Hardware / Especificações e recursos das CPUs Intel Rocket Lake-S para desktops oficialmente revelados para vencer os processadores AMD Ryzen série 5000? 2 minutos lidos

Intel

A Intel ofereceu inesperadamente vários detalhes sobre o futuro Intel Processadores para desktop Rocket Lake-S . Essas novas CPUs irão contra o AMD Ryzen 5000 Series de processadores para desktop . Os detalhes oferecidos pela Intel contradizem ligeiramente os rumores sobre essas novas CPUs.

Em uma clara tentativa de subjugar o lançamento da AMD da série ZEN 3 AMD Ryzen 5000 de CPUs para desktop, a Intel revelou oficialmente vários detalhes importantes sobre a série Intel Rocket Lake-S Desktop. Esses novos CPUs da Intel serão oficialmente marcados como a série 11ª Geração Core, mas não está imediatamente claro se os CPUs pertencentes à nova série seguirão o padrão de esquema de nomenclatura de seus predecessores.

CPUs Intel Rocket Lake-S Desktop-Grade baseadas em Cypress Cove, especificações, recursos:

A Intel confirmou que o Rocket Lake-S será baseado na arquitetura Cypress Cove. Especulou-se anteriormente que a arquitetura central era um backport de Willow Cove (Tiger Lake). No entanto, a Intel confirmou que Cypress Cove é o design de Ice Lake (Sunny Cove). Isso significa que o Intel Rocket Lake ainda é baseado no arcaico processo de fabricação de 14 nm. Mas terá uma arquitetura renovada baseada na arquitetura Sunny Cove (Ice Lake) chamada Cypress Cove.

[Crédito da imagem: Intel via WCCFTech]

Tecnicamente, a Cypress Cove Architecture é um backport de 10nm a 14nm. Isso significa que o design não se beneficia da nova tecnologia SuperFin. A Intel, no entanto, adicionou o suporte mais recente a PCIe Gen4 e também incluiu seus gráficos mais recentes da geração Xe 12 . Como a arquitetura Cypress Cove Core é baseada no processo de 14nm, a Intel poderia oferecer Boost Clocks que chegam muito perto dos 5 GHz. A Intel indica que tal abordagem híbrida oferecerá o melhor de ambos os mundos, onde uma nova arquitetura conseguirá oferecer velocidades de clock de impulso muito altas desde o primeiro lote.

[Crédito da imagem: Intel via WCCFTech]

Além do suporte PCIe 4.0, que oferece 20 pistas baseadas em CPU em vez de 16, os novos SKUs Intel Rocket Lake-S terão Deep Learning Boost e suporte VNNI que devem oferecer um aumento significativo para fluxos de trabalho relacionados à IA. Em termos de portas de E / S, essas novas CPUs terão o novo padrão USB 3.2 Gen 2 × 2.

[Crédito da imagem: Intel via WCCFTech]

Os compradores interessados ​​também obterão o benefício das GPUs Gen12 baseadas em Intel Xe. Essas novas GPUs suportam decodificadores de vídeo de última geração, como 4: 4: 4 HEVC e VP9, ​​permitindo resoluções de tela de até 3x 4k60. Além disso, o controlador de memória integrado agora oferece suporte nativo a velocidades de até DDR4-3200 sem a necessidade de overclocking complexo.

A Intel nomeará as peças do desktop Rocket Lake-S conforme o esquema padrão?

As CPUs Intel Rocket Lake-S pousarão oficialmente em desktops com o nome da série 11th Gen Core. Portanto, seria lógico supor que o sucessor do Core i9-10900K se chamaria Core i9-11900K. Mas, a série Rocket Lake-S chega ao topo na configuração de 8 núcleos e 16 threads. Portanto, não está claro como a Intel posicionará uma geração de CPU que apresenta menos núcleos do que a geração anterior de CPUs Comet Lake.

[Crédito da imagem: Intel via WCCFTech]

A Intel garantiu que sua série 11ª Geração Core estará disponível no primeiro trimestre de 2021. A série suportará novos chipsets da série 500. No entanto, mesmo as placas-mãe da série 400 existentes devem suportá-las, pois são compatíveis com PCIe Gen4.

O Lago Rocket da Intel será a primeira grande nova arquitetura depois de algum tempo. No entanto, o uso de Cypress Cove em vez de Willow Cove não oferecerá mais do que 25 por cento de ganhos de IPC que relatórios anteriores afirmavam.

Tag intel