Tecnologia / Mozilla está removendo WebIDE, o último serviço de seu sistema operacional atrasado de seu navegador 2 minutos lidos

Raposa de fogo

A Mozilla tinha seu próprio sistema operacional de código aberto para smartphones; infelizmente, eles tiveram que interromper. O sistema operacional foi baseado no mecanismo de renderização do navegador Firefox e no kernel Linux. WedIDE é um dos principais serviços relacionados ao antigo sistema operacional. Ele permitiu aos usuários conectar as ferramentas de desenvolvedores do Firefox a outros navegadores, como o Firefox para Android ou smartphones executando o Firefox OS.

O foco principal do WebIDE é a depuração; você pode depurar qualquer aplicativo usando o serviço por meio de seu navegador. A única coisa necessária é um ambiente de tempo de execução. Um ambiente de tempo de execução pode ser um dispositivo rodando Firefox OS, um desktop conectado por Wifi ou USB ou um simulador Firefox OS rodando em um desktop.

De acordo para a compilação noturna do Firefox 69, a Mozilla está descontinuando o último serviço de seu sistema operacional. O WebIDE será desabilitado no lançamento global da versão 69 e será removido do navegador na versão 70. Foi o último serviço do último sistema operacional da Mozilla.

Os usuários que estão usando a versão 66 atual do Mozilla Firefox podem encontrar a opção de usar (se quiserem) o WebIDE no menu do desenvolvedor da Web no aplicativo Firefox. Se você estiver usando o Windows, pode pressionar Shift + F8 para iniciá-lo diretamente. Ele será substituído por uma nova versão de about: debugging.

A Mozilla em um relatório de bug da versão 68 (atualmente no nightly) disse que iria mostrar uma mensagem de desativação do WebIDE na versão 68. Eles vão desativar o serviço na versão 69, e por último, o serviço deixará de existir na versão 70 .

Agora, surge a pergunta por que eles não desativaram o serviço quando descontinuaram o Firefox OS. A única razão plausível para isso poderia ser o fato de que eles queriam promover a depuração aberta de seu navegador. Mesmo que seu sistema operacional tenha falhado, a opção de depuração aberta que ele tinha ainda é incomparável. O Google tentou imitá-lo com seu sistema operacional Andriod, mas isso só pode ser possível por meio de seu Android Studio SDK. O fato de o Firefox ser capaz de depurar os aplicativos do navegador foi impressionante. Pode ser a única razão pela qual mantiveram o serviço até agora.

Por outro lado, é importante destacar que há muito tempo as pessoas deixaram de utilizar o serviço. Havia muitos usos para o serviço, mas muitos deles estavam direta ou indiretamente relacionados ao Firefox OS.

Tag Raposa de fogo