Como otimizar e manter o fluxo de ar positivo em seu PC para jogos



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os PCs para jogos são projetados especificamente para aumentar o desempenho e facilitar suas tarefas pesadas que exigem gráficos. A GPU em um PC de jogos funciona para aumentar a velocidade do clock e impulsionar seu desempenho conforme necessário com o jogo que você está executando, mas esse aumento de desempenho vem com certas restrições térmicas e de voltagem que limitam o quão longe ele pode ir. À medida que sua GPU aquece além da faixa de temperatura ideal especificada, se seu sistema não estiver mantendo-a fria o suficiente (com um mecanismo de resfriamento adequado e uma boa ventilação), a GPU reduzirá sua velocidade de clock e, consequentemente, a qualidade do seu dispositivo desempenho até que mantenha sua atividade na faixa térmica especificada. Unidades GPU mais novas vêm com tecnologias e programas de regulação térmica da GPU que intervêm nos mecanismos de resfriamento e no hardware do dispositivo para regular as temperaturas. Dito isso, no entanto, saber como otimizar e manter o fluxo de ar positivo em seu PC para jogos com algumas dicas básicas de compreensão pode ajudá-lo a manter um ambiente de jogo saudável e aprimorado do ponto de vista do hardware. Os controles de software só podem ir até certo ponto até que o corpo físico e as tecnologias cooperem efetivamente.



Imagem: Tomshardware



Quando falamos sobre fluxo de ar positivo, queremos dizer que os ventiladores dentro do seu sistema estão trazendo mais ar frio do que expelindo o ar usado para fora do sistema. Isso produz um ciclo de resfriamento positivo, e é isso que você deseja. A pressão de ar negativa é quando há mais ar sendo liberado do que sendo aspirado, criando um vácuo potencial que pode começar a sugar o ar quente expelido de volta ou fazer com que os ventiladores trabalhem muito para sugar o ar de dentro do sistema, o que poderia perturbar os componentes internos. A pressão de ar igual tem um ciclo de entrada e expulsão equilibrado.



Embora, em teoria, o fluxo de ar negativo deva ser o mecanismo de resfriamento mais eficaz que libera mais calor do que suga qualquer outra coisa, como explicado anteriormente, o vácuo pode ser problemático e um fluxo de ar negativo é difícil de manter uma vez que tal vácuo é criado . Para um resfriamento praticamente otimizado, o fluxo de ar positivo é o que você deseja alcançar para garantir que mais ar frio seja sugado e circulado em torno dos componentes de aquecimento.

1. O posicionamento do seu PC é muito importante

Do ponto de vista físico, o ar dentro da configuração do PC precisa ser circulado de forma que o ar quente seja liberado para o ambiente ao redor e o ar mais frio seja sugado para o sistema. Alguns ventiladores em sua configuração (geralmente os da frente) são ventiladores de entrada de ar frio que direcionam o ar frio para dentro. Os ventiladores na parte de trás de sua configuração normalmente se comportam como exaustores para liberar o ar aquecido de dentro do sistema para fora.

Imagem: Gaame Over



Embora esse mecanismo esteja em vigor para resfriar seu sistema, é importante entender que, se o local onde sua configuração de jogo é colocada for uma área quente ou quente (como um porão mal ventilado), o ar frio que seus ventiladores frontais pretendem sugar para resfriar o sistema não trará muitos benefícios devido à sua temperatura. Seu sistema basicamente estará circulando ar quente em torno dos componentes, o que resultará em um resfriamento geral insuficiente. É importante manter seus dispositivos de computação intensivos em salas mais frias e afastados de materiais de indução de obstrução de isolamento, como carpetes. Pisos de madeira ou ladrilhos nos quais a sua configuração pode ficar com um pouco de elevação são ideais. Uma mesa ou escrivaninha também pode ser usada.

