Como consertar a máquina virtual Hyper-V travada no estado de parada



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O uso de máquinas virtuais aumentou dramaticamente nos últimos tempos. Isso só é natural quando você leva em consideração as vantagens deles. Hyper-V é um software de virtualização nativo do Windows que permite criar máquinas virtuais em seu sistema Windows. Embora não forneça tantos recursos quanto em comparação com VMware ou VirtualBox, ainda é muito usado. Assim como qualquer outro software, ele tem seus próprios problemas. Um dos problemas que frequentemente são enfrentados por vários usuários é quando a máquina virtual fica travada no estado de parada.



Máquina virtual travada no estado de parada



Quando isso acontece, a máquina virtual se recusa a parar e, portanto, não pode ser iniciada, o que não é algo que você deseja. Isso pode acontecer por uma série de razões que mencionaremos a seguir. No entanto, antes de começarmos, é importante mencionar que, às vezes, o problema é simplesmente causado por uma máquina host Windows desatualizada. Portanto, antes de começar com este artigo, certifique-se de que instalou todos os Atualizações do Windows acessível. Com isso dito, vamos começar.



  • Falha de armazenamento - Em alguns casos, o problema pode ser causado por uma falha de armazenamento. Isso acontece quando o disco está sendo relatado como ausente, caso em que o que você terá que fazer é desligar o host e também os outros discos. Depois de inicializá-lo novamente, ele deve reconhecer o disco e, em caso de problemas, começar a repará-lo se você tiver um sistema RAID instalado.
  • Configuração incorreta de RRAS - Outra causa do problema pode ser a configuração incorreta do Serviço de Roteamento e Acesso Remoto. Isso pode acontecer quando uma interface em seu ambiente bagunça a configuração do RRAS. Nesse cenário, você terá que desativar o serviço para resolver o problema.
  • Opções de energia do Windows - As opções de energia de sua máquina host do Windows também podem desencadear esse problema. Acontece que se você configurou a tela para desligar a tela após um certo tempo, isso pode resultar em um travamento da VM. Nesse cenário, você terá que configurá-lo para nunca desligar a tela.

Agora que concluímos as possíveis causas do problema, vamos começar com os métodos pelos quais você pode fazer sua máquina virtual voltar a funcionar.

Método 1: matar a máquina virtual

Matando, não queremos nos livrar completamente da máquina virtual. Em vez disso, significa encerrar o processo da máquina virtual que está travada e para que você possa reiniciá-la normalmente. Este é um processo bastante simples se você tiver uma única máquina virtual em execução na máquina host. Se você fizer isso, poderá pular algumas das etapas que iremos listar abaixo, o que ajuda a encontrar o GUID da máquina virtual problemática.

No caso de você ter várias máquinas virtuais, você não pode simplesmente encerrar o processo de trabalho da máquina virtual ou vmwp.exe sem saber o GUID da máquina virtual travada, pois o processo aparece várias vezes em Gerenciador de tarefas . Depois de ter o GUID, você pode encontrar o processo correspondente a esse ID e eliminá-lo sem nenhuma preocupação.



Siga as instruções abaixo para fazer isso:

  1. Em primeiro lugar, para descobrir o GUID de suas máquinas virtuais, abra Powershell. Se você tiver uma única máquina virtual, pode pular esta etapa e simplesmente encerrar o processo. Da mesma forma, se você conhece o GUID da máquina, também pode pular esta etapa.
  2. Depois de abrir o Powershell, digite o seguinte comando onde VMname é o nome da máquina virtual problemática:
Get-VM 'VMname' | fl *
  1. Anote o VMId pois você precisará disso enquanto encontra o processo certo para terminar.

    Encontrando VMId

  2. Depois disso, vá em frente e abra o Gerenciador de tarefas clicando com o botão direito na barra de tarefas e selecionando Gerenciador de Tarefas no menu que aparece.
  3. Assim que o Gerenciador de Tarefas abrir, mude para o Detalhes aba.
  4. Agora, localize o vmpw.exe processo pressionando o botão V. Você encontrará vários processos se tiver várias VMs em execução.

    Processo de trabalho de máquina virtual

  5. Use o ID que você encontrou anteriormente para encontrar o processo correto.
  6. Por fim, destaque o processo cujo nome de usuário se correlaciona com a ID e pressione o botão Finalizar tarefa botão.

Método 2: Alterar opções de energia

Acontece que o opções de energia de sua máquina host Windows também pode afetar o estado de suas máquinas virtuais Hyper-V. Um dos que enfrentavam o mesmo problema disse que mudar a tela para nunca desligar corrigiu o problema para eles. Portanto, vale a pena tentar. Veja como fazer:

  1. Abra o Começar menu pressionando a tecla Windows e, em seguida, pesquise por Plano de energia.
  2. pressione Entrar no resultado mostrado.
  3. A partir daí, mude o Virar ou ff o display opção para Nunca no menu suspenso.

    Opções de plano de energia

  4. Finalmente, clique no Salvar alterações botão.

Método 3: Desativar RRAS

Um serviço de acesso remoto mal configurado também pode resultar no problema. Como mencionamos anteriormente, sua interface de rede pode estar bagunçando o serviço, fazendo com que a máquina virtual pare. Portanto, uma maneira fácil de corrigir isso seria desabilitar o serviço Roteamento e Acesso Remoto. Veja como fazer:

  1. Em primeiro lugar, abra o Corre caixa de diálogo pressionando o Tecla Windows + R .
  2. Na caixa de diálogo Executar, digite services.msc e pressione Enter.
  3. Na janela Serviços, procure o Serviço de roteamento e acesso remoto . Para fazer isso facilmente, pressione o botão R uma vez para pular para os serviços começando pelo alfabeto R.
  4. Uma vez localizado, clique duas vezes no serviço para abrir o Propriedades janela.

    Serviço RRAS

  5. Se o serviço estiver em execução, pare-o clicando no Pare botão.
  6. Depois que o serviço for interrompido, escolha Desativado de Tipo de inicialização menu suspenso.
  7. Reinicialize o sistema.

Método 4: Reinicializar a máquina host

Na maioria dos casos, um problema como esse pode ser facilmente resolvido simplesmente hospedando novamente a máquina host. Depois de reiniciar a máquina host, a VM será limpa e iniciará normalmente. Além disso, certifique-se de que o seu sistema está atualizado, pois o problema também pode ser causado por um bug do Windows que costuma ser corrigido nas atualizações subsequentes.

Tag Hyper-V 3 minutos lidos