Microsoft Windows 10 para oferecer suporte ao codec AV1 acelerado por hardware, prometendo menor consumo de dados e melhor uso da bateria durante o streaming

janelas / Microsoft Windows 10 para oferecer suporte ao codec AV1 acelerado por hardware, prometendo menor consumo de dados e melhor uso da bateria durante o streaming 2 minutos lidos

Botão do Windows



Em breve, o Microsoft Windows 10 terá suporte nativo para o Codec AV1. O suporte para o codec permitirá que os PCs com Windows 10 transmitam vídeo de alta taxa de bits e resolução UHD de plataformas de streaming com segurança. O codec beneficiará especificamente os laptops, pois o codec é otimizado para melhor qualidade, menor consumo de dados e consumo de bateria.

A Microsoft anunciou que o Windows 10 em breve oferecerá suporte oficial ao formato AV1 Codec, desenvolvido em conjunto por várias empresas de TI. O Codec AV1 é significativamente melhor do que o codec de vídeo H.264 popular e predominante e até mesmo o Codec VP9. Além disso, o AV1 Codec depende da aceleração de hardware sempre que disponível.



Windows 10 para obter suporte para codec AV1 nativo, mas nem todos os computadores se beneficiarão?

A Alliance for Open Media (AOM) é um consórcio fundado pela Microsoft, Google, Mozilla, Cisco, Intel, Netflix e Amazon em 2015. A AOM é responsável pelo desenvolvimento do AV1 Codec. O consórcio promete se concentrar no desenvolvimento de formatos de mídia, codecs e tecnologias de código aberto de próxima geração de interesse público.



A AOM lançou o AV1 Codec em 2018. O AOMedia Video Codec 1.0 (AV1) é uma especificação livre de royalties, que promete oferecer plataforma cruzada, 4K UHD ou resolução de vídeo online superior com menor uso de dados. Ele pode fornecer vídeo 4K UHD com compactação 30% maior em média sobre os codecs predominantes. Além disso, o codec permite que mais telas exibam imagens vivas, cores mais profundas, destaques mais brilhantes, sombras mais escuras e outros recursos de imagem UHD aprimorados.



A propósito, AV1 Codec é ainda melhor do que a plataforma VP9 em 20 por cento. Isso significa que a quantidade de dados pode ser reduzida significativamente para aplicativos de streaming de vídeo baseados na web. No entanto, o aspecto mais atraente do AV1 Codec é que ele é acelerado por hardware. Isso significa que o codec depende do hardware e não do software. Computadores e dispositivos móveis com hardware poderoso agora podem reduzir o consumo excessivo de bateria que a codificação de software geralmente causa.



O aspecto de aceleração de hardware do Codec AV1 significa que os usuários do Windows 10 OS precisarão de algum hardware poderoso. A Microsoft observa que o Windows 10 PC deve incluir um processador Intel Core de 11ª geração e uma GPU Iris Xe integrada para aproveitar ao máximo o Codec AV1. Alternativamente, uma placa de vídeo decente da recém-lançada série Nvidia GeForce RTX 30 funcionará. Placas de vídeo com GPUs da série AMD Radeon RX 6000 serão suportadas em breve.

Microsoft tem extensão de codec AV1 na loja da Microsoft:

A Microsoft prometeu que lançará suporte para AV1 em novos dispositivos Windows 10 com as GPUs mais recentes neste outono. O Windows 10 v1909 ou posterior é necessário para executar o AV1 Codec. Os usuários também precisarão do AV1 Codec Extension, que já está disponível na Microsoft Store desde o ano passado.

A extensão AV1 Video ajuda os aplicativos de vídeo instalados no Windows 10 a reproduzir vídeos que foram codificados usando o padrão de codificação de vídeo AV1. Não é necessário adicionar um navegador da web atualizado ou outro aplicativo que suporte AV1 Codec para se beneficiar do novo codec de vídeo.

Tag janelas