O suporte AMD Navi 14 será compatível com as versões anteriores do Mesa 19.2 e chegará a placas gráficas de baixo custo e baixo custo?

Hardware / O suporte AMD Navi 14 será compatível com as versões anteriores do Mesa 19.2 e chegará a placas gráficas de baixo custo e baixo custo? 2 minutos lidos

AMD Radeon Navi



A AMD ainda não confirmou oficialmente sua GPU Navi 14. No entanto, a GPU Navi 10 da AMD, que usa a arquitetura RDNA 1.0 e é feita usando um processo de produção de 7 nm na TSMC, pode estrear em breve, indicou várias entradas. A GPU Navi 10 sucede a GPU ‘Polaris’, indicada um driver Linux e até mesmo o banco de dados CompuBench que apareceu no mês passado. É interessante notar que espera-se que a AMD faça backport do suporte do Navi 14 para a Mesa 3D Graphics Library. A versão Mesa 19.2 do Mesa3D, que pode ser lançada nos próximos 30 ou mais dias, deve incluir o suporte para a GPU Navi 14 mais recente.

O Navi 14 é supostamente a versão menor do GPU Navi 10, que atualmente é encontrado na Radeon RX 5700. A poderosa placa de vídeo AMD de gama média foi lançada no mês passado. Na verdade, o Navi 14 é provavelmente o sucessor da Radeon RX 580/590 “Polaris”. Além disso, pode ser o concorrente direto da NVIDIA GTX 1660 Série “Turing” . Não está claro quais produtos AMD serão baseados na nova arquitetura Navi 14. No entanto, dada a natureza do mesmo, é bastante provável que a AMD incorporará a GPU Navi 14 nas placas de vídeo RX 5500 ou RX 5600. O banco de dados CompuBench de julho certamente indica a possibilidade.



Desnecessário acrescentar que os cartões com a arquitetura de GPU Navi 14 seriam voltados para o segmento acessível. Essas placas de vídeo AMD low-end, no entanto, devem oferecer uma melhoria de desempenho considerável e perceptível em relação às placas AMD RX 500 Series predominantes. Em outras palavras, a AMD está tentando colocar sua placa de vídeo com arquitetura Navi 14 entre a série 500 e a linha RX 5700.



Mesa 19.2 chegará nas atualizações de distribuição do Linux no outono?

O driver AMD RadeonSI Gallium3D Marek Olšák também anunciado que ele estaria interessado em retornar o Navi 14 ao Mesa 19.2. Curiosamente, o desenvolvedor de driver proeminente já está profundamente no desenvolvimento do mesmo e pretende mesclar todo o código relevante.



Adicionar suporte para Navi 14 é certamente importante para a linha de placas, mas é bastante complicado não só por causa da inclusão de novos IDs de PCI. Os desenvolvedores também terão que trabalhar duro para consertar seu suporte de pipeline legado, bem como trocar o suporte de feedback de transformação para ele. Curiosamente, o pipeline legado está funcionando melhor do que o caminho de código Next-Gen Geometry (NGG) devido a travamentos. O suporte para trás para o nova arquitetura indica claramente que a AMD está preparando-se para lançar novas placas gráficas . Os especialistas indicam que os cartões com suporte para Navi 14 no Mesa 19.2 podem chegar antes do fim do ano em curso.



Acreditava-se anteriormente que a versão 19.2 da Biblioteca de Gráficos 3D Mesa poderia chegar em distribuições Linux populares como Fedora 31, Ubuntu 19.10 e outras atualizações de distribuição Linux de outono. O suporte do Navi 14 para o driver do kernel AMDGPU será adicionado ao próximo kernel Linux 5.4 . No entanto, a versão estável do novo kernel não chegará antes de novembro de 2019. Portanto, nem o próximo Ubuntu 19.10 nem o Fedora Workstation 31 devem ter o mesmo.

Tag amd AMD Navi NAVIOS