As melhores placas-mãe Mini ITX para i9 9900k para comprar em 2020

Componentes / As melhores placas-mãe Mini ITX para i9 9900k para comprar em 2020 10 minutos lidos

Independentemente de você ser um fã da Intel ou da AMD, escolher uma placa-mãe para o novo processador que você acabou de comprar é vital. Não apenas isso, você precisa ter certeza de que sua escolha é aquela que pode lhe dar os melhores resultados. Quando a Intel anunciou o novo i9 9900k, obteve uma aprovação amplamente positiva. Todos queriam ver o processador de 8 núcleos em todo o seu potencial. No entanto, para aproveitar totalmente a potência do chip Z390, você precisa de uma placa-mãe com capacidade suficiente.



As 5 placas-mãe Mini-ITX mais robustas para 9900k!

Portanto, hoje vamos ajudá-lo a decidir qual placa-mãe é a melhor para o seu i9 9900k. No entanto, a lista de hoje abordará as melhores placas-mãe ITX para o seu chip Z390. Afinal, temos que ajudar os entusiastas do minicomputador a se juntarem ao clube também. Então, sem atrasar mais, vamos começar imediatamente.



1. ASRock Z390 Phantom Gaming-ITX

Ótima relação preço / desempenho



  • 5 portas USB Gen-2 para taxa de transferência de 10 Gbps
  • Porta Thunderbolt 3
  • Dissipadores de calor Fan array
  • Slot M.2 adicional na parte traseira
  • Sem portas Gen 2 no painel frontal

198 avaliações



Resolução Máxima: 4096x2160 @ 30Hz | Chipset: Intel Z390 | Soquete: LGA1151 | Saída de gráficos: Thunderbolt 3, HDMI e Display Port 1.2 | Slot de RAM: DDR4 4500Mhz | Slots PCIe: 1x PCIe 3.0 x16 | Número de portas USB: 5x USB Gen-2, 2x USB Gen-1

Verifique o preço

Em primeiro lugar na nossa lista está a placa-mãe ASRock Z390 Phantom, uma verdadeira besta. Esta placa-mãe é uma das mais modernas e exigentes lançadas pela ASRock. Claro, ele vem com um preço um pouco alto, mas justifica isso com o que ele faz e oferece. A placa-mãe Z390 Phantom representa a nova linha de produtos da ASRock, substituindo Fatal1ty.



O Z390 Phantom tem semelhanças com algumas das placas-mãe Fatal1ty da ASRock em termos de cor e design. Ela tem um visual completamente preto e é bastante evidente que esta placa-mãe é mais focada em desempenho do que em design. No entanto, isso não significa que a ASRock tenha feito um trabalho ruim com a estética. Você receberá alguns LEDs RGB sob o slot PCIe que são personalizáveis ​​pelo software Poly Chrome da ASRock. O Z390 realmente brilha no que diz respeito à disponibilidade de portas, já que tem uma das portas de E / S mais generosas disponíveis na categoria de placas-mãe ITX. Ele vem com 6 portas USB 3.0, uma caixa de entrada de áudio padrão, porta Ethernet e uma porta PS / 2 legada. Mas onde esta placa-mãe realmente brilha é a adição do Thunderbolt 3 que pode suportar velocidades de até 40 Gb / s.

Deve-se notar que os dissipadores de calor não são como os típicos blocos de alumínio que se popularizaram. Estes são dissipadores de calor reais que dispersam bastante o calor e mantêm as temperaturas baixas. Continuando, você tem 1 slot PCIe 3.0 x16 disponível para instalação de GPU. Existem luzes RGB embaixo dos slots PCIe para um pouco mais de cores. Além disso, você pode ter no máximo 32 GB de RAM nos dois slots de canal duplo DDR4 DIMM.

Gerenciamento de calor, controle de temperatura, qualidade VRM e overclocking são os contribuintes mais importantes no aproveitamento de toda a força do i9 9900k. Portanto, é imprescindível que esta placa-mãe, por estar no topo de nossa lista, se destaque nesses. E realmente faz. Com o verdadeiro dissipador de calor do conjunto de aletas, ele é capaz de dispersar e manter baixos níveis de calor. Quanto ao VRM, você tem uma configuração de 7 fases - 5 fases para CPU e 2 fases para gráficos integrados. O Vcore VRM também é uma configuração de 5 fases controlada por controladores ISL 99 que vêm com monitoramento de temperatura, o que é um bônus

A ASRock Z390 Phantom é uma peça fenomenal de hardware para o i9 9900k. Tem todos os sinos e assobios e executa incrivelmente bem. Com esta placa-mãe, há pouco que pode dar errado. Possui qualidade VRM ideal e controle de temperatura para os entusiastas de overclocking. A única desvantagem real disso é que não há portas Gen 2 no painel frontal. Mas supere isso e você certamente terá uma experiência incrível.

