Os servidores Cloudflare Gen X agora são executados em processadores AMD EPYC, conforme a empresa descarta o hardware da Intel, citando eficiência energética, segurança e outras vantagens

Hardware / Servidores Cloudflare Gen X agora são executados em processadores AMD EPYC, conforme Co. descarta o hardware da Intel, citando eficiência energética, segurança e outras vantagens 3 minutos lidos Cloudflare

Logotipo da Cloudflare



A Intel Inc. recentemente perdeu a Cloudflare, uma das maiores redes da Internet, para a AMD. A Cloudflare confirmou que migrou uma parte significativa de seus servidores Gen X para processadores AMD EPYC. A empresa também indicou as inúmeras razões pelas quais optou por CPUs de nível de servidor da AMD, em vez de um geração mais recente de CPUs Intel por seus serviços essenciais e de alto desempenho.

Cloudflare, a empresa americana de infraestrutura da web e segurança de sites, que fornece serviços de rede de entrega de conteúdo, mitigação de DDoS, segurança da Internet e serviços de servidor de nomes de domínio distribuídos, agora tem um número crescente de seus servidores Gen X executados em AMD EPYC CPUs, em vez de seu parceiro de longo prazo, Processadores Intel . Na verdade, o 10ºA geração de servidores Cloudflare não usa nenhum componente Intel. Desnecessário acrescentar, embora este seja outro forte indicador da crescente proeminência da AMD no mercado de CPU, Intel Inc. deve permanecer vigilante e intensifique seu jogo .



Cloudflare atualiza servidores 'Gen 9' baseados em Intel Xeon para novos servidores 'Gen X' baseados em AMD EPYC:

A Cloudflare confirmou que está construindo sua pilha de próxima geração em CPUs AMD EPYC. A empresa atende em média 11 milhões de solicitações de dados ou informações por segundo. É interessante notar que um único processador AMD EPYC substituirá duas configurações de CPU Intel Xeon. Em outras palavras, o Cloudflare mudará de uma configuração Xeon de soquete duplo para um AMD EPYC 7642 de soquete único.



A CPU AMD EPYC manterá o alto número de níveis de núcleo. O AMD AMD EPYC 7642 embala 48 núcleos e 96 threads. Ele será acompanhado por 256 GB de memória DDR4-2933 no octa-canal e memória NVME de alta velocidade. O blog oficial da Cloudflare explica as múltiplas razões pelas quais optou pelo AMD EPYC para seus 10ºServidores de geração.



“Escolhemos o processador AMD EPYC 7642 em uma configuração de soquete único para Gen X. Este CPU tem 48 núcleos (96 threads), uma frequência base de 2,4 GHz e 256 MB de cache L3. Seu TDP (225W) pode parecer alto, mas é menor do que o TDP combinado em nossos servidores Gen 9, e preferimos o desempenho deste CPU em vez de variantes de desempenho inferior. Embora a AMD ofereça opções de núcleo superior com 64 núcleos, as melhorias de desempenho não foram convincentes o suficiente para nosso pacote de software e seu uso. ”

A empresa indicou que a decisão de escolher AMD EPYC em vez de CPUs Xeon de seu parceiro de longa data da Intel não foi fácil. A Cloudflare afirma que executou vários benchmarks para cargas de trabalho importantes, como criptografia, compressão, expressões regulares e LuaJIT. O único AMD EPYC 7642 teve um desempenho muito bom durante os testes de laboratório. Ele superou confortavelmente seu servidor Gen 9, que foi equipado com dual Intel Xeon Platinum 6162 com o mesmo número total de núcleos.

Cloudflare está preocupado com a segurança além da eficiência das CPUs Intel Xeon?

Uma única CPU AMD EPYC substituindo dois processadores Intel Xeon tem um impacto direto na eficiência de energia. A Cloudflare supostamente investigou o consumo de energia ou solicitações por watt e o AMD EPYC foi a escolha óbvia. A empresa indicou que as CPUs de nível de servidor da AMD conseguiram manter os custos operacionais significativamente baixos. Curiosamente, a AMD se sai em média 25% melhor do que a Intel, afirmou Cloudflare.

Embora a eficiência de custo possa ter sido o fator determinante, Cloudflare deu a entender que estava preocupado com as vulnerabilidades no nível da CPU que foram recentemente descobertas nas CPUs da Intel. Algumas das ameaças mais preocupantes, como as vulnerabilidades Spectre e Meltdown, afetam significativamente a eficiência operacional, pois os métodos de mitigação de risco tendem a reduzir as capacidades de processamento.

Intel ainda é um empresa significativamente grande em comparação com a AMD. A AMD relatou receitas no quarto trimestre de 2019 de US $ 2,13 bilhões e uma receita líquida de US $ 170 milhões. Durante o mesmo período, a Intel faturou US $ 20,2 bilhões e sua receita líquida foi de US $ 6,9 bilhões, respectivamente. No entanto, o o gigante deve se preocupar sobre as rápidas incursões que a AMD está fazendo em seu território.

A Cloudflare não apenas abandonou o Intel Xeon, mas também tudo que o fabricante de chips fabrica. A empresa não está usando hardware Intel para nenhum dos principais componentes do servidor, como CPU, placa, memória, armazenamento, placa de interface de rede (ou qualquer tipo de acelerador).

Tag amd Cloudflare intel