A Intel está essencialmente enganando os consumidores com as classificações padrão de TDP i9-9900K

Hardware / A Intel está essencialmente enganando os consumidores com as classificações padrão de TDP i9-9900K 2 minutos lidos Intel i9-9900K

CPU Intel



Algumas semanas atrás, quando falamos sobre o Intel i9-9900K aqui , afirmamos que não era uma opção de grande valor para o dinheiro também apontando que o desempenho térmico não estava em linha com um TDP de 95W e que o processador consumiu mais energia do que seu TDP , significativamente mais.

Desde então, houve mais revelações, então, antes de nos aprofundarmos no porquê disso acontecer, vamos esclarecer algumas coisas. A classificação TDP em uma caixa não é indicativa do consumo máximo de energia de um processador. A Intel segue limites de tempo como o padrão PL1, PL2 e PL3. PL1 é basicamente para execução de CPU estendida que é limitada pelo TDP padrão listado da CPU, isto é, sob condições normais. As classificações PL2 não são fixadas pelas classificações TDP listadas, elas são configuradas pela Intel ou OEMs para rodar em limites mais altos por um determinado período de tempo, até atingir a classificação TDP estendida. A classificação PL2 do i9-9900K está listada em 119W.



Mas, como vimos em várias análises, o i9-9900K atinge 150W quando todos os núcleos estão sob carga, isso é 60% a mais do que o limite de TDP nominal. Então, os caras da HardwareUnboxed descobriram que os fabricantes de placas não estavam limitando o i9-9900K pelo TDP, em vez disso, eles estavam mirando na tabela do multiplicador de clock. Dessa forma, as classificações do TDP são desprezadas por longos períodos de tempo.



i9-9900K

Frequência máxima alcançada com diferentes números de núcleos ativos Fonte - Techspot



Isso dá uma imagem mais clara do problema. A Intel afirma que a frequência máxima alcançada em um único núcleo do i9-9900K será de 5 GHz, mas eles não indicam a frequência máxima quando todos os núcleos estão ativos. Aqui você pode ver que o i9-9900K pode atingir 4,7 GHz sob carga com todos os núcleos ativos, sem limites no TDP.

Mas assim que a classificação de 95W TDP é aplicada, a velocidade do clock com todos os 8 núcleos ativos cai significativamente.

Power Draw com referência a núcleos ativos Fonte - Techspot



Aqui você pode ver as diferentes classificações de TDP em referência ao número de núcleos ativos. O i9-9900K atinge a classificação TDP nominal com apenas 5 núcleos rodando a 4,8GHz. Isso atinge uma enorme 153W com todos os núcleos funcionando a 4,7 GHz.

Como HardwareUnboxed aponta corretamente

Essencialmente, a Intel tem duas especificações separadas para suas CPUs de última geração, uma especificação limitada TDP que eles definem vagamente ou uma especificação de tabela de multiplicador de clock, e habilitar uma significa que é impossível alcançar a outra. O limite do TDP significa que você não alcançará a velocidade de clock desejada para todos os núcleos, enquanto a especificação da tabela do multiplicador de clock significa que você está executando bem acima do TDP.

Por que eles fariam isso?

Pontuações de benchmark mais altas e boas análises realmente atraem cobertura. Ambos Fabricantes de placa-mãe e Intel lucrar com isso e se um fabricante do conselho decidir aplicar os valores TDP listados, seus números obviamente ficarão ruins nas avaliações.

Também está enganando os compradores, porque o i9-9900K não se comporta como um processador de 95W, ele fica muito quente no cooler padrão, conforme apontado por vários analistas. Tanto a Intel quanto os fabricantes de placas devem ser mais francos e honestos sobre esses números, para que as pessoas saibam exatamente o que estão ganhando com seu dinheiro arduamente ganho.

Se você quiser saber mais sobre PL1, PL2 etc e o problema em questão, posso recomendar fortemente este artigo de AnandTech .

Tag i9 9900K intel