Como tirar screenshots no Lubuntu 16.04 ou superior



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você está acostumado a usar o Microsoft Windows ou alguma outra distribuição Linux diferente, pode ficar confuso ao tentar fazer uma captura de tela no Lubuntu 16.04 ou em qualquer uma das versões posteriores. Como 16.04 e 16.04.2 são lançamentos de longo prazo, você não deve ver nenhuma mudança drástica no método de fazer isso, mas ainda é um pouco diferente do que se você tentasse fazer uma captura de tela na maioria das implementações do Windows.



Alguns usuários tentam colar uma captura de tela do Lubuntu no GIMP ou outro programa, apenas para descobrir que recebem um aviso que diz “Não há dados de imagem na área de transferência para colar” ou algo semelhante. É muito fácil consertar isso.



Método 1: usando a tecla Print Screen

O Lubuntu usa o ambiente de desktop LXDE, e as instruções oficiais do LXDE falam sobre o mapeamento de alguns comandos de captura de tela para a tecla Print Screen. As pessoas que fazem o Lubuntu fizeram isso por você, então você pode ignorar este conselho com segurança. Sempre que desejar fazer uma captura de tela de tudo o que está visível no momento em sua tela, pressione e solte a tecla Print Screen sem tocar em nenhuma outra tecla do teclado.



Se você estiver tendo problemas para encontrar essa chave, ela pode ter outro nome no teclado. Ele pode ler Print Scrn, Prt Scr, Prnt Scrn, Prt Scn ou várias outras combinações. Isso é especialmente verdadeiro para sub-notebooks e outros computadores em um formato menor que precisa condensar suas chaves para economizar espaço.

Neste ponto, parece que nada aconteceu, mas você descobrirá que a captura de tela de tudo em sua tela foi salva como um arquivo .png em seu diretório inicial. Não poderia ser mais fácil do que isso, então sempre que você quiser fazer uma captura de tela de tudo na tela, basta pressionar e soltar a tecla Print Screen. Você o salvará automaticamente como um arquivo em seu diretório inicial. É literalmente apenas um toque de tecla!



Método 2: captura de tela de uma única janela

Se você deseja apenas fazer uma captura de tela da janela ativa, pode manter pressionada a tecla Alt e pressionar a tecla Print Screen. Isso salvará uma imagem em seu diretório inicial de qualquer janela em que você está focando como um arquivo .png. A adição da tecla Alt enquanto pressiona a tecla Print Screen faz com que ele capture apenas uma única janela sem capturar o resto da sua área de trabalho.

Se você fizer mais de uma captura de tela, acabará com arquivos extras com nomes de arquivo exclusivos com base na data que estão todos no seu diretório inicial. Você não deve ter que se preocupar com qualquer um deles sendo sobrescrito, já que o Lubuntu impede que isso aconteça atribuindo-lhes nomes de arquivo separados. Como resultado, você pode se sentir à vontade para fazer quantas capturas de tela quiser.

Método 3: Copiar screenshots no Lubuntu

Observe que os atalhos de teclado Print Screen e Alt + Print Screen são idênticos à maneira como o Windows faz as coisas. A única coisa que é diferente aqui é que o Lubuntu salva automaticamente as imagens como arquivos sem copiá-las para a área de transferência. Se você quiser importá-los ou copiá-los para outro programa, precisará fazer isso usando esses arquivos individuais. No entanto, lembre-se de Print Screen e Alt + Print Screen como os dois únicos atalhos de teclado necessários. Eles são fáceis de trabalhar e não precisam de mais brincadeiras para tirar fotos.

Clique no menu Aplicativos e realce Acessórios antes de clicar em Gerenciador de Arquivos PCManFM para ver o seu diretório inicial. Você também pode segurar a tecla Windows ou Super e apertar E para abrir esta janela por padrão no Lubuntu. Role até o final e você verá alguns arquivos .png, que são suas capturas de tela. Clique duas vezes ou destaque-os e pressione Enter para examiná-los. Você pode então copiar e abri-los como qualquer outro arquivo. Naturalmente, você também pode excluí-los da mesma forma que excluiria qualquer outro arquivo.

Se você usa o GIMP ou qualquer outro programa moderno de manipulação de imagens, pode selecionar o menu Arquivo no software e escolher a opção Abrir. Uma janela do navegador de arquivos aparecerá e lhe dará a oportunidade de abrir o arquivo em seu diretório inicial. Isso deve funcionar mesmo se você estiver executando um programa de manipulação de imagens legado no WINE.

Este é realmente o método usado para tirar screenshots para ilustrar muitos artigos discutindo o Lubuntu e os outros vários derivados do Ubuntu. Isso inclui este!

3 minutos lidos