Bluetooth Classic vs Bluetooth LE (5)

Periféricos / Bluetooth Classic vs Bluetooth LE (5) 3 minutos lidos

Bluetooth é o padrão de tecnologia sem fio infame para a troca e transmissão de dados em curtas distâncias. Desde o advento do Bluetooth em 1999, ele passou por inúmeras iterações nos últimos 20 anos. Ele pavimentou o caminho para a comunicação sem fio; suportando fones de ouvido sem fio, alto-falantes, controladores de jogos e outros periféricos.

Para configurar uma base de avaliação de cada versão do Bluetooth, é apropriado distingui-los com base em três fatores: velocidade de dados, alcance e consumo de energia. Esses fatores são influenciados pelo pacote de dados e pelo esquema de modulação em uso.

Bluetooth Classic: versões 1.0 - 3.0

O Bluetooth foi lançado inicialmente em 1999 como Bluetooth 1.0 , foi imensamente mais lento do que esperávamos atualmente. Sua velocidade de transmissão de dados é limitada a 1 Mbps e tem um alcance de apenas 10 metros, o que é limitado, para dizer o mínimo. Ele usa um esquema de modulação chamado Gaussian Frequency Shift Keying (GFSK)

Em 2004, Bluetooth 2.0 foi lançado com uma taxa de dados aprimorada, velocidades que chegam a impressionantes 3 Mbps e um alcance de 30 metros. Certamente uma mudança bem-vinda em relação à versão 1.0 comparativamente instável. Para alcançar esses feitos, o GFSK foi substituído por dois esquemas mais novos: p / 4-DQPSK e 8DPSK, que usa mudanças na fase das formas de onda para transportar informações, em oposição à modulação de frequência.

Bluetooth 3.0 melhorou ainda mais essas velocidades usando 802.11 Wi-Fi Radio. Agora, os usuários podem atingir uma taxa de transmissão de dados de 24 Mbps ao usar o link 802.11, em um intervalo de 30 metros. Isso foi uma virada de jogo em 2009, fornecendo conexão sem fio confiável de alta velocidade. Abriu possibilidades de grandes avanços tecnológicos em dispositivos sem fio. No entanto, um problema significativo era o alto consumo de energia. A grande quantidade de energia necessária para executar dispositivos Bluetooth 1.0 - 3.0, consequentemente, faz com que os dispositivos tenham bateria curta. Isso tornou a tecnologia impraticável para usos de IoT (Internet of Things).

Bluetooth Low Energy: versão 4.0

Reconhecendo a necessidade de melhorar a eficiência energética para conectividade Bluetooth e dispositivos sem fio, Bluetooth 4.0 foi lançado em 2010. Embora a velocidade fosse a mesma da versão anterior, 3 Mbps, dobrou o alcance para 60 metros. Mais importante, introduziu baixo consumo de energia junto com a conexão clássica, o que agora significava que poderia ser usado para uma gama mais ampla de dispositivos. Além de melhorias no consumo de energia e alcance, também aumentou a confiabilidade e a clareza da conexão.

Comparação: Bluetooth 1 vs 2+ vs 3+ HS vs 4 + LE vs 5

Desde o 4.0, o padrão se dividiu decisivamente nos segmentos de baixa energia e clássico. Low Energy é adaptado para comunicação tipo burst, como o que é usado por rastreadores de fitness e produtos de Internet das Coisas (IoT), o que é apropriado porque os aplicativos de IoT precisam enviar apenas pequenos bits de dados periodicamente. O Classic continua a fornecer uma taxa de dados mais alta para produtos que requerem uma conexão constante.

Bluetooth 4.1 e 4,2 lançado em 2013 e 2014, respectivamente, apresentava melhorias no manuseio automático do consumo de energia com base em planos de energia, aumentando ainda mais a eficiência e a vida útil da bateria de dispositivos sem fio usando a nova iteração do Bluetooth. Bluetooth Low Energy significa que um audiófilo pode facilmente tocar fones de ouvido e alto-falantes sem fio Bluetooth por muito mais tempo do que antes. Falando nisso, se você está procurando um alto-falante Bluetooth de primeira, dê uma olhada Viva-voz Jabra Fora.

Bluetooth 5

A última iteração do protocolo Bluetooth, Bluetooth 5 , lançado em 2016 é uma melhoria nas tecnologias BLE anteriores. Ao contrário de seus predecessores, não vem com um “.0” no final, é apenas conhecido como Bluetooth 5. Em termos de Bluetooth Classic, ele permanece exatamente igual às iterações anteriores, com uma velocidade de até 3 Mbps . As mudanças reais são feitas na área de Baixa Energia. Ele oferece o dobro da velocidade da tecnologia Bluetooth 4.0 Low Energy e um alcance ampliado de até 240 metros. Com mais velocidade e mais alcance, parece que o Bluetooth 5 consumiria mais energia. No entanto, graças a algumas mudanças inteligentes na forma como os sinais são modulados e ao melhorar o uso do espectro de frequência, o Bluetooth 5 usa menos energia, em alguns casos até 2,5 vezes menos energia. Ele também possui capacidade de 8x de mensagens, aumentando ainda mais sua eficiência.

Embrulhar

Nas últimas duas décadas, o Bluetooth cresceu exponencialmente e evoluiu para um padrão sem fio totalmente desenvolvido e de longo alcance. Ele fornece uma infinidade de usos; compartilhamento de arquivos, conectividade de dispositivos, música sem fio. Ele manteve com êxito a compatibilidade com versões anteriores em todas as suas iterações, um feito louvável. Não é apenas um recurso em quase todos os smartphones disponíveis, mas também é usado em uma infinidade de acessórios e dispositivos de tecnologia. Apesar das limitações da tecnologia, ela tem sido extremamente bem-sucedida. As estimativas sugerem que cerca de 10 bilhões de dispositivos Bluetooth foram enviados em todo o mundo até o final de 2018.