O mistério da 10ª geração com 10 núcleos Intel Core i9-10900K pode oferecer 30 por cento de ganho em comparação com 8 núcleos Intel Core i9 9900K que declara documento interno vazado

Hardware / O mistério da 10ª geração com 10 núcleos Intel Core i9-10900K pode oferecer 30 por cento de ganho em comparação com 8 núcleos Intel Core i9 9900K que declara documento interno vazado 2 minutos lidos

Intel-Core-i9



Um misterioso CPU da Intel, ainda não lançado, fortemente acreditado para o próximo topo de linha da 10ª Geração Intel Core i9, tem ganhos de desempenho significativos em relação ao seu predecessor imediato. De acordo com um documento interno que vazou, o 10ºA geração do Intel Core i9-10900K deve ser 30 por cento mais rápida do que o i9-9900K. A principal diferença entre as duas gerações de processadores Intel premium é que os 9ºGen embala 8 núcleos, enquanto a geração mais recente apresenta 10 núcleos.

Um usuário popular do Weibo que atende pelo nome de MebiuW afirma estar na posse de um documento interno secreto pertencente à Intel Corporation. O documento, que o usuário vazou online , mostra o desempenho do inédito Core i9-10900K de dez núcleos. o mais recente CPU da Intel certamente era esperado a ser revelado em breve, mas a empresa tem mantido um alto nível de sigilo sobre a última geração de CPUs Intel topo de linha, ou seja, os Peças do Lago Cometa de 10ª geração .



Alegadamente, vazamento de documento interno da Intel afirma que o Intel Core i9-10900K é até 30% melhor do que a geração anterior da CPU:

O documento divulgado, que supostamente contém os benchmarks sintéticos do Intel Core i9-10900K, afirma que o processador não lançado e não anunciado é até 30 por cento mais rápido do que o i9-9900K, em cargas de trabalho encadeadas. Este documento inclui benchmarks SYSmark, SPEC, XPRT e Cinebench. Como esperado, são apenas os benchmarks Cinebench, oferecem uma avaliação bastante moderada do CPU Intel premium. Não há nenhuma surpresa que, exceto Cinebench, a maioria dos outros testes rotineiramente apresentam em benchmarks internos da Intel.



Os aparentemente elevados ganhos de desempenho de 30 por cento dos 10ºGen Intel Core i9 sobre 9ºGen Core i9 é concedido pelo benchmark SPEC. Os benchmarks Cinebench R15 afirmam um aumento de desempenho de 26 por cento. Surpreendentemente, a avaliação mais crítica do Intel Core i9-10900K vem do XPRT, que apresenta em média uma melhoria de 3 a 4 por cento maior. Os resultados do teste podem parecer distorcidos em parte porque os 9ºe 10ºA geração de CPU Intel Core i9 é baseada em uma arquitetura de núcleo muito semelhante. Além disso, o benchmark mede o desempenho de thread único.

A Intel ainda está lançando chips fabricados no processo de produção de 14 nm que envelhece rapidamente:

O processo de 14nm cada vez mais obsoleto ofereceu alguns ganhos surpreendentes na velocidade do clock. Contudo, A retenção da tecnologia antiga pela Intel para novos chips veio com o sacrifício de poder. O novo mistério Intel Core i9-10900K é um ótimo exemplo que prova que o aumento de desempenho é igual apenas ao número de núcleos que a Intel adicionou ao 10900K. Em outras palavras, a Intel não obteve muito ganho, se é que houve algum, em velocidades de clock de núcleo individual.



Falando sobre potência ou TDP, o suposto documento de vazamento da Intel lista duas classificações de potência do Intel Core i9-10900K. Os resultados do teste do benchmark sintético colocam o 10900K em um TDP de 125W, mas também lista um TDP de 250W. O valor secundário pode facilmente representar o estado de energia PL2 dos chips que é necessário para atingir todas as taxas de clock de aumento de núcleo .

Uma pequena nota de rodapé menciona adicionalmente que o desempenho pode não refletir todos os últimas atualizações de segurança . Desnecessário acrescentar que a maioria das atualizações de segurança que os usuários precisarão baixar e se inscrever para CPUs Intel degradam o desempenho. Ainda assim, a Intel supostamente comparou o desempenho de sua CPU mais recente com outro processador que fabrica e vende. Portanto, a observação pode não ter muito impacto no mundo real.

Os 10ºA geração do Intel Core i9-10900K de 10 núcleos é certamente melhor do que seu predecessor. No entanto, a Intel ainda tem competição acirrada da AMD . A série Ryzen 3000 e a série Threadripper têm um desempenho multissegmentado muito superior, com uma vantagem de preço surpreendente também. Se essas projeções forem precisas, a Intel terá que oferecer o Intel Core i9-10900K a um preço muito atraente para vencer a concorrência.

Tag intel