Correção: Nenhuma opção de Wifi nas configurações do Windows 10

Alguns usuários relataram que, do nada, não há guia Wifi no Rede e Internet categoria de Configurações do Windows . O problema geralmente é devido à falta de execução dos serviços necessários ou aos drivers de Wifi desatualizados. A maioria de nós usa uma placa Wifi em nosso sistema em vez de conexões com fio porque preferimos que seja assim. Não há muitas mudanças na velocidade de conexão à Internet, porém, apenas para nos salvar dos problemas de uma conexão com fio, optamos por uma placa Wifi.

O referido problema pode, em alguns casos, ser devido ao seu sistema operacional. Nesse caso, o Windows não está detectando a placa Wifi ou algo o está impedindo de fazer isso. No entanto, o problema pode ser facilmente resolvido aplicando-se algumas soluções específicas.

O que faz com que a opção Wifi desapareça das configurações do Windows no Windows 10?

Bem, o motivo pelo qual você não recebe uma guia Wifi nas configurações do Windows é provavelmente que seu Windows não a está detectando. O problema geralmente é causado pelos seguintes fatores -

• Serviços necessários . O Wifi em seu sistema requer que certos serviços estejam funcionando para funcionar corretamente. Se os serviços necessários forem interrompidos, isso pode causar o problema.
  • Drivers de wi-fi . Os drivers Wifi em seu sistema são responsáveis ​​por estabelecer uma conexão entre a placa wireless e o sistema. Drivers corrompidos ou obsoletos podem causar o problema.

Agora, para solucionar o seu problema, siga as soluções fornecidas. No entanto, algumas soluções podem não ser aplicáveis ​​a determinados casos, portanto, certifique-se de examiná-las todas.

Solução 1: verifique a placa Wifi

Se sua placa-mãe vem sem uma placa wireless embutida e você comprou uma placa Wifi para o sistema separadamente, esta solução é para você. Antes de entrar nas outras soluções, certifique-se de que conectou a placa wi-fi corretamente, pois no caso de conectividade incorreta, a placa não será detectada pelo Windows e você obterá o referido problema.

Se você estiver usando um laptop ou se sua placa-mãe vier com wi-fi embutido, pule para a próxima solução.

Solução 2: Ativando o serviço necessário

Alguns usuários relataram que o problema era devido aos serviços Wifi necessários não estarem funcionando. Portanto, certifique-se de verificar os serviços necessários antes de continuar. Veja como fazer:

1. Vamos para Menu Iniciar , digitar Serviços e abri-lo.
  2. Na janela Serviços, localize o WLAN Autoconfig serviço.
  3. Clique com o botão direito e selecione Propriedades .

WLAN Autoconfig - Windows Services

4. Altere o tipo de inicialização para ‘ Automático ’E clique Começar para executar o serviço.

Iniciando o serviço WLAN Autoconfig

5. Clique Aplique e então bateu Está bem .
  6. Verifique se isso corrige o problema.

Solução 3: atualize o driver Wifi

Em alguns casos, você não consegue ver a opção Wifi nas configurações do Windows porque seus drivers de Wifi são obsoletos. Nesse cenário, você deve tentar atualizando o driver automaticamente. Veja como fazer:

1. Abrir Menu Iniciar , tipo Gerenciador de Dispositivos e abri-lo.
  2. Expandir o Adaptadores de rede Lista.
  3. Localize sua placa sem fio, clique com o botão direito e selecione ‘ Atualizar driver '.

Atualizando driver sem fio

4. Clique em ‘ Procure no meu computador o software de driver '.
  5. Selecione ‘ Deixe-me escolher em uma lista de drivers disponíveis no meu computador '.
  6. Acertar Próximo .
  7. Aguarde a conclusão e verifique se o problema foi resolvido.

Solução 4: Reinstale o driver Wifi

Existem cenários em que o driver Wifi está corrompido, caso em que apenas atualizar o driver não resolverá o problema. Nesse caso, você terá que reinstalar o driver Wifi, baixando o driver do site do fabricante. Veja como:

1. Abra o Gerenciador de Dispositivos .
  2. Expandir o Adaptadores de rede liste e localize o driver sem fio.
  3. Clique duas vezes para abrir Propriedades .
  4. Mudar para o Motorista guia e anote os detalhes do driver.

Detalhes do driver sem fio

5. Feche o Propriedades janela, clique com o botão direito em sua placa wireless e clique Desinstalar .

Desinstalando driver sem fio

Depois de desinstalar o driver da placa sem fio, acesse o site do fabricante e baixe os drivers mais recentes para a placa Wifi. Instale os drivers e reinicie o sistema.

Solução 5: ajuste o gerenciamento de energia

Se a opção Wifi nas configurações do Windows desaparecer do nada, isso pode ser devido às configurações de energia do driver da placa. Portanto, para obter a opção Wifi de volta, você terá que editar as configurações de gerenciamento de energia. Veja como:

1. Abra Gerenciador de Dispositivos e expandir o Adaptadores de rede Lista.
  2. Clique duas vezes na placa sem fio e mude para o Gerenciamento de energia aba.
  3. Desmarque o ‘ Permita que este computador desligue este dispositivo para economizar energia 'Caixa.

Alteração das configurações de energia do driver sem fio

4. Clique Está bem .