2. ASUS ROG Strix Z390 I-Gaming

Placa-mãe ITX mais bonita

  • 7 portas USB 3.0
  • Muitas iluminações RGB
  • Manuseio de energia eficiente
  • Bluetooth 5.0
  • Colocação ineficiente da porta

Resolução Máxima: 4096 x 2304 a 60 Hz | Chipset: Intel Z390 | Soquete: LGA1151 | Saída de gráficos: HDMI e porta de exibição 1.2 | RAM Slot: DDR4 4600Mhz | Slots PCIe: 1x PCIe 3.0 x16 | Número de portas USB: 3x USB Gen-2, 2x USB Gen-1 e 2x USB 2.0

Verifique o preço

A linha de produtos ROG da Asus é quase sempre encontrada em uma lista com alguns dos melhores produtos. E a Strix Z390 deles também não está longe disso, ficando em segundo lugar na nossa lista. O Asus ROG Strix Z390 e o ASRock Z390 Phantom não estão distantes um do outro. Na superfície externa, ambos têm um desempenho muito semelhante e oferecem mais ou menos os mesmos recursos. Vamos descobrir mais sobre eles.

Ao abrir e desempacotar esta placa, você descobrirá que a Asus não economizou na estética. O Strix Z390 abriga um preto neutro e uma cor cinza escuro com tampas de dissipadores de calor muito dominantes. Fanáticos por RGB podem ficar tranquilos, pois há faixas RGB sob o conector de alimentação de 24 pinos. Além disso, você tem a opção de adicionar mais tiras, se necessário. Para questões relacionadas à disponibilidade de portas, você pode ter certeza de que a Asus tem tudo para você. A blindagem de E / S está totalmente integrada na placa-mãe com um total de 7 portas USB. Mais especificamente, existem 3 portas USB Gen-2, 2x USB Gen-1 e 2 portas USB 2.0 nesta placa.

Ao contrário da ASRock Z390 Phantom, esta placa-mãe tem os tradicionais dissipadores de calor com bloco de alumínio. Embaixo de um dos dissipadores de calor está um slot M.2 extra. Além disso, você tem um slot M.2 secundário na parte inferior desta placa, mas sem o dissipador de calor. Para exibição, você tem um HDMI 2 para uma resolução máxima de 4096 x 2160 a 60 Hz e uma porta de exibição para 4096 x 2304 a 60 Hz. Além disso, ele suporta 2 slots de memória DIMM DDR4 para um máximo de 64 Gigs de RAM a 4800 Mhz.

O controlador ASP1401CTB PWM está trabalhando em 6 fases (configuração 4 + 2). Isso significa que 4 fases são reservadas para VRM enquanto 2 para gráficos integrados. E com este novo chip, a Asus promete manuseio de tensão aprimorado com menos quedas para comutação de sobrecarga. Embora esta placa-mãe e seus grandes dissipadores de calor funcionem bem para manter as temperaturas baixas mesmo durante o overclock, o Z390 Phantom ainda faz um trabalho melhor. Isso se deve em grande parte a seus melhores dissipadores de calor e sistema de fases. No entanto, a diferença não é tão grande a ponto de tornar esta placa obsoleta. Além disso, você pode achar que a colocação das portas é bastante inconveniente, pois fica bloqueada por cabos emaranhados.

A Asus ROG Strix Z390 é, sem dúvida, uma ótima placa-mãe. Isso pode deixar uma marca maior em suas carteiras, mas tenha certeza de que você está recebendo o que pagou. Possui componentes de primeira linha com todos os cheques nos lugares certos. A única coisa que nos preocupava era o fato de as portas estarem bem próximas umas das outras. E, como tal, você pode acabar tendo o acesso bloqueado a algumas das portas. Mas se você pode superar isso e ter algum dinheiro extra de sobra, então realmente não há nenhuma razão para você não optar pela Strix Z390.

Por fim, usamos esta placa-mãe para testar nosso favorito os menores estojos mini-itx nós revisamos anteriormente.

3. GIGABYTE Z390 Aorus Pro WiFi

Melhor Iluminação RGB

  • Ótimo chip de áudio
  • Suporta 64 GB de RAM
  • Módulo WiFi integrado
  • Preço não justifica os recursos
  • O controle de temperatura não é tão bom quanto Strix Z390 e Z390 Phantom

Resolução Máxima: 4096 x 2304 a 60 Hz | Chipset: Intel Z390 | Soquete: LGA1151 | Saída de gráficos: HDMI e porta de exibição 1.2 | RAM Slot: DDR4 4600Mhz | Slots PCIe: 1x PCIe 3.0 x16 | Número de portas USB: 4x USB 2.0, 1x USB Type-C, 2x USB 3.1 Gen 2 e 3x USB 3.1 Gen 1

Verifique o preço

Continuando com nossa lista, temos a Gigabyte Z390 Aorus Pro WiFi, a versão ITX do modelo ATX original. Esta placa-mãe está totalmente ligada e pronta para a 8ª e 9ª gerações de processadores Intel. A linha de produtos Aorus da Gigabyte é voltada exclusivamente para os jogadores entusiastas e fanáticos. E com a edição Aorus Pro WiFi, eles parecem ter dado um passo para trás e produzido uma versão mais acessível da placa-mãe.

