Como consertar o 'menu Iniciar / configurações ms' que não funcionam no Windows 10?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários do Windows 10 estão relatando que não conseguem abrir o aplicativo Configurações principal de repente. Ao tentar abrir o aplicativo Configurações (via menu Iniciar ou comando Executar), os usuários afetados veem o “Este arquivo não possui um programa associado a ele para realizar esta ação” . Na maioria dos casos relatados por usuários, esse problema começou a ocorrer após a atualização do Windows 7 ou Windows 7 para o Windows 10.



Erro Ms-Settings ‘Este arquivo não tem um programa associado a ele para realizar esta ação’ no Windows 10



O que está fazendo com que o ‘Menu Iniciar / configurações do ms’ pare de funcionar?

Investigamos esse problema específico observando e testando várias estratégias de reparo comumente recomendadas por outros usuários que enfrentaram o mesmo problema. Como se constatou, vários cenários diferentes podem levar ao surgimento desse problema. Aqui está um resumo rápido dos cenários que podem desencadear este problema:



  • Aplicativo de configurações não registradas - Acontece que esse problema específico pode ocorrer devido a um súbito cancelamento de registro do aplicativo Configurações. Isso é comumente relatado como ocorrendo depois que uma varredura de segurança revela algumas inconsistências com o pacote de aplicativos UWP. Se esse cenário for aplicável, você deverá conseguir resolver o problema reinstalando e registrando novamente todos os aplicativos UWP ativos nessa conta de usuário.
  • O app de configurações está bloqueado por motivos de segurança - Em certas circunstâncias, a opção de segurança padrão pode facilitar o mau funcionamento do aplicativo Configurações, bloqueando o menu por motivos de segurança. Se o usuário implanta com frequência scripts que envolvem ajustes no aplicativo Configurações, a Segurança do Windows (antigo Windows Defender) pode bloquear esse procedimento em contas sem senha. Sempre que isso acontecer, você pode resolver o problema adicionando uma senha à conta do Windows afetada.
  • Corrupção do arquivo do sistema - Como vários usuários relataram, esse problema também pode ocorrer devido a algumas instâncias de corrupção de arquivo subjacentes que estão impedindo os menus do aplicativo Configurações de abrir corretamente. Nesse caso, você pode resolver o problema executando comandos DISM ou SFC ou restaurando o sistema a um ponto saudável usando o utilitário Restauração do Sistema.
  • Arquivos corrompidos do sistema operacional - Em casos mais graves, pode ser necessário redefinir todo o conjunto de componentes do Windows para resolver o problema. De acordo com os usuários afetados que estavam lutando com uma seleção subjacente de arquivos corrompidos do sistema operacional, você pode tratar os sintomas desse problema executando uma instalação de reparo ou uma instalação limpa.

Se você está tendo dificuldades para resolver o mesmo problema, este artigo fornecerá várias correções aplicáveis ​​que podem acabar resolvendo o problema para você. Abaixo, você encontrará uma coleção de métodos que outros usuários em um local semelhante usaram com sucesso para resolver o problema. Cada correção potencial foi confirmada para funcionar por pelo menos um usuário afetado.

Para obter os melhores resultados, aconselhamos que siga os métodos abaixo na mesma ordem em que os organizamos (pela sua eficiência e dificuldade). Eventualmente, você deve encontrar uma solução potencial que resolverá o problema, independentemente do culpado que está causando o problema.

Método 1: reinstalar e registrar novamente todos os aplicativos UWP

Antes de explorar qualquer outra estratégia de reparo, você deve começar garantindo que o problema não esteja ocorrendo apenas devido a um item corrompido ou porque o aplicativo Configurações não está registrado corretamente.



Vários usuários afetados relataram que conseguiram resolver o problema depois de reinstalar e registrar novamente todos os aplicativos integrados do Windows na conta do Windows que estava encontrando o problema.

Aqui está um guia rápido sobre como reinstalar e registrar novamente todos os aplicativos UWP integrados, incluindo o aplicativo Configurações. Aqui está um guia rápido para fazer isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Então, digite “PowerShell” e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir uma janela elevada do Power shell. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Digitando “Powershell” e pressionando “Shift” + “Alt” + “Enter”

  2. Quando estiver dentro da janela elevada do PowerShell, digite o seguinte comando e pressione Enter para reinstalar e registrar novamente todos os aplicativos integrados do Windows para esta conta:
    Pegue-AppXPackage | Para cada {Adicionar-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Registro '$ ($ _. InstallLocation)  AppXManifest.xml'}
  3. Lembre-se de que, caso encontre o problema em várias contas, será necessário repetir este procedimento com todas elas.

