Como converter FLAC para AAC em Foobar



AAC alcança Melhor qualidade de som do que MP3 em taxas de bits mais baixas - um AAC de 256 kbps soa melhor do que um MP3 de 320 kbps e foi testado por vários engenheiros. Além disso, AAC é o único formato de áudio de transmissão de rede que pode atingir uma classificação de “Excelente” para todos os projetos de teste de audição da EBU.

Se AAC é melhor do que MP3, por que o MP3 é mais popular do que AAC?

Bem, isso é difícil de responder - o AAC foi lançado em 1997, 3 anos depois do MP3, e por muito tempo o AAC foi associado principalmente à Apple - na verdade, algumas pessoas podem pensar que significa “Apple Audio Codec”, porque AAC é o formato principal usado no iTunes, iPod, etc. A Apple gosta de estar na 'vanguarda' da tecnologia, então não é surpresa que eles se agarraram ao AAC quando foi declarado o sucessor do MP3 - mas a Apple não possui ou controla o formato AAC.



Portanto, por muito tempo, as pessoas acreditaram que o AAC era um formato controlado e de propriedade da Apple e que o codec era compatível apenas com produtos da Apple - o que é totalmente falso . AAC é um padrão internacional que foi aprovado em 1997! Embora, por algum motivo, muitos dispositivos possam reproduzir arquivos MP3 no final dos anos 90 e início dos anos 2000 - provavelmente os fabricantes desses dispositivos eram Além disso sob a impressão de que AAC era um formato controlado pela Apple.



Hoje, seu dispositivo Android pode reproduzir AAC sem problemas, assim como a maioria dos reprodutores de mídia do PC. É só que as pessoas que são um pouco familiarizado com a codificação de música, veja “AAC” e imediatamente pense em iTunes / Apple, então por alguma razão, MP3 permaneceu popular e o formato de escolha de muitas pessoas, apesar do AAC ser superior em todos os sentidos imagináveis. Ah, e uma última coisa - aquele formato ALAC (Apple Lossless Audio Codec), a versão sem perdas do AAC? Sim maçã criada , mas seu código-fonte aberto.



Ok, entendi - o AAC é gratuito e para todos. E agora?

Neste guia do Appual, mostraremos como converter seus arquivos FLAC sem perdas em AAC de alta qualidade. Seus arquivos AAC terão um som melhor e tamanho de arquivo menor do que MP3, mas é um pouco mais difícil configurar os codecs para exportação AAC - o que provavelmente é parte do motivo pelo qual converter sua coleção de CDs para AAC nunca pegou, a menos que você usasse o iTunes ou algo semelhante.

Para este guia, mostraremos dois métodos separados - embora existam outros, estes são os mais fáceis ( além de baixar o iTunes e usar seu conversor automático) . Vamos te mostrar como converter FLAC para AAC usando o Foobar Encoder Pack, que inclui qaac para codificação AAC em uma variedade de formatos AAC.

Como converter FLAC para AAC em Foobar

Requisitos:



  • Pacote de Codificador Foobar
  • (Opcional) iTunes instalado no seu PC, para usar a codificação Apple AAC, ou Winamp para usar a codificação FhG
  • Arquivo FLAC sem perdas de sua escolha

Primeiro, você precisa baixar e instalar o Foobar Encoder Pack. Salve o arquivo .exe em seu computador e permita a instalação em seu diretório Foobar nativo, conforme mostrado abaixo.

Se você não tem o iTunes, deve considerar instalá-lo - sim, eu sei, passamos por todo aquele discurso sobre como a Apple não próprio AAC, e agora precisamos do iTunes para converter FLAC em AAC. Você não necessidade iTunes , você pode usar um codificador AAC alternativo, como AAC FDK, AAC Nero, AAC FhG, mas o Apple AAC tem a melhor codificação ( alguém pode me debater, como Fraunhofer FDK AAC é uma segunda opção muito próxima) .

Em qualquer caso, vá em frente e instale o iTunes ou Winamp, você decide. Se você estiver no Windows, certifique-se de baixar a versão certa para você - x32 ou x64, embora os usuários do Windows 10 possam simplesmente baixar o iTunes do Microsoft Store .

Agora, no Foobar, vá até sua biblioteca de mídia e encontre o que deseja converter. Clique com o botão direito e vá em Converter>… ( clique em…, ainda não temos configurações de predefinições de conversão)

Agora, no lado direito da nova janela que se abre, você tem 4 opções - Formato de saída, Destino, Processamento e Outro.

Primeiro clique no menu “Formato de saída” e escolha AAC (Apple) ou AAC (Winamp FhG), dependendo se você instalou o iTunes ou Apple. Eu estou indo com AAC (Apple) nas imagens.

Agora, no modo de taxa de bits, você pode alterá-lo para VBR (Taxa de bits variável) ou CBR (Taxa de bits constante) - é realmente difícil explicar a diferença em poucas palavras, mas VBR é provavelmente melhor para codificação AAC, então vá com VBR. Em seguida, para o controle deslizante de Qualidade, é claro, aumente para 'Melhor qualidade' para 320 kbps. Se o tamanho do arquivo / espaço de armazenamento for uma preocupação, você pode diminuí-lo para 256 kbps, porque um AAC de 256 kbps soará melhor do que 320 kbps de qualquer maneira.

Pressione “Ok” e altere as outras opções, como Destino e Processamento, se desejar - Destino é autoexplicativo, mas “Processamento” na verdade permite que você adicione efeitos DSP (pós-processamento) ao arquivo sendo codificado, como Equalizador , Reverb, etc. Isso criará esses efeitos para dentro o arquivo sendo codificado - isso pode realmente ser útil se você usar muitos efeitos DSP com uso intensivo de CPU e quiser que eles sejam integrados ao próprio arquivo de áudio.

Depois de clicar em “Converter”, ele solicitará que você aponte para o codec Winamp se o Winamp estiver instalado, ou ele deverá iniciar a conversão automaticamente se você tiver o iTunes instalado e escolher o codec Apple AAC.

4 minutos lidos