Como definir uma configuração de comando personalizado em mednafen



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Embora o emulador mednafen não esteja incluído com os repositórios do Linux para ajudar na pirataria, é uma excelente maneira de reproduzir arquivos ROM de domínio público e de código aberto em qualquer máquina Linux. Alguns truques simples devem ajudá-lo se você estiver interessado em saber mais sobre o programa e configurar seus próprios controles. Isso é especialmente importante se você tiver um controlador sem fio ou qualquer tipo de dispositivo USB conectado ao sistema. Certos tipos de controladores PS3 que possuem fios USB padrão funcionarão com essas mesmas técnicas se o seu sistema operacional os reconhecer como controladores genéricos.



As configurações para vários consoles emulados podem se comportar de maneira diferente, e essas configurações podem até ser diferentes entre os jogos. Além disso, alguns sistemas podem exigir um cursor do mouse emulado. Para usá-lo com os poucos jogos que o exigem, você precisará não apenas acessar um mouse ou touchpad, mas também uma tecla Scroll Lock. Alguns ultrabooks novos e outras máquinas Linux portáteis extremamente leves não têm mais essa chave. Se você estiver seguindo as instruções do mednafen em qualquer máquina pequena que use uma tecla Fn para mapear uma tecla para outra, mantenha-a pressionada sempre que pressionar a tecla necessária. Por exemplo, se você precisar pressionar F2, mas F2 for compartilhado com algo em seu teclado, simplesmente pressione Fn e F2 juntos a cada vez para restaurar essa funcionalidade.



Método 1: obter ajuda durante os jogos

Pressione a tecla F1 para abrir um gráfico de ajuda. Essa associação de chave foi selecionada para garantir a compatibilidade com muitas outras partes do software que possuem uma associação semelhante. Lembre-se de que você não pode acessar esta tela de ajuda sem executar um jogo. Executar o mednafen sem um arquivo ROM carregado simplesmente o levará de volta à linha de comando. Ao pressionar F1, você verá uma janela pop-up sobre qualquer jogo emulado que esteja sendo executado dentro da janela gráfica do mednafen. Caso você tenha um problema gráfico em que um pop-up de estado de salvamento ou alguma outra tela de informações permaneça por trás das imagens de videogame emuladas, o ciclo dessa tela de ajuda também pode ajudar a se livrar dessas imagens fantasmas.



Este pop-up apenas fornece uma lista e não é realmente interativo, então você pode apertar F1 sempre que quiser se livrar dele. Ele também não pausa o jogo, então você pode deixá-lo aberto enquanto o opcode do jogo continua a ser executado. Preste atenção especial à ligação F10, pois alguns sistemas de emulação não possuem um soft reset. Em outros, um soft reset pode realmente ser necessário para continuar jogando certos tipos de jogos.

Observe que a ligação F9 para fazer uma captura de tela não está relacionada às combinações Print Screen ou SysRq / ALT + Print Screen usadas por ambientes de desktop emulando ligações do Microsoft Windows. Em vez disso, ele tira uma captura de tela e salva diretamente no disco no diretório ~ / .mednafen / snaps /. Dessa forma, você pode realmente usá-lo mesmo se estiver executando apenas um gerenciador de janelas, como o Openbox, sem um ambiente de área de trabalho.

Método 2: definir controles durante a execução de jogos

As teclas de comando e os controles reais do jogo são configurados separadamente no mednafen. Pressione F2 se quiser configurar uma tecla de comando. Isso é mais útil para alterar a ligação F11 se você estiver muito acostumado com isso sendo usado para maximizar as janelas ou para definir comandos do emulador para botões não usados ​​em controladores de jogo USB ou sem fio. Se você for fazer isso, certifique-se de ter seu controlador conectado antes de carregar a ROM.

Quando estiver pronto, pressione F2 para receber um prompt sobre qual comando você deseja reconfigurar. Aperte a tecla que atualmente faz tudo o que você está tentando fazer. Por exemplo, se você quiser definir uma tecla de avanço rápido em seu controlador para acelerar o jogo diretamente de um botão de ombro, pressione a tecla `quando surgir o prompt perguntando qual comando precisa ser reconfigurado.

Um prompt simples na parte inferior irá ler fast_forward (1) sem outras instruções. O comando obviamente seria diferente se você estivesse configurando um comando diferente. Você deve pressionar a tecla ou o botão do controlador ao qual deseja que o comando seja atribuído em resposta a este prompt. Assim que reconhecer o botão que você deseja usar, ele lerá fast_forward (2), que é uma solicitação para você pressioná-lo uma segunda vez. Pode continuar mais de uma vez se houver um problema com a conexão sem fio ao usar um controlador sem fio, ou se você pressionou dois botões separados durante o processo de mapeamento. A configuração dos botões do controlador segue um procedimento quase idêntico, simplesmente com diferentes combinações de teclas de comando. As portas 1-8 são atribuídas às teclas numéricas no teclado do sistema. Se você ainda não definiu atribuições personalizadas, todas essas ligações são especificadas no gráfico que aparece sempre que a tecla F1 é pressionada.

Para alguns sistemas como o GameBoy e seus derivados, apenas a primeira porta do controlador realmente importa. Mesmo que esses sistemas portáteis realmente não tenham controladores destacáveis, mednafen os emula mapeando-os para a primeira atribuição. Para a maioria dos jogos feitos para hardware da era de 8 e 16 bits, você só precisará de um ou dois controladores. Isso é especialmente verdadeiro para arquivos ROM de domínio público NES e Famicom. Alguns jogos usaram um extensor para fornecer suporte para mais de dois controladores.

Se você estiver jogando um jogo para um jogador, certifique-se de que seu controlador sem fio ou USB esteja conectado e pressione ALT, Shift e 1 ao mesmo tempo. Você também pode mapear os controles para botões em um teclado normal. Você receberá um prompt na parte inferior, mais do que provavelmente pedindo para mapear o controle para cima. Pressione o botão que deseja usar duas vezes. Se houver alguma confusão ou se você acidentalmente apertar dois botões, o software solicitará que você faça isso novamente, exatamente como no exemplo fast_forward. Assim que o prompt for atendido, ele passará por outras direções cardeais antes de solicitar os botões de ação associados ao referido console.

4 minutos lidos