Como definir uma chave de composição para todo o sistema no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Muitas pessoas definem teclas de composição de forma que possam digitar caracteres internacionais, bem como o símbolo do Euro e da Libra Stirling em um teclado local. É muito útil para quem precisa escrever esses personagens sem ter que procurá-los em um mapa de personagens, mas não os tem em seu layout padrão. Você pode ter visto instruções antes de configurá-lo nos arquivos ~ / .xinit ou ~ / .xsession, mas essas instruções, também repetidas com frequência, podem configurá-lo em todo o sistema. Você precisará de uma janela de terminal para definir as especificações da tecla de composição, então mantenha pressionado Ctrl + Alt + T ou clique no menu Aplicativos e inicie o Terminal em Ferramentas do Sistema. Possivelmente, você também pode pesquisar a palavra Terminal no Ubuntu Dash.

Método 1: definir as especificações principais do Compose em todo o sistema

Você precisará de acesso de administrador raiz para definir as configurações da chave de composição para todos os usuários, então digite
e pressione Enter para começar. Se você ainda não usou o sudo em sua sessão antes, será necessário inserir sua senha para continuar. Você verá um arquivo de texto com diferentes linhas para definir as opções do teclado.

Entre as aspas na linha que começa com XKBOPTIONS = ”” digite compose: sclk e pressione Ctrl + O para salvar o arquivo seguido de Ctrl + X para sair. Da próxima vez que reiniciar o sistema, você poderá usar a tecla Scroll Lock comparativamente subutilizada como uma tecla de composição para digitar caracteres extras.

Depois de reiniciar, abra o editor de texto gráfico de sua preferência. Você pode querer iniciar o Leafpad a partir do menu Acessórios no LXDE, gedit se você estiver usando o Ubuntu ou talvez Kedit se você for um usuário do KDE. Depois de abri-lo, pressione a tecla Scroll Lock seguida de E e = para ver se você obtém o símbolo da moeda Euro. Se funcionar, então você configurou a chave de composição corretamente. Ele deve funcionar com quase todos os desktops modernos e requer um único comando para ser definido.

Método 2: usando a tecla Caps Lock como uma tecla de composição

Se você já usa o Scroll Lock para outra finalidade ou tem um laptop que não torna o Scroll Lock facilmente acessível, use a tecla Caps Lock novamente. Embora você perderia a funcionalidade da tecla Caps Lock, ela pode ser facilmente substituída simplesmente mantendo pressionada a tecla Shift. Tipo no terminal novamente e altere a linha para ler XKBOPTIONS = ”compor: maiúsculas” para usar a tecla Caps Lock. Você terá que reiniciar novamente para alterar isso e certificar-se de que funciona em todo o sistema. Os digitadores que trabalham com muitos idiomas internacionais podem descobrir que nem Caps Lock nem Scroll Lock são uma tecla confortável para eles. Para ver uma lista de outras teclas que seu layout suporta, digite cat /usr/share/X11/xkb/rules/xorg.lst | grep compose e pressione Enter no terminal. Você pode executar isso como um usuário normal. Quando encontrar uma opção de que goste, digite-a na linha XKBOPTIONS = ”” do Arquivo. Por exemplo, você pode usar XKBOPTIONS = ”compose: rwin” se nunca estiver usando a superchave certa do Windows e preferir que seja uma chave de composição.

Método 3: usando a chave de composição

Dependendo de qual tecla você definir, poderá descobrir que precisa mantê-la pressionada enquanto digita a combinação de composição para digitar caracteres internacionais ou, em vez disso, pressione e solte-a antes de digitar a combinação. Experimente um pouco para pegar o jeito e lembre-se de que você pode usar essa técnica em qualquer lugar em que possa inserir texto na interface gráfica da área de trabalho. Isso vale até para digitar no Gmail ou Google Docs na maioria dos casos.

Existem muitas combinações diferentes que você pode usar com a tecla de composição para inserir caracteres internacionais em documentos. Os usuários do Linux interessados ​​em ver uma lista bem completa de combinações para uso com o X Windows devem visitar https://tstarling.com/stuff/ComposeKeys.html para dar uma olhada na grande maioria das combinações modernas que funcionarão em sua instalação.

Lembre-se de que você verá muitos deles com letras maiúsculas. Por exemplo, digitar a tecla de composição seguida por F r deve produzir o caractere ₣, mas o que não é tão óbvio é o fato de que você ainda precisa pressionar Shift + F para formar um F maiúsculo ao executar esta cadeia. Além disso, lembre-se de que essas combinações devem ser digitadas uma após a outra. Por exemplo, mantenha pressionada a tecla Caps Lock se a tiver definido como a tecla de composição e pressione Shift + F, solte e pressione r para digitar o caractere ₣. Embora seja um pouco confuso no início, você vai pegar o jeito em nenhum momento. Certamente é muito mais rápido do que procurar personagens internacionais no mapa de personagens.

3 minutos lidos