Os 5 melhores monitores IP para servidor de rede e monitoramento de aplicativos

Estamos em momentos em que quase todas as empresas dependem de redes de computadores para operar e por boas razões. Uma rede de computadores não só ajuda a aumentar a produtividade, mas também facilita uma melhor utilização dos recursos. Por exemplo, você pode usar um armazenamento centralizado em vez de cada computador ter seu próprio armazenamento. Isso, consequentemente, torna mais fácil proteger esses dados e também é mais econômico no espaço, uma vez que os funcionários podem ter os mesmos arquivos armazenados em seus únicos espaços de armazenamento. Outra vantagem seria o compartilhamento de recursos de hardware e software. Eu poderia continuar, mas você entendeu.



Mas, há apenas um problema. Quanto mais complexas as redes se tornam, mais interrelacionadas elas se tornam. O que significa que se um componente cair, é provável que afete toda a rede. E com a taxa de competitividade das empresas, um pequeno período de inatividade pode ter resultados devastadores para sua reputação e lucros.

Então, qual é a solução. Bem, você precisa ser monitorando sua rede de TI em todos os momentos. E embora isso tenha sido uma tarefa demorada e exaustiva alguns anos atrás, agora é muito simples. Tudo graças às ferramentas de monitoramento automatizadas.



Hoje vamos falar especificamente sobre o software de monitoramento IP. Essas ferramentas assumem o controle do processo de monitoramento e o notificarão quando um problema for detectado. Essas ferramentas podem ser usadas para monitorar seus servidores, aplicativos e todos os outros componentes baseados em IP em sua rede. Então, agora você não precisa ficar na tela o dia todo rastreando todas as atividades da rede.



1. SolarWinds IP Monitor


Tente agora

Definitivamente, você já ouviu falar da SolarWinds. Seu principal produto, o Monitor de desempenho de rede, é um dos melhores do setor, se não o melhor. E, desde seu lançamento, todos os outros produtos lançados pela SolarWinds têm sido excepcionais. Caso em questão, o Monitor IP que iremos abordar neste post. É uma ferramenta abrangente que será perfeita para monitorar altos e baixos em sua rede, servidores e aplicativos.



SolarWinds IP Monitor

A ferramenta não tem agente, o que significa menos trabalho de configuração. Melhor ainda, ele descobre automaticamente seus dispositivos baseados em IP assim que é iniciado. A única coisa com que você precisa se preocupar é a configuração dos alertas. O que também não é grande coisa, já que você será guiado por um assistente de configuração. SolarWinds também inclui modelos integrados que definem as métricas de desempenho específicas a serem monitoradas em cada dispositivo e aplicativo. Também dá um passo adiante para definir o valor limite ideal que, quando excedido, acionará alertas. Isso ajuda a resolver rapidamente os problemas antes que eles possam causar grandes preocupações na rede.

Os alertas podem ser enviados por e-mail, SMS ou diretamente para os arquivos de log de eventos do Windows.



SolarWinds IP Monitor combina mapeamento de rede com Network Operations Center (NOC) para facilitar a solução de problemas mais rápida. Visualização NOC é quando a ferramenta exibe apenas os componentes monitorados que não estão em um estado normal. Em seguida, você pode fazer uma busca detalhada em cada componente para obter as métricas específicas associadas ao problema.

Para aqueles momentos em que você não está disponível durante o tempo de inatividade, você pode automatizar as ações de correção, como reiniciar os componentes com falha ou configurar a ferramenta para executar scripts personalizados.

Uma última coisa, o SolarWinds IP Monitor armazena dados históricos na forma de relatórios fáceis de acompanhar que também podem ajudar na solução de problemas rápida. Ele pode usar os dados de desempenho anteriores quando um determinado dispositivo IP estava íntegro para formar uma linha de base que funcionará como uma referência ao lidar com novos dados.

2. Paessler PRTG


Tente agora

O Paessler PRTG é outra solução excelente bastante semelhante ao SolarWinds, exceto pelo fato de ser um Monitor de desempenho de rede completo. Por exemplo, o PRTG tem um recurso de descoberta automática que evita o incômodo de configurar manualmente seus dispositivos IP antes de iniciar o monitoramento.

Essa ferramenta funciona com base no princípio de sensores, em que inclui mais de 200 sensores para monitorar os vários aspectos de sua infraestrutura de TI. Alguns dos exemplos de sensores incluem site, largura de banda, armazenamento, virtual e SNMP.

PRTG IP Monitor

Portanto, em relação ao monitoramento de IP, o PRTG usa os sensores SNMP para determinar quais dispositivos IP estão ativos e inativos. Em seguida, ele combina isso com outros sensores, como Packet Sniffing e NetFlow, para realizar uma verificação detalhada dos dispositivos e coletar mais métricas de desempenho.

Esta ferramenta tem uma interface de usuário realmente impressionante e usa códigos de cores para destacar o estado dos componentes da rede. Verde representa os dispositivos que estão funcionando normalmente, enquanto o vermelho indica um problema ou falha completa do dispositivo. O PRTG também vem com uma função de notificação embutida. Ele alerta você sobre possíveis problemas, permitindo que você aja antes que eles possam ser encaminhados ao usuário final. A ferramenta permite que você personalize o limite de alerta para que você não receba alertas desnecessários.

O PRTG também vem com o recurso de correção automatizada. Isso significa que você pode criar scripts personalizados que serão executados automaticamente quando o limite de alerta for atingido. Por fim, sinto que devo elogiar o recurso de relatório desta ferramenta. Ele permite que você crie relatórios completos com uma representação gráfica da análise de desempenho que você pode usar para referência futura ou quando quiser passar as informações para seu chefe e outros administradores.

