As unidades Raspberry Pi 4 modelo B que enfrentam problemas de energia USB tipo C apresentam algumas soluções simples, apesar das falhas gritantes de design

Tecnologia / As unidades Raspberry Pi 4 modelo B que enfrentam problemas de energia USB tipo C apresentam algumas soluções simples, apesar das falhas gritantes de design 4 minutos lidos

Raspberry Pi-



A Raspberry Pi Foundation lançou recentemente a quarta iteração de seu imensamente popular computador de placa única, o Raspberry Pi 4 Model B. Logo depois, várias unidades compradas por compradores ansiosos não conseguiram ligar através da porta USB Tipo C. A fundação conduziu rapidamente sua própria investigação interna e confirmou que seu novo Raspberry Pi 4 Modelo B tem um problema com alguns cabos USB Tipo C que não carregam o computador de placa única. Os compradores têm falado bastante sobre o estranho problema que parece ser uma falha de hardware. Embora o problema esteja na forma como o hardware foi projetado, existem algumas soluções alternativas simples e eficazes.

A Raspberry Pi Foundation reconheceu abertamente que o recém-lançado Raspberry Pi 4 não funcionará quando alimentado por certos cabos USB Tipo C. O computador de placa única acessível é de longe a escolha mais popular para desenvolvedores que trabalham em projetos de Internet das Coisas (IoT). Além de vários elementos de hardware novos e aprimorados, incluindo um processador melhor, duas portas de saída micro HDMI e até 4 GB de RAM, a Raspberry Pi 4 Modelo B é a primeira placa Pi a usar um soquete de alimentação USB-C. A propósito, a nova iteração não tem uma porta de fonte de alimentação dedicada e precisa depender completamente da porta USB Tipo C. Em outras palavras, a quarta edição do Raspberry Pi é a primeira a incluir uma porta USB-C capaz de fornecer energia para ele.



Vários usuários e pioneiros do Raspberry Pi 4 Modelo B perceberam rapidamente que certos tipos de cabos USB Tipo C simplesmente falham ao ligar o computador de placa única. A propósito, muitos usuários têm afirmado veementemente que todos os cabos USB Tipo C que têm a capacidade de fornecer energia e também transmitir dados deveriam ter funcionado com o novo Raspberry Pi 4 Modelo B se a Raspberry Pi Foundation tivesse simplesmente seguido a especificação USB-C corretamente e completamente. Em outras palavras, a fundação parece ter perdido algumas dicas e protocolos de design simples, mas essenciais, que teriam garantido que a porta USB Tipo C no novo modelo aceitasse o fornecimento de energia de todos os cabos compatíveis.

Por que o novo Raspberry Pi 4 Modelo B não aceita energia de certos cabos USB tipo C?

O estranho problema foi relatado pela primeira vez por Liliputando , uma plataforma que testa regularmente computadores de placa única. Seguindo o fluxo de vários relatórios de certos cabos USB Tipo C não funcionando com o Raspberry Pi 4 Modelo B, o co-fundador do Raspberry Pi, Eben Upton, reconheceu o problema e tentou oferecer uma explicação sobre o fenômeno.

De acordo com Upton, o novo Raspberry Pi 4 não recebe energia quando usado com cabos USB-C marcados eletronicamente ou e. Esses cabos de nova geração são normalmente usados ​​por Apple MacBooks e outros laptops. Não é preciso acrescentar que esses cabos foram especificamente projetados tendo a segurança como uma preocupação principal. Eles têm proteção embutida que impede o fluxo de eletricidade se houver uma incompatibilidade entre a entrega e a aceitação de energia. Em outras palavras, os cabos são inteligentes o suficiente para primeiro estabelecer um padrão comum de fornecimento de energia e só então permitir o fluxo de energia.



Falando sobre o problema, Upton disse: “Um carregador inteligente com um cabo marcado com e identificará incorretamente o Raspberry Pi 4 como um acessório de adaptador de áudio e se recusará a fornecer energia. Espero que isso seja corrigido em uma revisão futura da placa, mas, por enquanto, os usuários precisarão aplicar uma das soluções alternativas sugeridas. É surpreendente que isso não tenha aparecido em nosso (bastante extenso) programa de testes de campo. ”

Benson Leung, um engenheiro do Google Chrome OS, há muito tempo luta por um teste mais rígido e uniforme e um padrão de aprovação para cabos e carregadores USB Tipo C. USB Tipo C é relativamente um novo padrão ou porta para entrega de dados e energia. É mais rápido, eficiente e capaz de fornecer uma grande quantidade de energia em comparação com seu antecessor, a porta micro USB. No entanto, a porta micro USB está inativa, para uso comercial há muito tempo e, portanto, existem padrões bem estabelecidos para a mesma.

Leung afirma que os engenheiros do Raspberry Pi cometeram um “erro comum de design de hardware USB-C”. Devido à falha de design no novo computador de placa única, simplesmente torna alguns cabos USB Tipo C incapazes de fornecer energia. Como mencionado antes, se o Raspberry Pi 4 for identificado incorretamente como um acessório de adaptador de áudio, até carregadores USB-C compatíveis fornecerão zero volts em vez dos 5 volts necessários para o computador de placa única.

Leung há muito tempo critica os fabricantes de Raspberry Pi por aparentemente não terem feito testes suficientes. Ele explica que, de uma perspectiva técnica, a especificação USB-C define dois pinos chamados CC1 e CC2 para conexão ao dissipador de energia de uma maneira específica. Os designers do Raspberry Pi aparentemente se desviaram dele de duas maneiras críticas.

“A primeira é que eles próprios projetaram este circuito, talvez tentando fazer algo inteligente com a detecção do nível de corrente, mas falhando em fazê-lo direito. Em vez de tentar criar um circuito inteligente, os designers de hardware devem simplesmente copiar a figura do USB-C Spec exatamente. O segundo erro é que eles não testaram realmente seu design Pi 4 com cabos avançados. Eu entendi, a situação do cabo USB-C é confusa e bagunçada, e eu a abordei em detalhes que existem vários cabos diferentes . '

Como alimentar o novo Raspberry Pi 4 Model B com qualquer cabo USB tipo C?

Embora os novos modelos do Raspberry Pi 4 Modelo B normalmente se recusem a ser alimentados por alguns cabos USB Tipo C modernos, existem algumas soluções simples. Os proprietários do Raspberry Pi 4 precisarão usar cabos USB-C não marcados com e. Esses cabos são enviados com a maioria dos carregadores de smartphone. O outro método simples de alimentar o novo Raspberry Pi 4 por meio da porta USB Tipo C é usando carregadores mais antigos com cabos A-C ou adaptadores micro USB para Tipo C. Essencialmente, qualquer método antigo de fornecimento de energia pode funcionar, desde que forneça 5,1 volts e 3 amperes.

A propósito, existem muito poucos carregadores CA antigos com a capacidade de fornecer 5,1 volts e 3 amperes. No entanto, vários carregadores modernos são capazes de fornecer muito mais energia devido aos novos padrões de carregamento rápido. Em outras palavras, combinar um novo carregador de smartphone com um antigo cabo USB Tipo C é uma opção viável. A opção mais óbvia, confiável e recomendada é comprar a fonte de alimentação oficial Raspberry Pi 4. No entanto, por US $ 8 ou £ 8, certamente não é uma opção barata.