Se você seguiu as instruções acima e ainda está enfrentando o mesmo problema, vá para a próxima solução potencial abaixo.

Método 2: adicionar uma senha à conta do Windows (se aplicável)

Acontece que uma correção popular para esse problema específico é usar um prompt de comando elevado para adicionar uma senha à conta do Windows. Isso pode parecer uma solução estranha, mas muitos usuários afetados confirmaram que de repente foram capazes de abrir o aplicativo Configurações e qualquer outro aplicativo que estava mostrando o “Este arquivo não possui um programa associado a ele para realizar esta ação” depois de adicionar uma senha usando um prompt CMD elevado.

Aqui está um guia rápido para resolver o problema de ‘Menu Iniciar / configurações do ms’ não funciona, adicionando uma senha à conta do Windows usando um CMD elevado:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite “Cmd” dentro da caixa de texto recém-exibida e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando elevado. Quando você for solicitado pelo UAC (prompt de conta de usuário) , clique sim para conceder acesso de administrador.

    Executando Prompt de Comando

  2. Uma vez dentro do Prompt de Comando elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar para adicionar uma senha à sua conta de usuário:
    net user username password / add

    Nota: Lembre-se de que 'nome de usuário' é apenas um espaço reservado. Substitua-a pela conta na qual você está encontrando o problema.

  3. Em seguida, pressione Tecla Windows + R para abrir outro Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite “ control.exe / nome Microsoft.UserAccounts ‘E pressione Entrar para abrir o Contas de usuário cardápio.

    Menu de contas de usuário

  4. Assim que estiver dentro do Contas de usuário menu, clique em Gerenciar outra conta no menu do lado direito.

    Acessando a conta que modificamos anteriormente

  5. De Gerenciar contas tela, clique na conta à qual você adicionou uma senha anteriormente.

    Acessando a conta à qual você adicionou a senha anteriormente

  6. Em seguida, do Mudança, uma conta menu, clique em Mude o tipo de conta .

    Alterar o tipo de conta

  7. Assim que estiver dentro do Alterar tipo de conta menu, altere o tipo de conta para Administrador e clique em Alterar tipo de conta para salvar a mudança.

    Alterando o tipo de conta para administrador

  8. Certifique-se de estar conectado à conta que você modificou anteriormente e repita a ação que estava causando o problema e veja se o problema foi resolvido.

se você ainda está encontrando o “Este arquivo não possui um programa associado a ele para realizar esta ação” ao tentar abrir um subaplicativo Configurações, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Implantando comandos DISM e SFC

Na maioria dos casos, esse erro específico ocorrerá devido a alguns arquivos de sistema corrompidos que acabaram afetando a funcionalidade do computador. Se vários aplicativos integrados (aplicativo de configurações, bloco de notas, etc.) estiverem exibindo esse erro, você precisará começar corrigindo seus arquivos de sistema.

Vários usuários afetados relataram que conseguiram resolver o problema executando alguns utilitários integrados capazes de resolver a corrupção de arquivos do sistema - SFC (verificador de arquivos do sistema) e DISM (manutenção e gerenciamento de imagens de implantação)

Mas lembre-se de que, mesmo que os dois utilitários sejam capazes de resolver a corrupção de arquivos do sistema, os dois scanners integrados têm abordagens diferentes. O SFC é melhor para corrigir erros lógicos e depende de um cache armazenado localmente para substituir arquivos corrompidos por cópias saudáveis. O DISM, por outro lado, usa o WU (Windows Update) para substituir arquivos corrompidos e é muito melhor no reparo de utilitários integrados.

Aqui está um guia rápido sobre como realizar varreduras DISM e SFC:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Quando estiver dentro da janela Executar, digite “Cmd” dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt CMD elevado.

    Executando Prompt de Comando

    Nota: Se você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos à janela CMD.

  2. Uma vez dentro do Prompt de Comando elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar para abrir uma varredura SFC:
    sfc / scannow

    Nota : Certifique-se de que você tem tempo suficiente em suas mãos antes de iniciar este processo. Interromper a varredura SFC antes que o processo seja concluído produz erros lógicos adicionais. E tenha em mente que o SFC é notoriamente conhecido por corrigir erros sem relatá-los. Portanto, mesmo que o relatório final não mencione nenhum arquivo corrompido que tenha sido corrigido, prossiga normalmente com as próximas etapas abaixo.