Como testemunhamos antes, quase todas as placas-mãe Aorus Pro têm o mesmo esquema de cores - laranja preto e prata. Além disso, com esta placa-mãe, há muitas demandas RGB, já que existem 4 conectores adicionais para tiras RGB. O painel traseiro possui uma porta de E / S metálica que está integrada na própria placa para proteção. Quanto ao número de slots USB, esta placa-mãe claramente leva a melhor. Possui 4 portas USB 2.0, 1x USB Tipo C, 2 portas USB 3.1 Gen 2 e 3 portas USB 3.1 Gen 1. Um número bastante generoso em nossa opinião. Além disso, no painel I / O traseiro você também encontrará a tradicional caixa de áudio de 5 pinos, 1 porta HDMI e 1 porta RJ-45.

Muito parecido com o padrão da indústria definido recentemente, este também tem blocos metálicos de alumínio para dissipadores de calor nos slots PCIe e M.2. Falando dos dois, existem 2 slots M.2, sendo um na parte traseira do PCB e 2 slots PCIe 3.0 x16 para fazer. No que diz respeito à memória, 2 slots de canal duplo DDR4 DIMM podem armazenar até 64 GB de RAM. E, por último, para exibição, você tem as tradicionais portas HDMI 2 e Display Port 1.2 para conectividade com suporte a 4096 x 2160 e 4096 x 2304 Hz com resolução de 60 fps, respectivamente. Ao inspecionar a fase de alimentação e a qualidade dos componentes, esperávamos problemas de aquecimento leves ou inexistentes. A placa só começou a esquentar quando estávamos fazendo overclock e jogando com configurações ultra. Mas isso também pode ser facilmente evitado se você tomar as precauções necessárias

No geral, estamos felizes com esta placa. Mas notamos alguns bugs no BIOS ao tentar alterar ou ajustar as coisas aqui e ali. No que diz respeito ao desempenho, o Z390 Aorus Pro teve o desempenho esperado de uma placa-mãe de $ 200. Mas, novamente, o WiFi na placa-mãe realmente vale tanto assim? Deixaremos que você decida, mas saiba disso, pelo mesmo preço, você pode obter um melhor desempenho das duas placas anteriores.

4. MSI MPG Z390I Gaming Edge AC

Design simplista

  • Apresenta um desempenho muito bom pelo preço
  • O chip Realtek ALC892 funciona muito bem
  • Sem dissipador de calor M.2
  • Sem conector USB Type-C
  • Não é adequado para overclock de longo prazo

Resolução Máxima: 4096 x 2304 a 30 Hz | Chipset: Intel Z390 | Soquete: LGA1151 | Saída de gráficos: HDMI e porta de exibição 1.2 | Slot de RAM: DDR4 4600Mhz | Slots PCIe: 1x PCIe 3.0 x16 | Número de portas USB: 3x USB Gen-2, 2x USB Gen-1 e 2x USB 2.0

Verifique o preço

Indo mais longe na lista, devemos também abordar algumas das escolhas orçadas. Eles reduziram alguns dos recursos, mantendo os núcleos. E é aqui que o MSI MPG Z390I Gaming Edge - que nome cheio de graça - entra em jogo. Antes de prosseguir, deve-se observar que esta placa-mãe pode não ter todos os recursos dos três títulos anteriores mencionados. Mas, com o nome da MSI anexado, você pode ter certeza que seu produto não deixará um gosto ruim.

Apesar de reduzir o custo, esta placa-mãe ainda é garantida pelo Steel Armor Protection da MSI. Ele ostenta o padrão muito aprovado de cor preta e cinza que, neste ponto, é bastante neutro. Mas logo de cara, você notará que a MPG Z390I não tem um dissipador de calor pairando sobre o slot M.2. Com as placas-mãe ITX sujeitas a problemas de aquecimento, a omissão de um dissipador de calor M.2 pode ser um obstáculo para alguns. Quanto às portas USB, você tem 2x USB 3.1 Tipo-A, 4 x USB 3.0, 4x USB 2.0. Infelizmente, não há nenhum conector USB Type-C embutido no PCB. Um preço a pagar por uma placa de baixo custo. Além disso, você obtém os 5 conectores de áudio padrão conectados ao chip de áudio Realtek ALC892 junto com um módulo WiFi 802.11 ac.

