O Facebook expande a verificação de fatos para incluir fotos e vídeos em uma tentativa de combater a desinformação

Tecnologia / O Facebook expande a verificação de fatos para incluir fotos e vídeos em uma tentativa de combater a desinformação 2 minutos lidos

Redação do Facebook



O Facebook sempre priorizou o combate à desinformação e, desde os últimos dois anos, os esforços nessa área se tornaram extensos. Para conseguir isso, a administração do Facebook trabalha com verificadores de fatos independentes e terceirizados que classificam e revisam a precisão do conteúdo do site. Até agora, esses verificadores de fatos focavam apenas em artigos. Hoje o Facebook anunciou que está expandindo sua verificação de fatos para incluir fotos e vídeos também para todos os seus 27 parceiros em todo o mundo. Este movimento visa a identificação de desinformação mais rápido do que antes.

A verificação de fatos de fotos e vídeos é realizada de maneira semelhante à dos artigos. De acordo com o anúncio, “construímos um modelo de aprendizado de máquina que usa vários sinais de envolvimento, incluindo feedback de pessoas no Facebook, para identificar conteúdo potencialmente falso. Em seguida, enviamos essas fotos e vídeos para verificadores de fatos para sua revisão, ou os verificadores podem revelar o conteúdo por conta própria. Muitos de nossos parceiros de verificação de fatos terceirizados têm experiência na avaliação de fotos e vídeos e são treinados em técnicas de verificação visual, como pesquisa reversa de imagens e análise de metadados de imagens, como quando e onde a foto ou vídeo foi tirado. ” Os verificadores de fatos são, portanto, capazes de avaliar a falsidade ou veracidade de uma foto ou vídeo apresentado.



Para tornar as coisas convenientes, as fotos e vídeos falsos foram categorizados em três categorias: 1) manipulados ou fabricados 2) fora do contexto e 3) texto ou declaração de áudio. Essas são as fotos e vídeos falsos comuns vistos no Facebook e o tipo que a administração do Facebook promete erradicar.



Tipos de desinformação em fotos e vídeos (Facebook Newsroom)



Respondendo ao motivo pelo qual o Facebook escolheu trabalhar com a desinformação transmitida por meio de fotos e vídeos, o comunicado à imprensa do Facebook expressou que há milhões de fotos e vídeos sendo compartilhados no Facebook todos os dias. Isso naturalmente cria uma oportunidade fácil de manipulação por pessoas obscuras. A fim de evitar que informações falsas sejam transferidas entre países, é importante construir defesas adequadas contra a desinformação, não apenas em artigos, mas também em fotos e vídeos.

Permanecendo comprometido com seu pacto de erradicar informações falsas, o Facebook diz que continua em sua promessa de investir em novas tecnologias e parcerias para ficar à frente dos criadores de malícia que podem espalhar informações falsas no site de rede social. Mais sobre os esforços do Facebook na luta contra a desinformação podem ser lidos aqui .

Tag Facebook