Como alterar players padrão no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você pode querer assistir a um vídeo MP4 ou AVI no GNOME Media Player. Talvez você prefira ouvir música no Audacious, VLC Media Player, Parole ou algo mais exótico. Felizmente, você pode alterar o reprodutor de mídia padrão do Linux para cada tipo de arquivo individualmente ou como um todo.



As instruções individuais alteram apenas os padrões do reprodutor de mídia para um único tipo de arquivo. Na verdade, você pode definir diferentes tipos de arquivo para jogar com diferentes jogadores. Isso é especialmente útil se você usar um programa específico para reproduzir arquivos MIDI ou MP3, que ainda não são suportados por todos os aplicativos no Linux.



Método 1: clicar com o botão direito em arquivos de mídia

Se você já sabe onde encontrar o arquivo de áudio ou vídeo que deseja reproduzir e pode encontrá-lo em seu gerenciador de arquivos, basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar Propriedades no menu de contexto. Você deverá ver uma linha chamada “Abrir com:” que apresentará uma caixa suspensa ao lado dela.



Clique na caixa e você verá uma lista de players de mídia válidos com os quais você pode visualizar o arquivo. Selecione o que você está procurando e clique nos botões Fechar ou OK, dependendo de qual gerenciador de arquivos você está usando. Isso deve funcionar bem para aqueles que usam o Nautilus, bem como para aqueles que usam um gerenciador de arquivos no KDE. Thunar e PCManFM também são suportados, então você não deve ter problemas se estiver usando Xubuntu ou Lubuntu. Agora você pode clicar duas vezes no arquivo de mídia para reproduzi-lo em seu reprodutor de mídia preferido.

Se a lista não oferecer nenhum outro reprodutor de mídia além daquele que foi padronizado, então é bem possível que você não tenha nenhum outro instalado.



Método 2: Alterar os aplicativos padrão

Se você não tiver um arquivo de mídia escolhido, precisará realizar uma etapa extra, mas ainda não terá que brincar muito para fazer o trabalho. Estas instruções irão alterar o seu reprodutor de mídia padrão em seu ambiente de área de trabalho para todos os tipos de arquivo, mas isso pode ser facilmente desfeito para que você não cause nenhum dano duradouro se escolher o errado.

Você precisará abrir o miniaplicativo de configuração de aplicativos padrão. Os usuários do Ubuntu Dash irão querer selecionar Configurações do Sistema, clicar em Detalhes e então clicar em Aplicativos Padrão. Versões mais antigas do Ubuntu armazenavam isso em Configurações do sistema em Informações do sistema e pode haver um miniaplicativo semelhante encontrado para usuários do MATE e semelhantes. Os usuários do Xfce4 não terão que se preocupar porque esse ambiente de área de trabalho usa principalmente o método acima para definir associações de arquivos.

Se você for um usuário LXDE, clique no menu LX seguido de Preferências e selecione Aplicativos padrão para LXSession. Independentemente do que você fez para chegar lá, quando estiver lá, role para baixo até ver as opções do player de vídeo e áudio. Dependendo do ambiente da sua área de trabalho, você pode ver apenas uma opção de reprodutor de mídia geral.

Selecione seu reprodutor de mídia preferido e concorde com as alterações, se necessário. Feche a janela e você deve ter seu reprodutor de mídia preferido mapeado no quadro. Você pode tentar clicar duas vezes em qualquer arquivo de mídia para testá-lo.

O arquivo de mídia escolhido será carregado em qualquer reprodutor de mídia selecionado. Basta executar o seletor de aplicativos padrão uma segunda vez se quiser alterá-lo novamente. Você pode precisar fazer isso depois de instalar um novo reprodutor de mídia, já que seu gerenciador de pacotes pode forçar uma mudança em você sem sua permissão. Se isso acontecer, basta abrir o miniaplicativo conforme descrito neste método e selecionar um reprodutor de mídia diferente.

2 minutos lidos