Mais detalhes surgem no próximo chip móvel da Samsung, codinome dos núcleos de alto desempenho no Exynos 9820 vazado

Hardware / Mais detalhes surgem no próximo chip móvel da Samsung, codinome dos núcleos de alto desempenho no Exynos 9820 vazado 2 minutos lidos Logotipo da Samsung

Logotipo da Samsung



A maioria dos telefones Android mais importantes usa processadores da Qualcomm, principalmente da série 800. Mas grandes fabricantes como Samsung e Huawei gastam uma quantidade considerável de recursos desenvolvendo seus próprios chips.

A Samsung tem sua própria linha Exynos, que é bastante conhecida. A maioria dos telefones de gama baixa e média da Samsung usam alguns dos chips Exynos de nível médio, mas alguns dispositivos da série Galaxy S em regiões específicas recebem os chips Exynos de gama alta. Esses chips geralmente não correspondem aos da Qualcomm em desempenho, mas a diferença nas tarefas do dia a dia é insignificante.



O Exynos 9820 será um processador muito interessante, será o primeiro processador 7nm da Samsung baseado no processo FinFET. Este chip deve estrear com a série Galaxy S10 no próximo ano.



De acordo com um novo vazamento de “ @Ice Universe “, Alguns dos núcleos ARM modificados terão o codinome Cheetah. Estes serão os núcleos de alto desempenho do Exynos 9820. O chip Exynos que chegará no próximo ano pode ter 2 ou 4 núcleos de alto desempenho, dependendo de sua configuração final.

De acordo com um vazamento anterior de “ @Ice Universe, ”O Exynos 9820 vai abrigar a GPU Mali-G76 MP18. Até mesmo esta GPU estará no processo de 7 nm, então ela se encaixa perfeitamente com os vazamentos até agora.



Os chips Exynos já alcançaram pontuações de benchmark de seus concorrentes Snapdragon, mas a diferença real permanece nos modems de internet, onde a Qualcomm tem uma vantagem séria. A Qualcomm fabrica chips de celular superiores e também seus Adreno GPUs permanecem incomparáveis.

Isso provavelmente se deve a um acordo entre a Samsung e a Qualcomm, que impede a Samsung de vender modems e chipsets integrados pelos próximos 25 anos. O que significa que a Samsung depende de fabricantes terceiros para parte do hardware.

Chegando às especificações e desempenho, não há nenhuma notícia sólida, mas podemos fazer algumas suposições. Como o Exynos 9820 será baseado em 7 nm, ele deve ter uma frequência de clock mais alta do que os núcleos A-76 usados ​​no Snapdragon 845, embora seja mais eficiente. Os melhores chipsets Snapdragon 845 binned atingiram a marca de 2,9 GHz, então não será surpresa se os novos chips Exynos ultrapassarem a marca de 3,0 GHz.

A Samsung tem muita experiência em fabricação, então não há dúvida de que o Exynos 9820 será ótimo. Se ele vai superar o Snapdragon 8150, é uma questão para outro dia.

Tag samsung