MELHOR GUIA: GPT vs MBR (partições)

Vamos dar uma olhada em ambos MBR e GPT layouts de tabela de partição com suas vantagens e desvantagens.

Ambos GPT (Tabela de partição GUID) e MBR (Registro mestre de inicialização) são layouts de tabela de partição. Esses layouts armazenam as informações sobre onde uma partição específica começa e onde termina. Dessa forma, seu sistema operacional mostra cada partição como uma unidade separada em seu computador, mesmo se você tiver apenas uma unidade física instalada.

GPT e MBR também armazene algumas outras informações essenciais sobre suas partições, como qual partição é a partição ativa e será usada para inicializar o sistema operacional.

Eles também contêm bits de informação que instruem o computador a carregar o sistema operacional residente na unidade de disco.

Limitações do layout da partição MBR

MBR é um layout de partição legado. A IBM introduziu o MBR com seu Disk Operating System 2.0 (DOS) em 1983. A seguir estão algumas das limitações do layout da tabela de partição MBR.

O MBR pode manipular informações de partição para discos de até 2 Terabytes de tamanho.

MBR pode criar até 4 partições primárias. No entanto, existe uma maneira de criar mais de 4 partições. Para criar mais de 4 partições usando MBR, você precisa criar 3 partições primárias e uma partição estendida. Dentro desta partição estendida, você pode criar outras partições conhecidas como “partições lógicas”.

Vantagens do layout de partição GPT

Tabela de partição GUID (GPT) é um novo padrão para a criação de layout de partição em suas unidades de disco. Ele está substituindo gradualmente o layout da partição MBR. Vale ressaltar que o GPT é adequado para sistemas mais novos com UEFI. UEFI é um substituto para o BIOS (Basic Input Output System) encontrado em quase todos os computadores mais antigos. GUID em GPT significa “Identificador Único Global”, que é uma string aleatória que identifica exclusivamente sua partição de disco.

A seguir estão algumas vantagens do GPT sobre seu antecessor MBR.

GPT remove a limitação do limite de tamanho de 2 terabytes e você pode particionar discos maiores que 2 terabytes.

A GPT não tem limitações em termos de número de partições. Embora você possa ter apenas 4 partições primárias no MBR, você pode ter até 128 partições no Windows usando o layout de partição GPT.

A partição GPT e os dados de inicialização são mais seguros do que o MBR. MBR armazena dados em apenas um lugar. Portanto, se os dados estiverem danificados, o MBR não tem como restaurar os dados. Por outro lado, o GPT armazena dados em vários locais do disco. O GPT também mantém a verificação de redundância cíclica (CRC) para verificar a integridade dos dados. Se encontrar algum problema na integridade dos dados, ele pode recuperar os dados danificados de outro local no disco.

Compatibilidade do GPT com sistemas mais antigos

As unidades GPT contêm uma unidade MBR protetora para salvaguardar a unidade caso ela seja gerenciada com utilitários de gerenciamento de disco compatíveis com MBR mais antigos. Se esta unidade MBR protetora não estivesse lá, os utilitários de gerenciamento de disco mais antigos podem erroneamente tratar a unidade como 'não particionada'. Nesse caso, o utilitário de gerenciamento de disco pode sobrescrever os dados da partição e danificar a unidade de disco. Esta unidade MBR protetora impede que os dados da partição sejam sobrescritos.

Todas as versões de 64 bits do Windows Vista, 7, 8.x, 10 e suas versões de servidor correspondentes podem ler e usar unidades GPT. No entanto, para usar um disco GPT como unidade de inicialização, Seu sistema deve ser baseado em UEFI. Isso significa que se você tiver um computador baseado em BIOS, não poderá usar uma unidade GPT como unidade de inicialização primária.

O layout da partição GPT não é específico do Windows, entretanto. As versões mais recentes de sistemas operacionais modernos também podem usar unidades com layout GPT. Os sistemas Mac baseados em Intel da Apple não usam mais o Apple Partition Table (APT) mais antigo. Em vez disso, eles também usam o layout de partição GPT.

Usar GPT com Linux é ainda melhor. Ao usar o Linux, você não precisa de um sistema baseado em UEFI para inicializar a partir de uma unidade GPT. Você pode facilmente usar o sistema baseado em BIOS para inicializar a partir da unidade GPT.

O único motivo para usar um MBR mais antigo é se você deseja usar sua unidade como uma unidade inicializável com sistemas operacionais Windows mais antigos ou com o Windows instalado em sistemas baseados em BIOS. Caso contrário, o GPT é mais flexível e oferece proteção considerável contra perda de dados.

Conclusão ! GPT é melhor! Mais partições, dados protegidos, tamanhos de partição maiores! Se você deseja ler mais sobre estruturas de disco (Clique aqui)

Tag MBR 3 minutos lidos