janelas / Agendamento de GPU acelerado por hardware do Microsoft Windows 10 Obtenha suporte para NVIDIA e AMD 3 minutos lidos

Créditos Nvidia vs AMD: Tomshardware

O Microsoft Windows 10 recebeu um recurso importante que as GPUs modernas podem utilizar e beneficiar os tempos de execução da GPU. A atualização cumulativa do Windows 10 de maio de 2020, 20H1 v2004 contém o novo Recurso de agendamento de GPU acelerado por hardware , que permaneceu ‘Desligado’ por padrão. No entanto, com a NVIDIA e agora a AMD emprestando seu suporte ao recurso, os usuários do sistema operacional Windows 10 com placas gráficas dedicadas ou GPUs discretas devem mudar o recurso para 'Ligado'.

Com a atualização do Windows 10 de maio de 2020, a Microsoft apresentou um novo GPU Scheduler. No entanto, a empresa deixou intencionalmente a configuração como um opt-in. Em outras palavras, as configurações continuam a permanecer e desativadas por padrão por meio de um botão de alternância nas configurações gráficas. No entanto, com a NVIDIA e a AMD agora suportando o recurso em suas GPUs, talvez seja o momento certo para ativar este “Mudança significativa e fundamental no modelo do driver”.

AMD segue NVIDIA e adiciona suporte para programação de GPU no driver Radeon Software Adrenalin 2020 Edition 20.5.1 Beta:

AMD tem suporte adicionado oficialmente para agendamento de GPU em seu Radeon Software Adrenalin 2020 Edition 20.5.1 Beta motorista. É importante observar que o software, assim como o recurso, ainda é experimental. Portanto, a Microsoft manteve o recurso desativado por padrão.

As placas de vídeo das séries AMD Radeon RX 5600 e Radeon RX 5700 têm a capacidade de assumir as funções de programação de uso da GPU. Em outras palavras, o novo recurso transferiu a responsabilidade de agendar o uso e os tempos de execução da GPU de uma plataforma de software, diretamente para a GPU compatível ou de suporte instalada no computador.

NVIDIA anunciou recentemente seu suporte para programação de gráficos do Windows . No entanto, a nova API de gráficos DirectX Ultimate da Microsoft com suporte para GPU GeForce RTX deixou o anúncio para trás. A Microsoft alertou que o recurso de agendamento de GPU precisará passar por mais algumas rodadas de testes antes de ser ativado por padrão.

Os instaladores da atualização do Windows 10 de maio de 2020 podem experimentar latência reduzida causada pelo armazenamento em buffer entre a CPU e a GPU?

A Microsoft está confiante de que habilitar o Agendamento de GPU em placas gráficas de suporte deve reduzir significativamente a sobrecarga para o agendamento de GPU. Simplificando, os usuários podem experimentar uma melhor capacidade de resposta da GPU. Além disso, isso deve permitir inovação adicional no gerenciamento de carga de trabalho da GPU no futuro.

O agendamento de GPU acelerado por hardware está disponível em Windows 10 versão 2004 . O recurso foi habilitado pelo driver Windows Display Driver Model (WDDM) v2.7 nesta versão do Windows 10. Como a configuração está desativada por padrão, os usuários devem ativá-la em Configurações -> Sistema -> Vídeo -> Gráficos Configurações. É importante observar que nem todos os PCs que executam a última atualização cumulativa do Windows 10 20H1 ou v2004 terão a configuração. A interface principal da configuração só aparecerá se a GPU e o driver da GPU suportarem o agendador da GPU.

O Agendamento de GPU de hardware foi introduzido no Windows Vista. É um componente de software que aloca carga de trabalho de várias fontes em uma GPU. Como alternativa, todos os aplicativos que precisavam de aceleração de GPU enviariam tanto tráfego quanto possível para o driver de GPU. O agendamento da GPU é semelhante ao agendador de threads do sistema operacional, pois aloca seletivamente ou sequencialmente as cargas de trabalho e, essencialmente, não sobrecarrega o driver da GPU com despejos simultâneos de tarefas.

Algumas das gerações mais recentes de GPUs da NVIDIA, AMD, bem como da Intel, têm um componente de hardware dedicado embutido para executar a programação. Com a introdução da configuração, o Windows transfere as tarefas de agendamento da GPU para o componente de hardware. Essencialmente, a mudança do agendamento de GPU baseado em software para hardware deve liberar alguns recursos da CPU e potencialmente reduzir as latências em vários estágios do pipeline de renderização de gráficos.

É interessante notar que a Microsoft pretende evoluir mais no sentido de reduzir latências, descarregando a CPU em futuras versões do Windows e DirectX. Isso é completamente oposto à direção original da empresa em que favorecia o processamento de sinal do host em vez do processamento de sinal acelerado por hardware.

Tag janelas