  3. Assim que a verificação for concluída, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido na próxima inicialização do sistema. Depois que a próxima sequência de inicialização for concluída, siga a etapa 1 novamente para abrir outro prompt de comando elevado.
  4. Assim que estiver dentro do prompt CMD mais uma vez, digite o seguinte comando novamente e pressione Entrar para iniciar uma varredura DISM:
    DISM / Online / Cleanup-Image / RestoreHealth

    Nota: O DISM depende muito do Windows Update para substituir arquivos corrompidos, portanto, certifique-se de trabalhar com uma Internet estável antes de iniciar esta verificação.

  5. Após a verificação ser concluída, reinicie o computador mais uma vez e veja se o problema foi resolvido na próxima inicialização do sistema.

Se você ainda não consegue abrir nenhum Configurações guia e você vê o “Este arquivo não possui um programa associado a ele para realizar esta ação” , vá para o próximo método abaixo.

Método 4: Executar uma restauração do sistema

Se nenhum dos métodos acima permitiu que você resolvesse o problema, é provável que você esteja lidando com um problema subjacente de corrupção do sistema. Em situações como essa, você ainda pode evitar a abordagem radical (instalação limpa), optando por uma abordagem de controlador de danos.

A Restauração do sistema reverterá seu computador a um ponto anterior no tempo usando um instantâneo criado anteriormente que restaurará o estado do computador a um ponto anterior no tempo. Por padrão, o Windows é configurado para salvar novos instantâneos regularmente (após cada alteração importante do sistema, como uma instalação de atualização crítica ou uma atualização de driver). Com isso dito, a menos que você modifique o comportamento padrão, você deve ter muitos instantâneos de restauração para escolher.

Mas antes de começar a usar a Restauração do sistema para devolver o computador a um estado saudável usando um instantâneo, lembre-se de que qualquer alteração feita após o instantâneo será uma lista. Isso inclui todos os aplicativos e drivers instalados, aplicativos nativos do Windows ou de terceiros.

Se você está ciente dos riscos de perda de dados e ainda está preparado para usar a restauração do sistema para corrigir problemas relacionados ao menu Iniciar / configurações de ms, vá para o próximo método abaixo:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite 'Rstrui' dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Restauração do sistema cardápio.

    Abrindo o assistente de Restauração do Sistema via caixa Executar

  2. Quando estiver na tela inicial de Restauração do sistema, clique em Próximo para avançar para o próximo menu.

    Usando a restauração do sistema

  3. Assim que estiver na próxima tela, comece marcando a caixa associada a Mostrar mais pontos de restauração . Depois de fazer isso, comece a comparar as datas de cada instantâneo salvo e veja qual está mais perto de uma data anterior ao aparecimento do erro. Depois de decidir sobre o instantâneo apropriado, certifique-se de que o ponto de restauração esteja selecionado e clique em Próximo para avançar para o próximo menu.

    Restaurando seu sistema para um ponto anterior no tempo

  4. Assim que você chegar a este ponto, o utilitário estará configurado e pronto para funcionar. Tudo o que falta fazer agora para iniciar o processo de restauração é clicar em Terminar. Depois de fazer isso, sua máquina será reiniciada e o estado anterior será aplicado.

    Iniciando o processo de restauração do sistema

  5. Na próxima inicialização do sistema, uma vez que o estado anterior for aplicado, repita a ação que estava acionando o Menu inicial / configurações de ms problemas e veja se o problema foi resolvido.

Método 5: Executar um reparo instalação limpa

Se nenhum dos métodos abaixo permitiu que você resolvesse o problema, você pode concluir com segurança que está lidando com um problema de corrupção que não pode ser resolvido de maneira convencional. Se você chegou até aqui sem resultados, um último recurso que resolverá o problema é atualizar todos os componentes do Windows.

Vários usuários afetados que enfrentam esse problema exato relataram que o problema parou de ocorrer depois que eles atualizaram todos os componentes do Windows - executando uma instalação de reparo ou por meio de uma instalação limpa.

PARA instalação limpa é mais fácil de executar, mas lembre-se de que não permitirá que você mantenha todos os seus dados. Aplicativos, jogos, mídia pessoal e todas as preferências do usuário serão perdidos com este processo.

Se você está procurando uma abordagem melhor, considere uma instalação de reparo. Embora seja um pouco mais tedioso, um instalação de reparo (atualização local) permitirá que você mantenha seus aplicativos, jogos, mídia pessoal e algumas preferências do usuário.

7 minutos lidos