Hardware / CPUs Intel Core Series ‘Rocket Lake’ para desktops que chegarão no início do próximo ano com PCIe 4.0 e competirão com a série AMD Ryzen 5000? 2 minutos lidos

Intel

A Intel parece ter levado as CPUs Ryzen cada vez mais competitivas da AMD de frente. A empresa já confirmou a chegada de seus 11ºGeração de CPUs, codinome Rocket Lake, para o segmento de desktop. A nova geração de CPUs da Intel será fabricada no Nó de Fabricação de 14nm altamente amadurecido e será a última a suportar o padrão DDR4 RAM. No entanto, ele oferecerá suporte para PCIe 4.0 assim como o AMD Ryzen 5000 Series.

John Bonini, vice-presidente e gerente geral do Client Computing Group Desktop, Workstation e Gaming da Intel, confirmou oficialmente o cronograma de chegada dos 11º-Gen Core Series que sucederá as CPUs Comet Lake. Essas CPUs para desktop serão encaixadas no soquete LGA 1200 e funcionarão com as placas-mãe da série 400 existentes, que foram anunciadas como 'prontas para hardware' para PCIe gen4.

As CPUs Intel Rocket Lake são as primeiras a oferecer suporte a PCIe 4.0, mas não há outros benefícios atraentes em comparação com a série 5000 da AMD Ryzen?

A Intel confirmou que seus 11ºCPUs da geração “Rocket Lake” estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2021. De acordo com relatórios anteriores, as CPUs Intel Rocket devem chegar oficialmente às lojas em março de 2021. A empresa também confirmou que essas CPUs suportarão PCIe 4.0.

No espírito de competição e uma clara tentativa de roubar a atenção da mídia para longe do lançamento das CPUs Ryzen 5000 da AMD, que está acontecendo esta semana, a Intel foi em frente e confirmou a chegada das novas CPUs. Intel postou uma postagem de blog oficial que mencionou:

Rocket Lake is Coming

Nossos processadores Intel Core de 10ª geração continuam a fornecer excelente desempenho e uma plataforma estável até mesmo para os jogos mais exigentes. Em última análise, acredito que haja uma ótima opção da 10ª geração que atende às necessidades de cada tipo de jogador - desde jogadores casuais até os entusiastas mais dedicados e apaixonados.

Como seria de se esperar, estamos constantemente olhando para o futuro, para ver o que vem por aí e como podemos tornar nossas CPUs de desktop ainda melhores. Com isso dito, também estou feliz em confirmar que a próxima geração de processadores para desktop Intel Core de 11ª geração (codinome “Rocket Lake”) será lançada no primeiro trimestre de 2021 e fornecerá suporte para PCIe 4.0. Será outro processador fantástico para jogos, e estamos ansiosos para divulgar mais detalhes em um futuro próximo. Há muito mais por vir, fique ligado!

Especificações e recursos das CPUs Intel Rocket Lake de 11ª geração:

Intel Rocket Lake-S é provavelmente a última série de processadores Core Series para desktops a ser fabricada no arcaico nó de fabricação de 14nm. Além disso, é muito provável que seja a última família de CPUs da Intel a suportar a memória DDR4. Os processadores serão compatíveis com o soquete LGA 1200 e também funcionarão com as placas-mãe da série 400 existentes.

As CPUs Intel Rocket Lake com suporte para PCIe 4.0 e sua compatibilidade com as placas-mãe da série 400 existentes são bastante benéficas para os parceiros da Intel que fabricaram as placas. As placas-mãe que foram anunciadas como 'prontas para hardware' para PCIe 4.0 devem ser capazes de utilizar totalmente a interface com CPUs Rocket Lake-S.

Intel Rocket Lake-S apresentará supostamente uma nova arquitetura central que se acredita ser Cypress Cove, e inclui gráficos Intel Xe Gen12, que poderia ser Intel Xe-LP. De acordo com vazamentos anteriores, o CPU Intel Rocket Lake de ponta apresentaria 8 núcleos e 16 threads. Terá um Perfil TDP de 125W. Estranhamente, isso é bastante baixo em comparação com a geração atual de topo de linha do Intel Core i9 -10900K, que possui 10 núcleos e 20 threads.

Tag intel