Devido ao dissipador de calor faltando e alguns outros cortes de componentes internos, esta placa-mãe acabou esquentando rapidamente. Em nossos testes, fizemos overclock no i9 9900k atingindo 5 GHz e depois rodamos The Witcher 3 e Far Cry 5 nas configurações máximas. Os testes resultaram não apenas em tempos de carregamento mais lentos, mas também em temperaturas gerais mais altas. Talvez essa seja a compensação entre preço mais barato e otimização de temperatura. Portanto, recomendamos isso para aqueles que não estão apenas com um orçamento apertado, mas não farão nenhum overclock. Quanto ao display, esta placa-mãe tem HDMI e porta Display para conexões de vídeo.

Para resumir o MSI MPG Z390I Gaming Edge AC, realmente gostaríamos de recomendá-lo para os construtores com orçamento limitado. Além disso, mesmo que você esteja procurando o melhor desempenho, recursos e portas, ainda assim recomendamos esta placa-mãe. Porém, para os entusiastas de overclocking e de alta potência, esta placa pode não ser a melhor escolha para você. Embora possa tecnicamente fazer overclock do seu i9 9900k, o aumento nas temperaturas vai acabar estrangulando o seu desempenho geral de trabalho.

5. Supermicro C9Z390-CG-IW

Para iniciantes

  • As portas SATA são angulares
  • Dissipadores de calor cobrem o bloco de fase para melhor controle de temperatura
  • Corta na estética
  • As configurações de estoque precisam ser bastante ajustadas
  • Sem USB 2.0 no painel frontal

Resolução Máxima: 4096 x 2304 a 30 Hz | Chipset: Intel Z390 | Soquete: LGA1151 | Saída de gráficos: HDMI e porta de exibição 1.2 | RAM Slot: DDR4 2400Mhz | Slots PCIe: 1x PCIe 3.0 x16 | Número de portas USB: 3x USB Gen-2, 2x USB Gen-1 e 2x USB 2.0

Verifique o preço

E agora, a última mas não menos importante é a placa-mãe Supermicro C9Z390-CG-IW. Não existem muitas placas por aí que podem alimentar adequadamente o i9 9900k ao máximo, e encontrá-las no formato ITX é ainda mais raro. A Supermicro C9Z390-CG-IW é relativamente nova no mercado quando comparada com todas as 4 placas-mães anteriores de nossa lista. No entanto, deixou sua marca ao implementar um design VRM novo e atualizado.

Para começar, devemos primeiro abordar a construção. Apesar de esta placa-mãe ter um preço de US $ 200, o departamento de estética não oferece nada de especial. Com uma mistura de cores extremamente simples de preto e prata, esta placa não se destaca. Não há nenhuma tentativa de design particular no dissipador de calor VRM nem no chipset. Felizmente, onde o design não funciona, o escudo de E / S traseiro o pega. Possui 2 portas USB 3.0, 3 portas USB 3.1 Tipo-A e 1x USB 3.1 Tipo-C. Junto com isso, você também tem uma porta PS / 2 legada, HDMI, Display Port 1.2, 1x RJ-45, 2x antena WiFi e as portas de caixa de áudio padrão. As portas estão todas espaçadas de maneira ideal, mas ficamos tristes em ver que não havia um botão CMOS claro. Isso significa que a bateria CMOS deve ser desconectada e conectada novamente se ocorrer uma falha no relógio.

Esta placa possui os MOSFETS TDA21470 que, de acordo com a ficha oficial, são 95% eficientes. Os esquemas do PCB mostram que esta placa tem um layout de 7 fases (5 + 2). Além disso, a construção é muito complicada já que os blocos estão espalhados de forma a permitir que os dissipadores de calor esfriem o processador. Seguindo em frente, esta placa possui uma única interface PCIe 3.0 x16 1x. E com relação à memória, ele pode levar até 64 GB de RAM em 2 slots DIMM DDR4. Parecia haver um problema com as configurações de estoque do BIOS que estavam prejudicando o desempenho do nosso i9 9900k. Ainda não houve uma atualização oficial do firmware e esperamos tê-la em breve. No entanto, demorou um pouco para que pudéssemos obter o máximo desempenho dele.

Fazer o Supermicro C9Z390-CG-IW funcionar corretamente e maximizar o uso da CPU foi um pouco complicado. O BIOS apresenta alguns desafios. Além disso, com esse alto preço, você certamente está obtendo o desempenho que deseja, mas à custa da estética. Gastando uma grande quantia em seu hardware, você deve ser capaz de exibi-lo para outras pessoas. Para azar para os compradores da Supermicro C9Z390-CG-IW, eles terão que aproveitar a potência do i9 9900k com a placa-mãe instalada para trás.