Como ativar os Dongles USB do Linux ‘D-link, Belkin etc’



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Geralmente, você pode esperar que um dispositivo USB funcione assim que você conectá-lo a uma máquina executando qualquer distribuição moderna de GNU / Linux. Tudo, desde o Debian até o openSUSE, normalmente pode identificar qualquer dispositivo USB que você plugue nele e o ative, desde que encontre um driver de código aberto adequado. Algumas distribuições, como o Ubuntu, optaram por usar drivers de código fechado quando não há nenhuma versão de código aberto disponível.



Fazer com que os dongles USB forneçam conectividade sem fio pode ser uma dor, entretanto. Sua distribuição do Linux pode não ativar o dispositivo automaticamente, o que significa que você não poderá sincronizar conexões Bluetooth ou Wi-Fi com ele. Felizmente, há uma solução rápida do terminal que deve restaurar tudo ao normal após uma reinicialização.



Método 1: reconhecer o dispositivo com hcitool

Você precisará abrir uma janela de terminal, o que pode ser feito pesquisando-a no Dash ou abrindo-a clicando no menu LXDE, Whisker ou KDE e abrindo-a nas Ferramentas do Sistema. Você também pode manter pressionados Ctrl, Alt e T para abri-lo em quase todos os ambientes de desktop. Você pode querer manter pressionada a tecla Super ou Windows e, em seguida, pressionar T se esse atalho for compatível com o seu gerenciador de janelas.



Corre sudo hcitool lescan do terminal assim que ele é aberto. Isso pode localizar o dispositivo Bluetooth que você estava procurando. Se você vir um erro semelhante a “O programa‘ hcitool ’não está instalado no momento. Você pode instalá-lo digitando: sudo apt install bluez ”, então você pode não ter o daemon Bluetooth necessário instalado. Essa pode muito bem ser a causa do seu problema. Você também pode obter um erro do próprio sudo. Corre sudo apt-get update depois de se certificar de que seus repositórios estão ativados e, em seguida, execute sudo apt-get install bluez para instalar o daemon. Depois de concluir a instalação, você pode tentar novamente. Você também pode querer reiniciar, o que pode ser feito simplesmente digitando reboot no prompt de comando para ver se isso ajuda.

Método 2: Editando o Arquivo 99-local-bluetooth.rules

Se você não conseguir fazer com que o sistema reconheça o dispositivo no hcitool, será necessário criar uma regra no arquivo 99-local-bluetooth.rules para identificá-lo. Isso deve funcionar com praticamente qualquer uma das distribuições baseadas em Debian e possivelmente com Red Hat Linux também. Isso deve, por extensão, funcionar para Linux Mint, Ubuntu e os vários derivados do Ubuntu como LXLE, Bodhi Linux e Kubuntu.

Abra o arquivo digitando no prompt de comando e pressione Enter. Se preferir, você pode substituir nano por vi, vim ou outro editor de texto. Role para baixo e adicione a linha SUBSISTEMA == ”usb”, ATTRS {idVendor} == ”####”, ATTRS {idProduct} == ”####”, RUN + = ”/ bin / sh -c 'modprobe btusb; echo #### ####> / sys / bus / usb / drivers / btusb / new_id '”na parte inferior do arquivo. Se você quiser economizar algum tempo e simplesmente copiar, mas estiver usando um editor de texto baseado em terminal, certifique-se de clicar no menu Editar no terminal e usar Colar ou manter pressionada a tecla Shift ao pressionar Ctrl + V.



Você precisará substituir os símbolos octothorpe pelo ID do fornecedor e ID do produto do seu dispositivo. Se você souber disso, basta preencher. Caso contrário, será necessário executar lsusb na linha de comando para descobrir. Procure o nome do seu dispositivo na lista. Você deve ver as letras ID seguidas de quatro dígitos hexadecimais, dois pontos e mais quatro dígitos hexadecimais. Use os quatro primeiros dígitos para substituir os octothorpes em ATTRS {idVendor} == ”####” e, em seguida, use os quatro segundos para substituir o ATTRS {idProduct} == ”####”, segmento antes de usar ambos para substitua o conjunto de símbolos após o eco. Salve o arquivo, saia e reinicie sua máquina. Você não deve ter nenhum outro problema.

No entanto, certifique-se de que o dispositivo está conectado corretamente se você não o vir listado depois de executar o comando lsusb. Você deve ter notado em nossa imagem de exemplo que não vimos o dispositivo Bluetooth listado lá. Isso significa que ele não foi conectado corretamente. Aguarde alguns instantes após conectá-lo antes de executá-lo, caso contrário, o programa lsusb pode não ser capaz de localizá-lo imediatamente.

3 minutos lidos