Intel prevê 7 nm, projeto sendo executado por uma equipe diferente

Hardware / Intel prevê 7 nm, projeto sendo executado por uma equipe diferente 2 minutos lidos

Fonte Intel - TheVerge



2018 não foi o melhor ano para a Intel. A empresa foi atingida por grandes problemas de fornecimento em seu nó de 14 nm, causando um aumento significativo no preço da maioria de seus produtos. Eles também enfrentaram forte concorrência da AMD nos mercados de consumidor e servidor. Mas nem tudo pode ser sombrio, pois 7nm pode estar no caminho certo para a empresa, de acordo com um artigo recente de Anandtech .

O enigma de 10nm

As pessoas têm ouvido falar sobre os processadores Mythical 10nm da Intel já há algum tempo. Eles apareciam em roteiros com frequência, mas sempre eram adiados por algum motivo.



Semi-preciso soltou uma bomba quando relatou que a Intel estava encerrando seu projeto de 10 nm e a empresa se concentraria em nós menores. A Intel foi rápida em responder, eles afirmaram que 10nm estava bem e vivo.



O Salvador de 7 nm

Recentemente, Murthy Renduchintala, diretor de engenharia da Intel, participou da Nasdaq Investor Conference em Londres. Lá, ele falou sobre o problema da Intel com 10nm e como eles (Intel) foram excessivamente agressivos ao reduzir o nó do processo. A Intel sempre manteve normas muito rígidas sobre os resultados de 10 nm, no que diz respeito à densidade e outros fatores. É claro que isso não foi alcançado, por isso os atrasos.



Mas Murthy Renduchintala reitera que isso não será o mesmo com seu nó de 7 nm, já que está sendo trabalhado por uma equipe totalmente diferente. Ele afirma ' Bem, 7nm para nós é uma equipe separada e um esforço amplamente separado. E estamos muito satisfeitos com nosso progresso em 7nm - na verdade, muito satisfeitos com nosso progresso em 7nm - e acho que tiramos muitas lições do Experiência de 10 nm conforme definimos isso e definimos um ponto de otimização diferente entre densidade, potência e desempenho do transistor e previsibilidade de programação. '

O salto da Intel para 7 nm levará alguns anos, talvez mais. Como Anandtech aponta, o 7nm da Intel usará litografia ultravioleta extrema para a fabricação. Muitas fundições estão investindo muito em fábricas de produção de 7 nm agora, incluindo TSMC e Global Foundries. Existem chips móveis de 7 nm, mas eles são fabricados usando litografia ultravioleta profunda, que não é tão apertada quanto EUVL. Novamente, comparar números litográficos de empresas diferentes é como comparar maçãs e laranjas. Diferentes empresas têm diferentes noções sobre o que podem chamar de 10nm ou 7nm.

De qualquer forma, a Intel não é a única com foco em 7nm, já que até a AMD tem planos para chips em nós de 7nm + reais usando EUV, até 2020. É do interesse da Intel corresponder a esse cronograma, dada a competição acirrada de outros fabricantes de chips.