2. Revestimento e obstruções

Em primeiro lugar, antes de entrar no âmago do tipo de tecnologia que está sendo usada para resfriar o sistema, vamos dar uma olhada na estrutura do próprio sistema. É necessário conhecimento básico para saber que um sistema mais espaçado manterá uma temperatura mais fria devido ao espaço fornecido para dissipação de calor longe dos próprios componentes. Ter um caminho livre para o ar fluir através do dispositivo sem qualquer obstrução também facilita isso, permitindo que o calor escape para o ambiente circundante em vez de ficar preso dentro da estrutura do dispositivo e fazendo com que os componentes internos aqueçam.

Imagem: Gamers Nexus

Dito isso, certas GPUs são construídas para serem eficientes em certas estruturas. A Nvidia e a AMD usam ventiladores radiais simples que enviam o ar quente para fora do sistema através dos dissipadores de calor da placa e do GPU IO. Outras GPUs com vários ventiladores circulam o ar quente para longe da própria GPU, mas não o expulsam inteiramente do sistema, esperando que as ventoinhas na estrutura da CPU lidem com o descarte de ar quente.

Optar por SSDs em vez de baias de unidade de disco rígido mais volumosas também libera espaço. Isso, por sua vez, permitiria uma melhor circulação de ar em todo o case com a promessa adicional de velocidades SSD. Se você é alguém que pode e deseja entrar na estrutura de sua CPU e trocar alguns HDDs antigos por SSDs ou apenas optar por um gabinete mais espaçado no geral, isso é algo que você pode querer considerar e realizar para garantir que a circulação física do ar em sua configuração de jogo é ideal.

Um exemplo de como os HDDs podem limitar o fluxo de ar que vem da parte frontal do PC
Imagem - Howtogeek

Além das mega trocas e reestruturações, trabalhe para limpar qualquer fiação perdida que esteja espalhada livremente dentro do sistema. Enrole os cabos e mantenha-os afastados para permitir que o ar flua sem perturbações. Desconfie de bolsões de calor que prendem o ar quente também. Estas são áreas dentro da estrutura da CPU que obstruíram o fluxo de ar e podem prender o ar quente dentro, fazendo com que os componentes circundantes aqueçam. Bloqueadores de ventilação são outra coisa a se prestar atenção, que muitas vezes são esquecidos na esperança de permitir que mais ar quente escape. O que muitas pessoas não percebem é que redirecionar o ar concretamente para o escapamento irá, de fato, melhorar o mecanismo de escape de calor em vez de apenas esperar que as aberturas de ventilação resfriem o sistema.

3. Colocação de AIO / radiador

Os radiadores são responsáveis ​​por transferir calor para fora da estrutura do dispositivo. Radiadores maiores têm maior efeito de resfriamento e, em geral, os radiadores atuam como exaustores para liberar o ar quente e facilitar o funcionamento dos ventiladores instalados. Os radiadores montados duplos funcionam bem para configurações intensivas de jogos, mas se você fez overclock do seu processador e módulo de memória e precisa de algum resfriamento extra, dobrar a configuração do seu ventilador em um layout push-pull alinhado proporcionará a potência de resfriamento de que você precisa.

Um conselho com a montagem de um radiador e ventilador é colocá-lo em uma posição que funcione como um escapamento na parte traseira ou próximo à parte superior do corpo. O radiador pode fazer com que o ar frio se aqueça no momento em que atinge os componentes, se for mantido em uma posição de admissão.

4. Fãs: o guia de seleção abrangente

Quando se trata de escolher os ventiladores, existem alguns fatores a serem considerados: tamanho, velocidade e fluxo de ar versus pressão estática. Recordando os conceitos básicos de movimento rotacional e linear, sabemos que ventiladores maiores proporcionam maior deslocamento linear para o mesmo RPM ou movimento angular. Ventiladores maiores também são mais silenciosos e, portanto, são a opção preferida, desde que possam caber em seu gabinete.

Quando se trata de velocidade, há uma compensação entre ruído e calor. Ventiladores mais rápidos podem circular o ar mais rapidamente e, assim, fornecer melhor resfriamento e descarga de calor para sua configuração. Enquanto isso, os ventiladores mais lentos são mais silenciosos e evitam a dor de cabeça do ruído constante, mas podem não ser tão eficazes no resfriamento da configuração.

