 4.18, que deve ser lançado na próxima semana.



O EROFS está sendo projetado principalmente para possível uso em dispositivos Android e não se destina a substituir outros sistemas de arquivos como EXT4 / F2FS, mas será um FS somente leitura que tem alguns recursos extensíveis, como a compressão integrada acima mencionada, e outros recursos desconhecidos.



O EROFS ainda está em desenvolvimento e é altamente improvável que o vejamos usado em qualquer dispositivo no futuro próximo, mas os engenheiros da Huawei estão prometendo um desempenho de disco aprimorado em comparação com outros sistemas de arquivos. No mínimo, é certamente um desenvolvimento que vale a pena acompanhar.

1 minuto lido