Intel reconfirma a GPU Xe DG2 e adiciona que está sendo preparada com unidades de execução de 128 e 512?

Hardware / Intel reconfirma a GPU Xe DG2 e adiciona que está sendo preparada com unidades de execução de 128 e 512? 2 minutos lidos

Intel



A Intel parece ter reconfirmado a existência da GPU Intel Xe DG2. A empresa havia indicado anteriormente que sua série de GPUs Xe-HPG discretas voltadas para jogos chegará este ano. Portanto, a empresa está obviamente empenhada no desenvolvimento da GPU de segunda geração desenvolvida internamente.

Intel tem muito sugerido em sua unidade de processamento gráfico Intel Xe DG2 (GPU). A empresa menciona regularmente como o GPU Xe DG1 ou Intel Iris Xe MAX é apenas o começo, e o XE DG2 seria o SKU de segunda geração mais poderoso da empresa.



O driver de GPU mais recente da Intel menciona claramente duas variantes das GPUs Intel Xe DG2 com 128 e 512 unidades de execução:

Intel tem lançou seus drivers mais recentes para as Soluções Gráficas Intel. O driver de GPU mais recente da Intel é a versão 100.9126. Um dos arquivos dentro do pacote contém linhas que se referem a dois IDs de dispositivo DG2. Embora comentado para impedi-los de realmente fazer qualquer coisa, as linhas essencialmente confirmam a configuração dos próximos GPUs Intel Xe DG2.



A primeira linha menciona “DG2 128 SKU”. Isso se refere claramente à GPU Intel Xe DG2 com 128 unidades de execução. A matemática simples indica que esta GPU terá 1028 unidades de sombreamento. Da mesma forma, outra linha menciona “DG2 512 SKU”. Isso se refere à GPU Intel Xe DG2 com 512 unidades de execução, o que significa que essa GPU terá 4096 núcleos ou unidades de sombra.

A propósito, ambos os IDs de dispositivo já eram conhecidos. A Biblioteca de atualização de firmware do sistema gráfico Intel (IGSC FUL) já listava IDs DG2 (Xe-HPG), Arctic Sound (Xe-HP ATS) e Ponte Vecchio (Xe-HPC PVC).



[Crédito da imagem: VideoCardz]

Quando chegará a GPU Intel Xe DG2?

As GPUs Intel Xe DG2 são supostamente baseadas na arquitetura Xe-HPG. A Intel afirma que essas GPUs são destinadas aos jogos. No entanto, com as unidades de sombreamento, é difícil determinar o verdadeiro poder dessas GPUs, a menos que a Intel ofereça algumas demonstrações.

No mês passado, o 128 EU SKU da GPU DG2 foi descoberto no Site de benchmark Geekbench . No entanto, as pontuações foram bastante baixas e indicavam que era uma amostra ou protótipo de engenharia em estágio inicial. As pontuações foram ainda mais baixas do que os gráficos Xe-LP integrados com menos EUs.

A Intel está contando com um fabricante terceirizado desconhecido para fazer suas GPUs Intel Xe DG2 de segunda geração. A empresa é silenciosa, mas o fornecedor mais óbvio é a Taiwan TSMC. Além disso, os especialistas afirmam que a TSMC pode ter reservado o processo de fabricação de 6 nm para as GPUs Intel Xe-HPG DG2.

Uma folha de dados divulgada pelo Hardware da Uniko indica que a próxima GPU Xe DG2 da Intel está sendo planejada para os próximos notebooks para jogos de última geração. Isso pode oferecer alguma indicação sobre a possível chegada de GPUs Intel Xe DG2 para os consumidores.

CPUs Tiger Lake-H da Intel deve chegar no segundo trimestre deste ano. Espera-se que a Intel agrupe as GPUs Intel Xe-HPG DG2 com essas CPUs baseadas em Willow Cove Cores de 10 nm. A combinação de 8 núcleos, 16 threads, High Boost Clocks e as GPUs Xe-HPG DG2 deve tornar essas CPUs atraentes para jogadores de laptop quando comparadas com a linha Cezanne-H da AMD baseada em ZEN 3.

Tag intel