As placas de som ainda são relevantes?

Periféricos / As placas de som ainda são relevantes? 3 minutos lidos

Se você olhar para o mercado de placas de som em 2019, vai perceber que há uma tendência bastante estranha acontecendo. A maioria das pessoas não está comprando placas de som simplesmente porque está enfrentando um declínio. Mas, ao mesmo tempo, há uma multidão que jura que as placas de som ainda são relevantes em 2019.

É verdade que você pode conseguir algumas das melhores placas de som disponíveis no mercado se estiver disposto a gastar dinheiro, mas uma coisa que a maioria das pessoas não consegue entender é que, além de um punhado do setor, as placas de som não estão sendo compradas por muitas pessoas.

Isso nos convenceu a explorar se as placas de som ainda são relevantes ou não. Honestamente, pode haver uma série de razões por trás do porquê eles estão sendo eliminados. No entanto, a situação é ruim a ponto de as placas de som em breve serem consideradas relíquias do passado?

É isso que vamos explorar na opinião de hoje.

O áudio integrado está melhorando

Ok, vamos ser honestos. Parte da razão pela qual as placas de som foram criadas em primeiro lugar porque o áudio onboard tinha muitos problemas de distorção, principalmente porque os componentes eram colocados mais próximos uns dos outros. Por muito tempo, esse foi um grande problema que resultou em um áudio abaixo da média, e é por isso que muitas empresas como a Creative apostaram nisso e criaram uma longa gama de placas de som, começando com opções mais baratas, até aquelas que custam muito dinheiro.

No entanto, com o passar do tempo, o áudio integrado melhorou. Tanto é verdade que muitas empresas como a Asus começaram a trabalhar na blindagem dos componentes de áudio na camada separada. Esta técnica reduziu a distorção em um grande quilômetro e o áudio onboard começou a melhorar muito também.

Fones de ouvido sem fio estão assumindo o controle

Nos velhos tempos, fones de ouvido sem fio ou qualquer periférico sem fio simplesmente não eram bons o suficiente para corresponder à qualidade e fidelidade oferecida por seus equivalentes com fio. No entanto, as coisas mudaram drasticamente a tal ponto que a tecnologia sem fio melhorou drasticamente.

Com a maioria dos jogadores e usuários em geral agora oferecendo tecnologia sem fio em vez da com fio, não há como negar que os fones de ouvido sem fio estão assumindo o controle. Eles são convenientes, introduzem um atraso de entrada mínimo, a vida útil da bateria é ótima e, o mais importante, eles vêm com tecnologia de processamento de áudio integrada.

Isso só está tornando as pessoas menos suscetíveis a comprar placas de som porque, como a tecnologia sem fio é tão boa nos dias modernos, é quase desnecessário gastar o dinheiro extra em placas de som dedicadas.

Combos DAC / Amp externos estão se tornando a escolha

Outra razão pela qual as vendas de placas de som estão diminuindo é que as pessoas agora estão optando por opções como combos DAC / Amp externos muito mais do que por placas de som. Claro, esses combos são certamente caros, mas a boa notícia é que o desempenho que eles oferecem é, na verdade, muito melhor do que alguns poderiam esperar, em primeiro lugar.

Para começar, um combo Schiit Magni e Modi vai ser bom o suficiente para bater praticamente todas as placas de som disponíveis no mercado. Eu sei que as pessoas podem querer investir dinheiro em algo como uma placa de som, mas quando você está obtendo uma melhor qualidade geral dos combos DAC / amplificador, você realmente não vê o motivo.

Placas de som não são tão versáteis

Na verdade, isso está relacionado ao ponto anterior que discutimos. Simplificando, as placas de som não são tão versáteis. Eles nunca foram versáteis, para começar. No entanto, naquela época, as necessidades não eram tão generalizadas. Se você está falando sobre placas de som internas que a maioria das pessoas deseja usar, elas só podem ser usadas depois de conectadas ao slot PCI-express da placa-mãe.

No entanto, quando estamos olhando para os combos DAC e amplificador que estão amplamente disponíveis no mercado, você realmente não precisa fazer isso. Eles são plug and play, o mais importante, eles não têm driver e podem funcionar em praticamente qualquer dispositivo que venha com as portas necessárias.

Não é preciso dizer que as placas de som simplesmente não são tão versáteis, e isso dá a muitas pessoas o motivo para parar de usá-las e optar por algo que realmente as sirva de maneira adequada.

As placas de som ainda são relevantes?

Tudo o que discutimos até agora nos leva à verdadeira questão que fizemos no início. As placas de som ainda são relevantes? Bem, em suma, eles não são tão relevantes como costumavam ser. Ainda assim, eles estão sendo usados ​​por pessoas no mercado e, embora as vendas estejam em declínio, eles não estão sendo totalmente eliminados, pois muitas pessoas ainda os estão comprando. Pode-se dizer que eles estão, mais ou menos, enfrentando quase a mesma situação das unidades ópticas disponíveis no mercado

Dito isso, se você já tem uma placa-mãe topo de linha ou está planejando comprar um bom combo DAC / amplificador, então investir em uma placa de som simplesmente não faz sentido. Por fim, aqui estão alguns dos melhores placas de som de jogos você poderia obter a partir de agora.