O que é um erro de sintaxe?

Como você pode identificar um erro de sintaxe?



Sintaxe são as várias instruções em um computador que são escritas para criar uma estrutura. Quando você vir o termo 'erro de sintaxe' na tela do seu gadget, significa que há algum tipo de problema no código que você acabou de adicionar.

Definição de erro de sintaxe

Tudo em um computador é projetado em uma forma de sintaxe concreta. Se sua entrada não corresponder a esse conjunto de sintaxe, há grandes chances de você enfrentar um erro de sintaxe. Por definição, você pode dizer que o erro de sintaxe é um erro na entrada do usuário, portanto, o computador não pode responder à pergunta de entrada.



Conformidade do programa e entrada do usuário

De acordo com a linguagem de programação, quando a sintaxe adicionada no momento da programação e o código-fonte que você adicionou não estão de acordo com o formato programado, aparece um erro de sintaxe.



Erros de codificação e sintaxe

Quando um erro de sintaxe aparece, de certa forma ajuda o programador a percorrer seu programa novamente e localizar seus erros nos códigos que adicionaram. Até que e a menos que o código-fonte esteja em ordem, com a grafia correta e a pontuação correta, você não poderá passar para a próxima etapa da programação.



O que causa erros de sintaxe?

Um erro de sintaxe geralmente é causado quando o usuário não adiciona a pontuação correta ou o código correto, pois deve ser preciso na linguagem de programação. Mesmo se um alfabeto do código estiver faltando, você será redirecionado para um erro de sintaxe.

É muito importante que os usuários se concentrem na ortografia, bem como na pontuação, ao adicionar um comando.

Por que você deve ter cuidado com um erro de sintaxe?

A linguagem de computador é muito diferente de outras formas de linguagem. Todo um programa é baseado nesta linguagem. Por exemplo, se você tiver que criar uma página da web e tiver perdido grafia e pontuação importantes na programação, talvez não consiga fazer a página da web funcionar na outra extremidade. Para evitar tais circunstâncias, você precisa evitar erros nos comandos. Para manter o programa em execução ou para que ele funcione corretamente, é necessário evitar erros de sintaxe.



Como o erro de sintaxe é diferente de outros erros de codificação?

Normalmente, existem apenas dois erros que podem afetar a execução de um programa. Um sendo um erro de sintaxe e o outro é um erro lógico. Embora sejam erros de sintaxe, como mencionado anteriormente, são os erros que você pode descobrir ou detectar quando um erro de sintaxe aparecer. No entanto, um erro lógico não é tão fácil de detectar. E esta é a principal diferença em um erro de sintaxe e outros erros de codificação.

Erros lógicos não são destacados pelo compilador porque estão, de fato, de acordo com a sintaxe da linguagem de computação. E é por isso que é muito difícil para o compilador detectar um erro lógico em seu programa.

Só porque o compilador não consegue reconhecer um erro lógico que esteja de acordo com a sintaxe da linguagem de computação, isso não significa que o programa funcionará sem problemas. Haverá erros, e esses são erros lógicos difíceis de serem destacados por um compilador.

Os erros de sintaxe podem ser corrigidos?

Claro, eles podem ser corrigidos. Você só precisa acessar o programa novamente e verificar novamente todo o programa em busca de erros de pontuação ou ortografia. Parece um pouco trabalhoso, mas programar não é uma tarefa fácil. Se você deseja que seu programa seja perfeito e que funcione sem problemas, deve ficar atento a esses erros e evitá-los em primeiro lugar.

Tipos de erros comuns de pontuação e ortografia que você pode cometer

  • Há uma grande chance de você perder um ponto-e-vírgula ao escrever um código.
  • Como a velocidade de digitação das pessoas que criam programas e codificam é muito rápida, há possibilidades de que elas possam escrever uma palavra incorretamente ao concluir a codificação rapidamente. Por exemplo, em vez de escrever const, o programador escreve custo. Isso pode parecer um pequeno erro, mas vai atrapalhar seu programa para seguir em frente.
  • Você pode até esquecer de fechar a função adicionando um colchete de fechamento final. Isso também mostrará um erro de sintaxe, pois você esqueceu o colchete. Por exemplo, seu comando foi:
resultado = (SecondVal - firstVal / 3)

Mas você perdeu o último colchete e escreveu:

resultado = (SecondVal - firstVal / 3

Isso o redirecionará para um erro de sintaxe, já que você esqueceu o colchete.

  • Outro erro muito comum que os usuários cometem é o espaçamento. O espaçamento entre um termo e o segundo é muito importante. Às vezes, os compiladores adicionam um espaço extra no código, o que causa um erro de sintaxe.
  • Aspas duplas, uma característica importante da codificação, muitas vezes não é percebida por muitos. Isso, novamente, é um erro de sintaxe comum no qual devemos nos concentrar.