Ventiladores de pressão estática são projetados para serem usados ​​em áreas de fluxo de ar mais restritas, onde podem empurrar ou puxar o ar com eficácia para dentro da estrutura do dispositivo. Enquanto isso, os ventiladores de fluxo de ar são mais eficazes na periferia para fornecer um descarte de ar mais forte nas bordas de sua configuração. Os ventiladores de pressão estática são avaliados com base na pressão estática e podem ser comprados de acordo com a força necessária nessas áreas para circular o ar ao redor do sistema. Ventiladores de fluxo de ar são ventiladores mais silenciosos que garantem que o calor geral escape de sua configuração para o ambiente externo.

Depois de dar uma olhada nos aspectos técnicos funcionais das ventoinhas (como elas resfriam sua configuração), você também pode optar por considerar sua estética, como indicadores LED que permitem saber quando o motor de uma ventoinha está ou não em uso. Ventiladores de iluminação multicoloridos também são uma escolha estética usada por muitos jogadores de PC simplesmente porque são lindos.

Além disso, é importante entender a direção do fluxo de ar que precisa ocorrer no sistema para mantê-lo resfriado. O ar deve fluir da parte frontal da estrutura para trás e de baixo para cima. Com base nisso, os ventiladores dentro do sistema precisam ser alinhados para que o ar circule de acordo com este princípio básico. Isso significa que os exaustores devem ser colocados idealmente na parte superior da caixa ou na parte traseira, de modo que o ar possa ser expelido nessas direções. Por último, para sua facilidade, também compilamos uma lista de nossos 5 ventiladores favoritos aqui .

5. Poeira: o inimigo que captura o calor do seu PC

Imagem: Premium Aphid

Não importa o quão eficaz seja seu mecanismo de fluxo de ar, quão fortes são seus ventiladores ou quão claras você deixou suas vias respiratórias dentro do invólucro, se houver poeira presa ao longo da corrente de ar ou em qualquer um dos dutos, você provavelmente enfrentará obstrução em sua circulação. As partículas de poeira se comportam como isolantes de calor nos componentes elétricos dentro do corpo. Para consertar isso, pegue uma lata de ar comprimido e sopre sobre os componentes instalados em sua caixa (você pode escolher abri-la para fazer isso). Isso irá alojar quaisquer partículas de poeira que tenham aderido aos componentes. Como medida preventiva, após realizar esta limpeza profunda, coloque filtros de poeira nos ventiladores de entrada para evitar que as partículas de poeira entrem no corpo. Esses filtros podem ser comprados online em suas variedades sofisticadas ou feitos de materiais finos ligeiramente porosos em casa para agir como filtros de sedimentos sobre seus ventiladores de entrada.

Voltando ao pensamento de pressão de ar positiva versus negativa, a última pode encorajar partículas de poeira a serem sugadas pelas aberturas nas laterais do corpo do seu sistema. O fluxo de ar positivo impede que isso aconteça.

Pensamentos finais

Depois de fazer os ajustes físicos descritos acima, use um aplicativo de software para monitorar as temperaturas da CPU e GPU do seu dispositivo. Eles devem ter melhorado significativamente após a implementação das mudanças discutidas anteriormente. Manter a configuração em um ambiente mais frio permitirá que o ar mais frio seja sugado para diminuir as temperaturas de sua CPU e GPU. Desobstruir as vias respiratórias dentro do invólucro ou optar por um invólucro maior construído manualmente, em geral, permitirá uma melhor circulação de ar para que mais calor possa escapar e mais ar frio possa entrar. Os radiadores, se colocados corretamente, podem se comportar como exaustores eficazes, e os ventiladores, que são os operadores fundamentais em toda essa configuração cíclica, podem ser os revolucionários definitivos na circulação efetiva do ar, dependendo de seu tamanho, velocidade, alinhamento e tipo. Limpar o sistema regularmente e tomar medidas preventivas para manter a poeira e as partículas obstruídas fora da configuração também garantirá que o sistema esfrie de maneira eficaz e que sua circulação não seja perturbada por corpos estranhos indesejados.

8 minutos lidos