Como corrigir o código de erro 800F0A13 do Windows Update?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows não conseguem instalar certas atualizações usando a maneira convencional. O código de erro que surge após a falha da atualização é 800F0A13. Enquanto alguns usuários estão encontrando esse problema com várias atualizações diferentes, outros estão dizendo que o código de erro só aparece com uma atualização (o restante instalado em algum momento). O problema é muito mais comum no Windows 7, mas também existem algumas ocorrências dele ocorrendo no Windows 8.1.



Erro 800F0A13 do Windows Update



O que está causando o erro do Windows Update 800F0A13?

Investigamos esse problema específico examinando vários relatórios de usuários e testando as diferentes estratégias de reparo que foram recomendadas por outros usuários que já conseguiram resolver o problema. Acontece que vários cenários diferentes irão acionar essa mensagem de erro. Aqui está uma lista com os culpados que podem desencadear este problema:



  • WU Glitch genérico - Acontece que, na maioria dos casos, esse problema ocorre devido a uma falha genética que já foi documentada pela Microsoft. Se esse cenário for aplicável, você deve conseguir resolver o problema simplesmente executando o Windows Update Troubleshooter e aplicando a correção recomendada.
  • Corrupção de arquivo do sistema - Depois de investigar vários relatórios de usuários, é possível que o problema seja causado por algum tipo de corrupção de arquivos do sistema que está afetando o componente Windows Update. Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema executando uma série de utilitários capazes de corrigir componentes corrompidos do sistema operacional (DISM e SFC).
  • Interferência AV de terceiros - Se você estiver usando um pacote de segurança de terceiros, é provável que esteja usando um pacote superprotetor que está interferindo na conexão entre o WU e seu sistema operacional. Nesse caso, você deve ser capaz de resolver o problema desativando a interferência de terceiros (desativando a proteção em tempo real ou desinstalando o pacote AV de terceiros).
  • Inconsistência de inicialização - Sob certas condições, esse código de erro específico pode ocorrer em casos em que alguns itens de inicialização, processos do kernel ou processos em segundo plano pertencentes ao seu sistema operacional são corrompidos. Uma vez que eles não podem ser corrigidos convencionalmente, você precisará executar um reparo de inicialização para resolver o problema.

Se você está encontrando o mesmo 800F0A13 erro e você está procurando uma correção, este artigo fornecerá vários guias de solução de problemas diferentes. Abaixo, você encontrará uma coleção de métodos que outros usuários em uma situação semelhante usaram com sucesso para chegar ao fundo do problema.

Se você deseja permanecer o mais eficiente possível, encorajamos você a seguir as instruções abaixo na mesma ordem em que as organizamos (por dificuldade e eficiência). Eventualmente, você deverá encontrar uma solução que resolverá o problema, independentemente do culpado que está causando o problema.

Vamos começar!



Método 1: executando o solucionador de problemas do Windows Update

Embora vários cenários gerem esse erro, na maioria dos casos, o problema ocorrerá porque o WU (Windows Update) foi afetado de alguma forma. Por isso, você deve verificar se a instalação do Windows é capaz de resolver o problema automaticamente antes de tentar qualquer uma das correções manuais.

Caso o problema esteja ocorrendo devido a uma inconsistência que já foi abordada pela Microsoft, o Solucionador de Problemas do Windows Update deve ser capaz de resolver o problema automaticamente se o cenário for coberto. Vários usuários do Windows que também estavam lutando com esse código de erro relataram que o problema foi totalmente resolvido depois que executaram esta solução de problemas e aplicaram a estratégia de reparo recomendada.

Se você não tiver certeza de como pode executar o Windows Update Troubleshooter em seu computador Windows 7 / Windows 8.1, siga as instruções abaixo:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R. A seguir, digite ‘ control.exe / nome Microsoft. Solução de problemas ‘E pressione Entrar para abrir o Solução de problemas guia da interface clássica do Painel de controle.

    Acessando a interface do Painel de Controle Clássico

    Nota: Se você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.

  2. Assim que estiver dentro do Solução de problemas tela, vá para a seção do lado direito da tela e clique em Corrija problemas com o Windows Update (debaixo Sistema e Segurança )

    Corrigindo os problemas do Windows update com o Windows Update Troubleshooter

  3. Na tela inicial de atualização do Windows, clique em Avançado, em seguida, marque a caixa associada a Aplicar reparo automaticamente antes de clicar Próximo. Isso garante que a correção será aplicada automaticamente se uma solução viável for encontrada.

    Aplicar reparos automaticamente usando o solucionador de problemas do Windows Update

  4. Aguarde a conclusão da análise. Este procedimento determinará se alguma das estratégias de reparo incluídas na solução de problemas do Windows Update se aplica ao seu cenário específico.

    Detectando problema com o Windows Update

  5. Se uma estratégia de reparo viável for identificada, você verá uma janela diferente onde terá a opção de clicar em Aplicar esta correção . Em seguida, siga as instruções na tela para aplicar a correção. Mas lembre-se de que, dependendo da correção recomendada, você pode ou não precisar seguir uma série de instruções adicionais.

    Aplicar esta correção

  6. Depois de conseguir aplicar a correção recomendada, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido assim que a próxima sequência de inicialização for concluída.

Se você ainda está encontrando o 800F0A13 erro ao tentar instalar uma ou mais atualizações do Windows, vá para o próximo método abaixo.