O PRTG tem um período de teste gratuito de 30 dias, onde eles permitem que você acesse todas as suas funcionalidades, após os quais eles voltam à versão gratuita que permite apenas 100 sensores.

3. ManageEngine OpManager


Tente agora

A outra ferramenta que eu recomendaria é o ManageEngine OpManager, que fornece monitoramento em tempo real de seus dispositivos de rede. Ele pode ser usado para rastrear roteadores, switches, firewalls, servidores e todos os outros dispositivos baseados em IP em sua rede. Possui mais de 2.000 monitores de rede que ajudam a rastrear o tempo de atividade e o tempo de inatividade e coletar métricas de desempenho críticas, como perda de pacotes, latência, velocidade e analisar gargalos de desempenho.

Para cada uma dessas métricas, o OpManager permite que você defina limites personalizados que irão disparar um alerta quando excedidos. O painel também está configurado para permitir que você visualize todas as métricas em uma interface e ManageEngine permite que você personalize-o da maneira mais ideal para você.

ManageEngine OpManager

Este Monitor de IP usa pings ICMP que, por padrão, são enviados a cada dois minutos. Se o dispositivo de rede não responder após dois pings, ele será sinalizado como inativo. No entanto, o OpManager permite estender o número de pings enviados e também o intervalo entre eles. Como todas as outras ferramentas até agora, o OpManager possui modelos de relatório integrados que você pode utilizar para gerar relatórios. Ele suporta a geração automática de relatórios e cabe a você definir os dias e horários específicos.

Um dos meus recursos favoritos do ManageEngine OpManager é a interface da web. E a razão para isso é porque permite que você verifique o desempenho de seus componentes IP de qualquer dispositivo, independentemente de onde você estiver.

Finalmente, este Monitor de IP da ManageEngine tem uma funcionalidade realmente extensa que se estende a outras funções de monitoramento, como Banco de Dados, Virtualização e Monitoramento em Nuvem e, portanto, poupará você da tarefa de lidar com várias GUI de diferentes programas.

4. Icinga


Tente agora

Como de costume, sempre incluímos pelo menos um software de código aberto em nossas análises. O Nagios teria sido uma ótima recomendação se não fosse pelo fato de que o Icinga foi criado para resolver todas as deficiências do Nagios. É um software fork do Nagios, o que significa que foi criado a partir do mesmo código-fonte, mas com funcionalidades adicionais. Por exemplo, o Icinga vem com uma interface do usuário modernizada que é significativamente mais fácil de usar do que o núcleo do Nagios. Ele também incorpora uma API REST que permite a integração com aplicativos de terceiros sem a necessidade de modificar o núcleo Icinga. Por exemplo, você pode adicionar extensões gráficas que ajudarão a visualizar melhor os dados coletados de seus dispositivos.

Icinga

Icinga se orgulha de um mecanismo de monitoramento eficiente que mantém o controle da disponibilidade de seus hosts de rede enquanto também coleta os dados de desempenho relevantes. Este Monitor IP é acessado por meio de uma interface web, o que significa que você pode usá-lo de qualquer lugar. Você também pode personalizá-lo agrupando ou filtrando hosts específicos de uma forma que você entenda melhor.

O outro recurso importante sobre o Icinga IP Monitor é a capacidade de delegar as funções de monitoramento a outros administradores. E a melhor parte é que você pode limitar os direitos de acesso desses administradores adicionais para que eles possam ver e editar apenas as partes do seu sistema de monitoramento relacionadas a eles

O recurso de notificação Icinga também é bastante abrangente. Além do e-mail e SMS habituais, a ferramenta também permite ao usuário definir seus próprios métodos de alerta que podem ser integrados ao software por meio de sua API. A funcionalidade de relatório embutida é baseada em uma popular ferramenta de relatório Java de código aberto chamada relatórios Jasper, que garante facilitar a criação de relatórios.

No entanto, como acontece com qualquer software de código aberto, você deve estar preparado para fazer muitas configurações. Essa é, na verdade, uma das razões pelas quais muitas pessoas optam pelo produto comercial. O fato de que eles seguram sua mão durante os vários processos de configuração e monitoramento.

5. Zabbix


Tente agora

Nossa última ferramenta da lista não é o seu software de código aberto típico, pois é significativamente mais fácil de usar. E um dos motivos para isso é que requer menos configuração. O Zabbix pode descobrir automaticamente seus dispositivos baseados em IP, como SolarWinds ou PRTG, que são produtos comerciais. Além disso, ele vem com modelos integrados que destacam as várias métricas de desempenho a serem monitoradas para cada um dos componentes descobertos.

Você também pode criar modelos personalizados nos quais define métricas de desempenho adicionais que deseja monitorar e, em seguida, cria seus próprios scripts que facilitarão a coleta dessas métricas específicas.

Zabbix

Zabbix usa múltiplos métodos de coleta de métricas e alguns deles incluem SNMP, IPMI, TCP, SSH, IPMI e Telnet. Também é compatível com endereços IPv4 e IPv6. Como esperado, a ferramenta também possui um sistema de alerta bastante flexível. Os alertas de notificação podem ser enviados por e-mail, SMS, messenger ou outros modos de script. Mas o que distingue este Monitor de IP das outras ferramentas com relação às notificações é o recurso de escalonamento. É uma adição bem-vinda que garante que, se um alerta não for respondido após um determinado tempo, ele seja encaminhado para outro administrador ou um script personalizado seja executado

O Zabbix usa os dados coletados para prever o possível tempo de inatividade da rede. Algumas das outras funções para as quais ele pode ser usado incluem a verificação da utilização da largura de banda e também a prevenção de gargalos de rede.