Correção: o Desfragmentador de disco foi agendado com outro programa

O erro “o desfragmentador de disco foi agendado com outro programa” ocorre quando o Windows não consegue iniciar a operação de desfragmentação da unidade porque a operação já está agendada / em execução por outro aplicativo no computador.

O Desfragmentador de disco é um utilitário do Microsoft Windows projetado para aumentar a velocidade de acesso de arquivos reorganizando-os para ocupar locais de armazenamento contíguos. A desfragmentação geralmente minimiza o tempo que a cabeça leva para acessar a parte do disco.

Na maioria das vezes, mesmo se você remover o aplicativo que assumiu o controle do serviço, a mensagem de erro ainda aparecerá. Isso ocorre porque ele alterou a programação do desfragmentador de disco no Agendador de tarefas e provavelmente não reverteu as alterações quando foi desinstalado. Esse erro tem soluções rápidas que corrigem o problema instantaneamente. Siga as soluções alternativas desde o início e vá descendo.

Solução 1: Clique em ‘Remover configurações’ no pop-up

Antes de entrarmos em soluções alternativas mais tediosas, você pode tentar devolver o controle ao Windows clicando no botão ‘Remover configurações’ presente no pop-up. Quando você clicar aqui, o Windows tentará recuperar o controle do utilitário e definir os valores padrão na programação.

Na maioria das vezes, clicar no botão não faz nada. Nesse caso, reinicie o computador (várias vezes, se necessário). Além disso, certifique-se de que outro aplicativo não esteja executando o utilitário de desfragmentação em segundo plano. Observe que você pode precisar de privilégios administrativos para executar esta operação.

Solução 2: Desativando aplicativos de desfragmentação de disco (Norton, CCleaner etc.)

Existem muitos aplicativos que realizam operações de 'otimização' no seu computador para torná-lo mais rápido e remover o tempo de acesso ao disco. A desfragmentação é apenas uma das poucas atividades que executam para atingir esse objetivo.

Quando um software de terceiros desfragmenta seu disco, ele basicamente assume o controle do serviço e o executa em diferentes intervalos de tempo de acordo com sua programação. Se você tiver algum aplicativo (como CCleaner, Disk Optimizer etc.), desative-o ou remova-o completamente.

Uma aplicação notável foi Norton Antivirus . Ele tem um utilitário chamado “ Otimizador de tempo ocioso ”. Ele permite que o antivírus desfragmente seu volume de inicialização. Ele agenda automaticamente a otimização quando detecta a instalação de um aplicativo em seu computador ou quando seu computador está ocioso. Podemos tentar desativá-lo e ver se funciona.

1. Abra o Norton Antivirus e navegue até suas configurações.
  2. Uma vez nas configurações, clique em “ Configurações administrativas ”Presente abaixo de Configurações detalhadas.
  3. Desmarque / desative o controle deslizante para o processo “ Otimizador de tempo ocioso ”.

1. pressione Aplique para salvar as alterações e sair. Reinicie o computador e verifique se o problema foi resolvido.

Solução 3: Habilitando o Desfragmentador de disco usando seu aplicativo

Antes de tentar forçar a execução do utilitário usando o agendador de tarefas, podemos tentar definir seus parâmetros e executá-lo usando seu aplicativo padrão. Certifique-se de estar conectado como administrador antes de prosseguir.

1. Clique no botão de menu no teclado e navegue até o Desfragmentador de disco localizado em “ Ferramentas do sistema ”.

1. Se não houver uma programação já definida para o desfragmentador de disco, clique em “ Ativar programação ”.

1. Agora defina o agendador de tarefas de acordo com sua necessidade. Tente agendar a tarefa em um futuro próximo (por exemplo, em 10 ou 15 minutos), para que você possa verificar se está sendo executado conforme necessário.

1. Pressione OK para salvar as alterações e sair. Reinicie o seu computador e veja se o problema foi resolvido.

Solução 4: agende o utilitário usando o Agendador de tarefas

O Agendador de Tarefas permite que você execute automaticamente tarefas de rotina em um computador escolhido. O Agendador de tarefas faz isso monitorando quaisquer critérios que você escolher para iniciar as tarefas (chamados de gatilhos) e, em seguida, executando as tarefas quando os critérios que você escolher para iniciar as tarefas (chamados de gatilhos) e, em seguida, executando as tarefas quando os critérios forem conheceu.

Tentaremos alterar as configurações no agendador de tarefas se você não conseguir desfragmentar o disco manualmente e ver se isso resolve o problema para nós.

1. Pressione Windows + R, digite “ taskschd.msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Navegue até o seguinte caminho de arquivo usando o painel de navegação esquerdo:

Biblioteca do Agendador de Tarefas> Microsoft> Windows> Desfragmentar

1. Clique duas vezes na tarefa presente na janela próxima ao meio da tela para alterar as configurações do acionador. Se a tarefa estiver desabilitada, clique com o botão direito e selecione Habilitar.

1. Clique na guia “ Gatilhos ”E clique em“ Novo ”Para definir um novo gatilho de tempo para o aplicativo.

1. Agora você pode definir a programação de acordo com a própria necessidade. Você pode configurá-lo para disparar diariamente, semanalmente, etc. Após configurar o tempo de disparo, pressione Está bem para salvar as alterações e sair.

1. Reinicie o computador e veja se o problema foi corrigido.