Método 2: Execução de varreduras DISM e SFC

Se o solucionador de problemas do Windows Update não foi eficaz em resolver o problema automaticamente, você pode querer investigar um cenário em que a corrupção de arquivos do sistema está interferindo no componente WU e está fazendo a atualização falhar com o 800F0A13 Erro de código.

No caso de um cenário como este se aplicar à sua situação, a maneira mais eficiente de resolver o problema é executar alguns utilitários capazes de corrigir erros lógicos e corrupção de arquivos do sistema. E você nem precisa depender de pacotes de terceiros, já que o Windows tem dois utilitários integrados capazes de fazer isso: SFC (corrupção de arquivos do sistema) e DISM (Manutenção e gerenciamento de imagens de implantação).

Lembre-se de que o SFC substituirá itens corrompidos contando com uma cópia em cache local, enquanto o DISM usa um subcomponente do WU para baixar cópias íntegras dos arquivos corrompidos que precisam ser substituídos. O DISM é mais eficiente com corrupção do sistema, enquanto o SFC é melhor com erros lógicos, portanto, recomendamos que você execute ambos em rápida sucessão.

Aqui está um guia rápido sobre como executar SFC e DISM para resolver o 800F0A13 erro:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Então, digite ‘Cmd’ na caixa de texto recém-exibida e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt CMD elevado. Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando Prompt de Comando

  2. Depois de conseguir abrir uma janela elevada do CMD, digite o seguinte comando e pressione Enter após cada linha para iniciar uma varredura DISM:
    Dism.exe / online / cleanup-image / scanhealth Dism.exe / online / cleanup-image / restorehealth

    Nota: Lembre-se de que o DISM requer uma conexão confiável com a Internet para substituir instâncias corrompidas por cópias íntegras. O primeiro comando substituirá as inconsistências, enquanto o segundo iniciará o processo de reparo.

  3. Após a verificação do DISM ser concluída, reinicie o computador e continue com as etapas abaixo. Mesmo se nenhuma correção de arquivo for relatada, você deve continuar com as próximas instruções.
  4. Assim que a próxima sequência de inicialização for concluída, siga a etapa 1 novamente para abrir outro prompt CMD elevado. Mas desta vez, digite o seguinte comando e pressione Entrar para iniciar uma varredura SFC:
    sfc / scannow

    Nota: Sob nenhuma circunstância, você deve interromper este processo após o início da verificação inicial. Isso irá expor seu sistema a outros erros lógicos que podem acabar produzindo outros erros no futuro.

  5. Assim que terminar, reinicie o computador e veja se o 800F0A13 o erro é resolvido na próxima inicialização do sistema.

Se o mesmo código de erro ainda estiver ocorrendo enquanto você tenta instalar uma atualização pendente do Windows, vá para o próximo método abaixo.

Método 3: Desativando a interferência de terceiros (se aplicável)

De acordo com vários relatórios de usuários diferentes, esse problema específico também pode ocorrer devido a um conjunto de antivírus superprotetor que está impedindo o componente WU de se comunicar com o servidor Microsoft para baixar a atualização.

Vários pacotes de terceiros são desconectados por causar esse problema, mas o Avast é o culpado mais comum. McAfee Sophos e Comodo também são relatados como suíte de segurança que pode estar causando esse problema.

Se você estiver usando um scanner de segurança que suspeita ser responsável pelo 800F0A13 erro, você deve ser capaz de resolver o problema desativando a proteção em tempo real ou desinstalando o pacote de segurança de terceiros responsável pela interferência.

Primeiro, você deve começar desabilitando a proteção em tempo real e verificar se o problema ainda está ocorrendo. Claro, este procedimento será diferente dependendo do cliente de segurança que você está usando. Mas com a grande maioria dos pacotes AV de terceiros, você pode fazer isso diretamente do ícone da barra de tarefas. Simplesmente clique com o botão direito no ícone do seu pacote de segurança e procure uma opção que desativa a proteção em tempo real.

Desativando o recurso de proteção em tempo real do Avast

Depois de conseguir desabilitar a proteção em tempo real, tente atualizar novamente e veja se o problema foi resolvido.

Se você ainda estiver encontrando o erro 800F0A13, deve desinstalar o AV completamente e remover todos os arquivos remanescentes que ainda irão aplicar as mesmas regras de segurança. Se você decidir fazer isso, siga as etapas descritas neste artigo ( aqui ) Ele mostrará como desinstalar o programa de segurança sem deixar para trás quaisquer arquivos restantes que ainda irão causar o mesmo problema.

Se este método não for aplicável ou você já tiver confirmado que o seu pacote AV externo não está causando o problema, vá para o método final abaixo.

Método 4: Executar um reparo de inicialização

Se nenhum dos métodos acima permitiu que você resolvesse o problema, é provável que você esteja lidando com algum tipo de corrupção que não pode ser resolvido de maneira convencional. Em cenários como este, a melhor correção possível que você pode aplicar e que não causará perda de dados é executar um Reparo de Inicialização.

Este procedimento reparará todos os arquivos essenciais para o processo de inicialização do Windows, incluindo dados de inicialização, processos do kernel e processos nativos em segundo plano. Mas lembre-se de que, para executar um procedimento de reparo de inicialização, você precisará da mídia de instalação do Windows ou de um disco de recuperação do sistema.

Se você não tiver nenhum desses, ainda pode executar o procedimento criando uma mídia de reparo de inicialização. Se você está determinado a começar a seguir este procedimento, siga as instruções passo a passo ( aqui )

6 minutos lidos