Hardware / Intel Core Series de 11ª geração com arquitetura Rocket Lake obtém novo tempo de execução de computação com suporte para placa de vídeo discreta Intel DG1 3 minutos lidos

Intel

A próxima grande evolução geracional dos processadores Intel, o onzeº- CPUs Gen Rocket Lake , está avançando lentamente para o teste e eventual produção. A equipe de software da Intel acaba de lançar o Compute Runtime mais recente, que inclui suporte para a arquitetura Rocket Lake. Essas novas CPUs, com previsão de chegada no próximo ano, serão o primeiro grande lançamento da Intel desde a arquitetura Kaby Lake, e embalarão vários recursos principais, como suporte a PCIe 4.0, gráficos Gen12 Xe integrados, etc.

O Intel Compute Runtime foi atualizado para incluir Arquitetura do Lago Rocket , que será apresentado nos próximos 11º- Série de CPUs Gen Core. Espera-se que o Intel Rocket Lake seja lançado no início do próximo ano e traga vários recursos importantes que permitirão que as CPUs da Intel se igualem aos processadores da AMD em termos de suporte, compatibilidade e capacidade de expansão. Curiosamente, os parceiros de placa-mãe da Intel já estão preparados para as CPUs da próxima geração da Intel.

A versão mais recente do Intel Compute Runtime 20.37.17906 inclui suporte para Rocket Lake:

A equipe de software da Intel lançou uma nova versão de seu Compute Runtime. O Intel Graphics Compute Runtime para um driver de API Nível Zero e OpenCL é um projeto de código aberto que fornece suporte de API de computação para arquiteturas de hardware gráfico Intel (HD Graphics, Xe). Os drivers OpenCL certificados são parte integrante do pacote de drivers gráficos unificados da Intel para o sistema operacional Windows.

A versão mais recente do Compute Runtime, no entanto, é para o pacote que fornece OpenCL e oneAPI Nível Zero recursos para seu hardware gráfico no Linux. A atualização adiciona novas IDs de placa gráfica discreta Intel DG1 (4906 e 4907). Até recentemente, o pacote suportava apenas 4905. Isso significa que o Intel Compute Runtime agora inclui suporte para o A própria solução gráfica Xe da Intel .

Especificamente, as placas gráficas discretas Intel Xe DG1 podem ser a primeira solução gráfica suportada. É importante observar que o suporte Intel DG1 na pilha do Compute Runtime permanece desabilitado por padrão por enquanto. A Intel ainda está desenvolvendo e testando ativamente a plataforma de solução gráfica Xe e, portanto, é muito provável que ela não queira que a mesma seja ativada até que esteja madura.

Além da solução gráfica Intel Xe, a versão mais recente do Intel Compute Runtime também inclui suporte para CPUs Rocket Lake. Estes são os processadores Intel de próxima geração com gráficos Gen12 LP. Os IDs de dispositivos gráficos Rocket Lake 0x4C80, 0x4C8A, 0x4C8B, 0x4C8C, 0x4C90 e 0x4C9A são suportados nesta versão. A versão mais recente traz um pouco mais de 700 linhas de novo código para habilitar o suporte inicial do Rocket Lake. No entanto, além do suporte existente do Gen12 Graphics, a maior parte do novo código é necessária, mas são esperadas adições de dispositivos, adições de sistema de construção e novos casos de teste.

Fabricantes de placas-mãe com suporte para CPU Intel já estão prontos para 11º-Gen Rocket Lake Especificações?

É interessante notar que os fabricantes de placas-mãe já estão preparados para suportar os novos e ainda não anunciados 11º-Gen Intel Core Series de CPUs que contará com os Rocket Lake Cores. A recém-anunciada série de placas Z490 é compatível com hardware PCIe 4.0. Desnecessário acrescentar que esta é uma das atualizações mais esperadas e importantes do 10th Gen Core Comet Lake-S, que estão presas ao PCIe 3.0.

A série Rocket Lake contará com Gráficos integrados Gen12 da Intel . A Intel já indicou que os gráficos Gen12 serão baseados em sua própria solução Xe Graphics, e afirmou ainda que a série baseada no Xe pode oferecer até 2 vezes o desempenho em relação aos gráficos de desktop Gen 9.5.

Por falar nas soluções gráficas Xe DG1, o Compute Runtime recebeu mais IDs para dispositivos DG1. Relatórios anteriores indicam o primeira geração de soluções gráficas discretas da Intel pode ser capaz mas de baixa potência e possivelmente iniciar com 3 GB ou 6 GB de memória. o Solução gráfica Xe DG1 para computação móvel é esperado que chegam com a série de CPUs Tiger Lake-U .

Tag intel